Pós-graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-graduação por Autor "Araújo, Helisâgela Acris Borges de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições do ensino com mediação tecnológica na construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do CEMIT do Velho Chico (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-10) Santos, Letícia Machado dos; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Menezes, Diego Silva; Araújo, Helisâgela Acris Borges de; Guimarães, Silvanba de Oliviera; Menezes, Ana Maria Ferreira; Barreto, Maria Raidalva NeryO Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), corresponde a uma modalidade educativa voltada para o ensino médio, estando implantado no estado da Bahia, e que funciona através do uso das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC), de forma síncrona, caracterizando-se como ensino híbrido. Com este breve panorama, a pesquisa foi norteada pelo seguinte problema: Que(ais) a(s) contribuições promovidas pelo ensino com mediação tecnológica na construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do Cemit do Velho Chico (BA)? Seu principal objetivo foi analisar as contribuições do ensino com mediação tecnológica na construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do Cemit do Velho Chico (BA). Foram seus objetivos específicos: identificar os pressupostos teóricos, tecnológicos e metodológicos da proposta pedagógica do ensino com mediação tecnológica desenvolvido no estado da Bahia; (re)conhecer as contribuições do(a) mediador(a) e professores(as) no processo de construção do conhecimento, junto aos estudantes do ensino médio, no âmbito do Cemit do Velho Chico (BA); e conhecer as possíveis mudanças ocorridas na vida pessoal e profissional dos estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). Metodologicamente, é uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, exploratória, de natureza aplicada, com método indutivo. É também, uma pesquisa bibliográfica, documental, e de campo, realizada através do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu através de questionários eletrônicos, junto aos estudantes concluintes, egressos e mediadores e professores que atuam no Emitec, além da observação direta participante e análise de documentos – Projeto Político Pedagógico (PPP) do Emitec, decretos e portarias. Os resultados deste trabalho mostraram que o Programa Emitec, é uma modalidade de Ensino híbrido, com uma proposta didático-pedagógica, construída com base em princípios filosóficos, humanísticos e conhecimentos construídos com base no sociointeracionismo Vygotskyano. Proporcionou, aos participes grandes impactos, por meio do uso das NTDIC como forma de inclusão social e digital, desenvolvendo a autonomia desses estudantes, modificando a forma de ensinar e aprender, de forma colaborativa.