Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Autor "Almeida, Antoneide Santos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Sexual: Estudo das percepções e práticas desenvolvidas por uma instituição de apoio Infanto-Juvenil(2022-12-21) Alves, Hyandra Goreth Rodrigues; Sousa, Clara Maria Miranda De; Martins, Josemar da Silva; Almeida, Antoneide SantosA presente pesquisa tem como finalidade retratar as perspectivas e as práticas desenvolvidas na instituição de apoio infanto-juvenil local de estudo dessa pesquisa, com a intenção de conhecer o espaço e corpo pedagógico, como compreender as concepções e as práticas acerca da Educação Sexual. Bem como as divergências acerca das leis e parâmetros educacionais com essas práticas desenvolvidas pelos educadores e a instituição. Foram convidadas para participar do estudo 4 professoras do Ensino fundamental, três especificamente do 3.º e 4.º anos do ensino fundamental. Uma percorre em todas as turmas do Ensino fundamental e a coordenadora do Ensino fundamental da Instituição. A investigação foi feita a partir de estudos textuais e entrevistas semiestruturadas, usando o método de Bardin na análise de conteúdo, compreendendo as considerações dos educadores a respeito de uma formação carente no que se refere a Educação Sexual no ensino do professor. É possível perceber que as percepções dos educadores estão voltadas ao corpo educado, restringindo a ES as questões biológicas e físicas do corpo, e as suas práticas são desenvolvidas em sala apenas quando o aluno resolve questionar sobre ou na disciplina de ciência quando surge o assunto de cuidado com o corpo, higiene ou as partes íntimas do corpo e o professor aborda a temática muitas vezes com receio.
- ItemExperiência no estágio supervisionado frente à pandemia da COVID-19(2022-12-28) Cruz, Mariane Oliveira dos Santos; Rios, Rita Cristina; Guedes, Neuma de Sá; Almeida, Antoneide SantosEste estudo apresenta a experiência de Estágio Supervisionado no Núcleo da Educação Infantil em contexto de pandemia no Departamento de Ciências Humanas Campus III, trazendo reflexões sobre a experiência realizada nesse período, assim como a formação do pedagogo. Quando emerge a pandemia da Covid-19 em 2020 é determinada a suspensão das atividades acadêmica como forma de prevenção do vírus da COVID-19, seguindo as orientações do Decreto Estadual na resolução nº 19549/2020. Com o retorno gradativo das atividades prosseguindo de acordo com as orientações do Conselho Universitários (CONSU) na resolução n°1430/2020. Obrigatoriamente teve mudanças no formato de ensino da graduação de pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/UNEB-DCH III, modalidade presencial, sendo redirecionadas para se adequar ao novo formato, mediado pela tecnologia. Considerando a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente, esta monografia tem por objetivo discutir os desafios da formação docente a partir da experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil por ensino remoto, através de registros experienciado neste período. A metodologia da pesquisa buscou analisar materiais que estruturam e operacionalizam o estágio no departamento como também apresenta narrativas da experiência sobre estágio II e III. O estudo documental se constituiu a partir da análise do projeto de estágio do curso de Pedagogia/ Núcleo de Educação Infantil; plano de curso docente; etnografia do estágio curricular II e o caderno de atividades do estágio III, como abordagem da pesquisa, na intenção compreender os processos formativos do pedagogo frente à pandemia da covid-19 nessa experiência. Os resultados da pesquisa trouxeram à tona aspectos que estavam ocultos neste contexto, como a dinâmica para a operacionalização do estágio, institucionalização da prática, a construção dialógica e interativa, novos recursos metodológicos e outros.
- ItemA formação do pedagogo para lidar em situações de abuso sexual infantil: A percepção de formandos(2022-12-21) Bonfim, Niquele Macedo; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Sousa, Clara Maria Miranda de; Almeida, Antoneide SantosO abuso sexual infantil é considerado uma temática delicada e pouco discutida, porém esse tipo de violência acontece com frequência. Pensando nessa complexidade torna-se necessário buscar formas de prevenir tais ações. Nesse sentindo o presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção de estudantes de pedagogia sobre as ferramentas adquiridas no curso para lidar com situações de abuso sexual infantil e a importância do professor no papel de agente de prevenção, identificação e condução de casos de violência sexual. A pesquisa foi dividida em duas partes, inicialmente com a revisão bibliográfica e em secundário a pesquisa de campo realizada com graduandos do último período do curso de pedagogia. O estudo integrou 18 participantes, 95,55 % do sexo feminino e 4,45% masculino com faixa etária entre 22 a 38 anos, entre eles 33,33% se consideraram pretos, 55,55% pardos e 11,11% brancos. Após a organização dos dados, emergiram as seguintes categorias a seguir - percepção sobre o que é abuso sexual, 2- aspectos importantes para se identificar uma criança que sofre abuso sexual, 3- direcionando uma situação de abuso sexual infantil. Os resultados mostraram que durante o curso de pedagogia há lacunas que necessitam ser preenchidas. Os participantes apontaram que durante a formação, a temática não havia sido trabalhada, demonstrando a ausência da habilidade para conduzir uma situação de abuso sexual infantil.
- ItemMatemática divertida: os jogos como facilitadores no ensino da matemática na educação infantil(2022-12-19) Silva, Cláudia Pereira da; Souza, Janete Pereira de; Souza, Simone Araújo de; Silva, Elis Rejane Santana da; Silva, Francisco de Assis; Almeida, Antoneide SantosEste artigo traz o relato de experiência, onde se trabalha com a metodologia Pedagogia de Projetos com o tema Matemática Divertida: Os jogos como facilitadores no ensino da Matemática na Educação Infantil, aplicado no CMEI José Almeida da Silva na cidade de Petrolina - PE, onde as autoras, durante o curso de Pedagogia verificaram as dificuldades que muitos professores enfrentam ao trabalharem com a disciplina de Matemática, pois, existe um estereótipo de que a matemática é uma disciplina difícil e assim muitos alunos/as criam uma barreira em aprender, principalmente na Educação Infantil. O projeto tem como objetivo principal repensar a prática pedagógica utilizando os jogos matemáticos, onde esses foram confeccionados, reutilizando materiais recicláveis de baixo custo, e ao aplicá-lo trazer o lúdico para a sala de aula, pois, muitos professores não trabalham a ludicidade, sendo que essa prática pedagógica quando utilizada com o objetivo de trazer aprendizagem e diversão para o discente, amplia o conhecimento e as habilidades da criança. A Educomunicação faz parte da elaboração do projeto, pois, esse recurso faz uma ligação entre a educação e a comunicação, para isso foi criado um canal no YouTube e a construção de um E-book, cuja finalidade foi divulgar os vídeos e como confeccionar os jogos matemáticos. A construção teórica se baseou nos teóricos Vygotsky e Jonh Dewey, e a estrutura metodológica fundamentou-se na pesquisa qualitativa e na Pedagogia de Projetos.
- ItemO uso do jogo pedagógico como estratégia de leitura para os alunos do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais(2021-07-06) Nascimento, Brenda Carina Guimarães; Silva, Adeilda Ana Martins da; Almeida, Antoneide Santos; Lins, Cláudia Maisa AntunesA presente pesquisa procura apresentar a importância da utilização de jogos pedagógicos como estratégia de leitura em sala de aula, envolvendo a ludicidade no processo de formação das crianças. Esse estudo teve como objetivo principal analisar de que forma o jogo pedagógico contribui para o processo de aprendizagem dos alunos no 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais na Escola Jardim em JuazeiroBA. Além disso, nesse espaço também foi possível vivenciar o jogo que criei: Brincando e Rimando nessa mesma turma. Vale destacar que para o desenvolvimento e investigação dessa pesquisa, utilizei a abordagem denominada de qualitativa, optando pelo método fenomenológico. Quanto ao tipo de pesquisa, caracteriza-se como um estudo de caso. Ao que se refere as técnicas/procedimentos de coleta da pesquisa, fiz uso do questionário, observação participante e diário de bordo. Ao final da pesquisa foi possível observar que o jogo auxilia no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, oferecendo a oportunidade da convivência com as regras, desenvolvendo também os aspectos emocionais, morais, sociais e cognitivos além de poder tornar o ensino mais dinâmico e envolvente.