Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Autor "Abramowicz, Ananete"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemNarrativas de crianças da educação infantil de Escola Rural Multisseriada do Território do Sisal-BA(2019-04-30) Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Elizeu Clementino de; Abramowicz, Ananete; Pereira, Maria Teresa Jacinto Sarmento; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa analisou as narrativas das crianças de Educação Infantil sobre a escola rural, com ênfase nas aprendizagens experienciais vivenciadas no cotidiano da Escola Municipal José Carneiro de Oliveira, localizada no Território do Sisal – BA e também em outros contextos educativos: família e comunidade. Essa investigação, vinculada ao projeto de pesquisa e inovação educacional Multisseriação e Trabalho Docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem (GRAFHO-UNEB), também buscou, em seu desenrolar, identificar os modos como as crianças vivem as suas infâncias; apreender as concepções do que é ser criança na escola de Educação Infantil rural; analisar as aprendizagens experienciais vivenciadas pelas crianças em seu contexto sociocultural, especificamente na escola rural; e reconhecer a capacidade reflexiva das crianças sobre as experiências vivenciadas em seu contexto sociocultural. Esta pesquisa, de base qualitativa, dialogou com categorias relacionadas à sociologia da infância e à pesquisa (auto)biográfica. Dois eixos de análises mobilizaram este estudo, tendo como centralidade as narrativas de seis crianças: os modos de ser e viver suas infâncias e as aprendizagens experienciais vivenciadas pelas crianças no cotidiano escolar e em outros espaços educativos. As experiências vivenciadas pelas crianças e narradas por elas, nas rodas de conversa e nos diálogos narrativos individuais, ratificaram a importância do protagonismo infantil no processo formativo das crianças, principalmente na escola, para fomentar suas aprendizagens experienciais. Considerando o que as crianças disseram sobre a escola, foi possível, pela análise interpretativa-compreensiva, inferir que este espaço educativo tinha relevância em suas trajetórias de vida-formação, na medida em que possibilitava, conforme as narrativas infantis, a experiência da cultura de pares, através de situações que envolviam a interação e as brincadeiras. Contudo, este estudo revelou que tais experiências precisam ter mais destaque na sistematização das práticas educativas destinadas aos (às) meninos (as) que frequentam escolas rurais de Educação Infantil, a fim de potencializar, de forma contextualizada às suas histórias de vida-formação e às experiências vivenciadas em sua realidade sociocultural, o processo de constituição de aprendizagens experienciais das crianças. A tese corrobora que as narrativas das crianças sobre suas infâncias e sobre suas experiências indicam possibilidades para que se pense em práticas educativas escolares mais articuladas à cultura da infância, validando, nesse processo, as identidades das crianças e da cultura local e fomentando, assim, o processo de constituição das aprendizagens experienciais das crianças que vivem nas diversas ruralidades.