Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas
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Navegando Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas por Autor "Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de"
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- ItemDistribuição de componentes biogênicos nos sedimentos costeiros da Ilha de Madre de Deus, Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil(2022-12-22) Anjos, Uinnie Paula da Cruz dos; Jesus, Márcia Lima de; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de; Leão, Cláudia da SilvaO sedimento é a interação entre fatores físico – químicos e são classificados em dois tipos: siliciclásticos e bioclastos. Os siliciclásticos são o resultado da alteração de fragmentos de rocha e minerais já existentes nas superfícies e os bioclastos são compostos por restos de seres vivos como esqueletos de animais, conchas e algas biomineralizadas. A análise de suas características, sua composição e o grau de conservação, poderá fornecer informações levando em consideração a presença de um determinado grupo produtor do sedimento em uma região. Sendo assim esse estudo teve como objetivo realizar o levantamento dos compostos biogênicos em sedimentos superficiais na zona costeira da Ilha de Madre de Deus. Para isso foram demarcados 20 pontos amostrais distribuídos na parte leste da ilha distantes aproximadamente 200 m entre cada um ponto e coletadas em área submersa. A análise foi feita com auxílio de um microscópio estereoscópio binocular, por meio da identificação de 100 componentes biogênicos em cada amostra, totalizando 2000 escolhidos ao acaso e identificados de acordo com a chave de componentes biogênicos do sedimento adaptada por MiIlimam, 1974. Foram registrados 12 grupos taxonômicos de biodetritos dos quais foram classificados como principais alga Halimeda (41,6%), alga Lithothamnium (32,3%), espícula de porífero (8,2%), concha de gastrópode (6,4%) e concha de bivalve (5,4%). Entre os mais abundantes e de maior frequência estão as algas do gênero Halimeda que devido as condições da água da Baía de Todos os Santos e os maiores teores de carbonato podem estar associados a formação desse grupo. Os resultados desses estudos poderão servir de referência para outros estudos na área ambiental, como o biomonitoramento para que haja uma criação de medidas e outros projetos visando a melhoria ambiental da região.
- ItemA educação ambiental na base nacional comum curricular: desafios para a formação de uma sociedade participativa(2022-12-23) Paz, Ualan Cerqueira da; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de; Jesus, Marcia Lima de; Leão, Claudia da SilvaA Educação Ambiental representa um grupo de conhecimentos, fruto de discussões construídas ao longo de décadas, e sua obrigatoriedade no ensino é pautada em leis que visam mudanças comportamentais como resposta significativa. O objetivo da presente pesquisa é analisar as perspectivas para a abordagem da educação ambiental no ensino básico, considerando a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, buscando discutir sobre a formação de uma sociedade participativa em temas socioambientais. Para tanto, foram utilizadas obras de vários estudiosos no tema, com destaque para: Marcos Reigota (2017); Branco et al. (2018); Menezes et al. (2017); Andrade e Piccinini (2017); Oliveira e Neiman (2020). A BNCC ao reduzir os conteúdos de Educação ambiental, além de transmitir uma visão ultrapassada dos conteúdos relacionados a temáticas, compromete a formação de uma sociedade participativa e emancipada.
- ItemEnsino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Santos, Ediel Dias da Silva; Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de; Santana, Erivelton Nonato deNo contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia.
- ItemPrincipais componentes biogênicos em sedimentos superficiais da zona costeira do Litoral Norte da Bahia, Brasil: uma revisão bibliográfica(2022-07-25) Costa, Paula Arlany Santos; Jesus, Márcia Lima de; Leão, Cláudia da Silva; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra deOs componentes biogênicos de um substrato são estruturas biomineralizadas de organismos marinhos que sofreram interações de fatores mesológicos e tafonômicos que contribuem para a textura e composição final do sedimento e revelam informações importantes sobre a formação e estruturação do ambiente. Portanto, objetivou-se com este estudo avaliar o perfil dos componentes biogênicos da costa do Litoral Norte da Bahia (LN/BA) através de uma revisão bibliográfica sobre o tema no LN/BA em bases de dados virtuais e banco de monografias da UNEB. Foram encontrados estudos referentes a 7 regiões costeiras que compõem a faixa litorânea correspondente ao LN/BA, sendo: Jauá, Porto de Sauípe, Baixios, Subaúma, Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba. Os resultados permitiram verificar que há predominância de algas calcárias dos gêneros Halimeda e Lithothamnium na região, sendo o componente biogênico mais abundante em termos de representatividade em todas as microrregiões. Com base nas associações biogênicas, constatou-se três biofácies distintas na área: biofácie 1, predominam algas calcárias e foraminíferos; biofácie 2, predominam algas calcárias e moluscos; e biofácie 3, predominam foraminíferos e crustáceos. Este estudo é, portanto, de particular importância para a compreensão dos processos dinâmicos que modelaram o Litoral Norte da Bahia, indicando a presença de bancos de recifes algálicos e depósitos carbonáticos oriundos do sedimento dessa região, servindo como subsídio para pesquisas, análises e avaliações futuras, visando identificar os fatores que que influenciam na formação das associações entre os organismos nas biofácies identificadas além de auxiliar em estratégias de uso dos recursos, proteção e conservação do Litoral Norte da Bahia, sugerindo ampliação da Área de Proteção Ambiental para todo a zona litorânea.