Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas por Autor "Almeida, Gracineide Selma Santos de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise dos parâmetros de qualidade da água do rio Catu em Alagoinhas-BA(2023-04-24) Souza, Liliane Santana Santos; Santos, Crisliane Aparecida dos ; Matos, Mara Rojane Barros de; Sales, Maria José Dias; Almeida, Gracineide Selma Santos deA contaminação dos rios e corpos d’água em bacias hidrográficas se dá, principalmente, pelo despejo de esgotos residenciais e de efluentes das indústrias. Dentre os parâmetros mais relevantes para serem incluídos na avaliação das águas destinadas ao abastecimento público citam-se: Oxigênio Dissolvido (OD), a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO-5 dias, 20 ºC) e a turbidez, servindo como ferramenta na gestão dos recursos hídricos. Com o objetivo de avaliar a qualidade das águas do rio Catu, este trabalho baseia-se no Índice de Qualidade das Águas (IQA) adaptado, que incorpora 14 parâmetros, além da temperatura. Dos parâmetros físico-químicos, seguindo os padrões internacionais e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), tem-se ainda, pH, nitrogênio total, fósforo e material sedimentável . Além destes, foram avaliados o cheiro, a presença de espuma, lixo, coliformes totais e outros bioindicadores nos meses de abril e agosto de 2022. O rio Catu é um afluente do rio Pojuca, nasce no município de Aramari, percorre mais de 60 km, passando pelos municípios de Catu, Pojuca e Alagoinhas, e tem sua maior extensão neste município. Nesse trecho foram demarcados seis pontos, a partir da nascente, antes e depois de percorrer o perímetro urbano e os dados coletados antes e depois do período chuvoso, sendo que os pontos 1 e 5 estão fora do perímetro urbano; os pontos 2,4 e 6 estão próximos de algumas moradias e indústrias e o ponto 3 se localiza no centro comercial da cidade. A classificação da qualidade da água se dá pela contagem dos pontos atribuídos a cada parâmetro. Os Pontos 1 e 6 foram classificados como água BOA; os pontos 2, 4 e 5, água REGULAR e o Ponto 3 água RUIM. As águas do rio Catu necessitam de uma revitalização. Os resultados encontrados se encaixam no elevado grau de poluição, especialmente por esgotos domésticos e despejos industriais orgânicos, resultando na descarga de nitrato e fosfato, queda do OD e elevação do DBO
- ItemSinopse de RUBIACEAE JUSS. para o litoral norte e agreste baiano(2022-12-13) Carvalho, Stefani Hiaminique dos Santos de; Almeida, Gracineide Selma Santos de; Nascimento, Brenda de Souza; Bastos, Nayara GomesA Mata Atlântica é um complexo de ecossistemas de grande importância, por abrigar uma porção significativa da biodiversidade do Brasil. Apesar do exorbitante índice de devastação, esse bioma atualmente abriga uma parcela significativa da diversidade biológica do Brasil, detendo recordes de espécies por hectares jamais vistos em outros biomas. Compondo essa elevada biodiversidade, Rubiaceae é a maior família dentro da ordem Gentianales, possuindo cerca de 650 gêneros e mais de 13.100 espécies, e estes números corroboram estimativas de que Rubiaceae seja a quarta família de Angiospermas. Diante disso, os estudos realizados, sejam eles florísticos ou ecológicos, são de grande relevância para os programas de preservação ambiental. Em decorrência da necessidade de levantamentos florísticos da Mata Atlântica na região Nordeste, e pela preocupação com a conservação deste bioma, o presente estudo tem como objetivo a análise dos registros de ocorrência da família Rubiaceae para o Território do Litoral Norte e Agreste Baiano, através de consultas as bases de dados por meio de coletas e visitas virtuais e físicas aos herbários regionais. Foram reconhecidos para o Litoral Norte e Agreste Baiano 119 espécies, entre arbóreas, arbustivas, herbáceas e trepadeiras nas áreas sob diferentes cotas altitudinais e nas distintas fitofisionomias. As espécies mais representativas são Salzmannia nitida DC., Borreria verticillata (L.) G.Mey., Guettarda viburnoides Cham. & Schltdl., Steud., Richardia grandiflora (Cham. & Schltdl.) Steud., Palicourea hoffmannseggiana (Schult.) Borhidi. As revisões de nomenclatura basearam-se nos dados do International Plant Names Index, os dados de distribuição no Flora e Funga do Brasil e taxonômicos na literatura especializada para família ROBBRECHT, (1988), BARROSO et al., 1999, ZAPPI, (2000), BREMER; ERIKSSON, (2009), DELPRETE; JARDIM (2012), PEREIRA; KINOSHITA, (2013), entre outros, e quanto ao posicionamento da família foi adotado o APG IV (2016). São expostos dados e comentários sobre as espécies e gêneros. As coletas de dados servirão de aporte para pesquisadores em futuros estudos na área.
- ItemUtilização de materiais didáticos para o ensino da biologia em turmas do ensino profissionalizante no município de Catu – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Mello, Isabela Soares de; Queiroz, Magnólia Silva; Conceição, Eltamara Souza da; Almeida, Gracineide Selma Santos deA escola possui um papel fundamental para a formação intelectual e caráter científico. Baseando-se nisso, é imprescindível que as instituições tenham como prioridade a propagação do conhecimento da melhor maneira possível. Neste contexto, existem variados tipos de materiais didáticos que podem ser confeccionados e que cumprem a proposta de facilitar o processo de ensino aprendizagem. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar a importância da utilização de materiais didáticos para o ensino da Biologia em turmas do ensino profissionalizante em uma instituição da rede pública estadual de Catu – BA. O trabalho foi desenvolvido com turmas de 1° e 3° ano do ensino técnico e o método consistiu em realizar oficinas utilizando os materiais didáticos confeccionados por autoria própria, como proposta de intervenção, com o intuito de permitir aos discentes vislumbrar o conteúdo em outra perspectiva. Por fim, foi aplicado um questionário com os alunos, com o intuito de obter dados para solidificar esta pesquisa. Após a coleta de dados, foi possível comprovar a eficácia da utilização de materiais didáticos em sala de aula, trazendo benefícios ao aluno, bem como uma melhor compreensão dos conteúdos.