Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus II - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Alagoinhas por Autor "ARAÚJO, PRISCILA FERREIRA CAVALCANTE"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL(PRISCILA FERREIRA CAVALCANTE DE ARAÚJO, 2024) ARAÚJO, PRISCILA FERREIRA CAVALCANTE; QUEIROZ, MAGNÓLIA SILVA; MATOS, FABIANA AGUIAR DE; ALMEIDA, GRACINEIDE SELMA SANTOS DEO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública de incentivo à docência, que contribui para formação inicial dos futuros professores, pois promove aos discentes dos cursos de licenciaturas uma aproximação com a prática docente dentro de escolas públicas, incentivando assim, a carreira docente. Como também, estabelece uma relação entre os envolvidos, ou seja, universidade, escola e comunidade, vinculando prática e reflexão a um ensinamento contextualizado. O objetivo deste trabalho foi analisar as produções científicas sobre PIBID, que contribuem para formação profissional docente, por meio das ações proporcionadas pelo programa nos cursos de licenciaturas, bem como, os benefícios gerados pelo programa, que favorecem para o ensino-aprendizagem do futuro educador. Ações essas que elevam tanto o nível do programa quanto enaltecem a qualificação da formação. A pesquisa em questão constitui-se de uma abordagem de caráter investigativa, tratando-se de uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo. Dessa forma, a metodologia aplicada deu-se por meio de pesquisas no Google Acadêmico em busca de materiais referentes ao tema em estudo, utilizando os seguintes descritores: docência, PIBID, formação inicial, ensino/aprendizagem, formação de professores, formação profissional, fazendo as seguintes associações: PIBID + formação profissional; PIBID + formação inicial + formação profissional; formação docente + PIBID + formação profissional, eliminando assim, trabalhos que não abordassem a temática em estudo, deste modo, foram realizadas análise de 19, expostos no período de 2012 a 2023. Nessa perspectiva, os resultados apontaram que o PIBID tem se mostrado como política pública de formação docente e profissional fundamental, não apenas no que diz respeito à formação de estudantes de graduação através da possibilidade de vivenciar práticas reflexivas sobre a própria ação. Promove a iniciação à docência, dos docentes de nível superior dos cursos de licenciaturas, contribuindo assim, para seu aperfeiçoamento, bem como, no processo de formação profissional quanto no avanço na qualidade da educação pública brasileira. O PIBID tem se mostrado eficaz na promoção de uma formação mais sólida e prática para os estudantes de graduação que desejam seguir carreiras na docência. Conclui-se que o programa traz benefícios aos demais atores envolvidos nesse processo: as escolas públicas participantes, os supervisores e professores das IES, sobretudo, porque suscita um diálogo sobre a formação. Palavras-chave: Aprendizagem; Formação docente; Formação inicial; Licenciatura; Política Pública