Campus XV - Departamento de Educação(DEDC) - Valença
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XV - Departamento de Educação(DEDC) - Valença por Orientador "Perin, Rosemary Rufina dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA criança e o processo de construção das hipóteses de escrita no 3º ano dos anos iniciais.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Araújo, Eveli Costa de; Perin, Rosemary Rufina dos Santos; Carneiro, EvértonEsta pesquisa tem como objetivo identificar as metodologias no processo de construção de escrita com criança do 3º ano dos Anos Inicias do Ensino Fundamental, considerando uma abordagem qualitativa e baseada em revisão bibliográfica. A investigação parte a partir das contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1999), Soares (2018), Garrido (2010, p.35), que evidenciam a escrita como uma construção ativa da criança. O estudo buscou-se identificar e analisar as fases do desenvolvimento da escrita, a metodologia utilizada no processo da construção de escrita, bem como, indicar os recursos utilizados, observando como os alunos constroem sentido e lógica ao produzir textos, mesmo antes da alfabetização convencional estar consolidada. A pesquisa também discute o papel do professor como mediador no processo de alfabetização e letramento, além dos recursos metodológicos que favorecem a evolução das hipóteses de escrita. Os dados foram obtidos por meio da análise de obras teóricas e artigos científicos, sem a realização de trabalho de campo. Os resultados apontam que, mesmo no 3º ano, muitas crianças ainda transitam entre diferentes fases de escrita, o que reforça a importância de práticas pedagógicas que respeitem o ritmo individual de aprendizagem e promovam o avanço no sistema alfabético. A pesquisa contribui para a reflexão sobre as estratégias de ensino voltadas à escrita infantil, oferecendo caminhos para a atuação pedagógica nos anos iniciais.