Campus VIII - Departamento de Educação (DEDC) - Paulo Afonso
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VIII - Departamento de Educação (DEDC) - Paulo Afonso por Orientador "Nunes, Erika dos Santos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnteroparasitos de importância médica entre escolares da zona rural de Paulo Afonso - BA(2022-07-11) Santos Filho, Marcelo Cerilo dos; Nunes, Erika dos Santos; Costa, Josaline Chaves da; Santos, Edilson AlvesAs parasitoses intestinais constituem um grande problema de saúde pública mundial, sendo considerada uma das principais Doenças Tropicais Negligenciadas, estando sua prevalência associada a países em desenvolvimento. Os escolares, principalmente que residem em áreas rurais, consistem no grupo mais suscetíveis a infecção por enteroparasitos, devido aos hábitos de higiene precários, dependência de cuidados alheios, bem como, em virtude das condições sanitárias e de moradia fragilizadas presentes nessas regiões. Desse modo, este estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de enteroparasitos em escolares de seis escolas da zona rural do município de Paulo Afonso – BA e correlacionar com fatores de risco socioeconômico-ambientais. As unidades de ensino selecionadas considerando a viabilidade de acesso e aceite da pesquisa foram: João Fernandes de Souza, Pedro Januário dos Santos, Manoel Pereira, Rui Barbosa, Antônio Ramalho e Rita Gomes de Sá, localizadas nas comunidades Açude, Caiçara II, Salgadinho, Caiçara I, Arrasta Pé e Malhada Grande, respectivamente. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade do Estado da Bahia, sob o parecer de nº 1.969.897 e pela Secretária Municipal de Educação. Para a coleta de dados acerca dos fatores de risco à aquisição de parasitos intestinais, foram administrados formulários semiestruturados, junto aos responsáveis, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O material coproparasitológico, amostra única por participante, foi recolhido dos escolares, após preenchimento do Termo do Assentimento do Menor, processado por sedimentação espontânea e analisado microscopicamente em triplicatas. A correlação foi realizada no Software SPSS, versão 25.0, através do teste qui-quadrado, com correção de teste exato de Fisher, em significância de 5%. No total, foram obtidas 55 amostras, destas 53,6% estavam positivas. A associação dos aspectos socioeconômico-ambientais com a ocorrência deu significância para faixa etária de 5-8 anos (p = 0,038) e renda familiar ≤ 1 salário mínimo (p = 0,026) diante disso, percebe-se que os escolares entre 5-8 anos de idade, bem como, que possuem renda familiar ≤ 1 salário mínimo, possuem uma maior probabilidade de se infectarem por parasitos intestinais, uma vez que populações de baixa renda têm mais difícil acesso a orientações sobre prevenção das enteroparasitoses e crianças nesta idade estão no período de exploração oral, que consiste em direcionar todos os objetos a boca. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de ações de educação em saúde preventivas frente as parasitoses intestinais, visando mitigar o risco de reinfecções, bem como a exposição aos fatores de risco.
- ItemInvisíveis aos olhos, persistentes sob os pés: uma investigação sobre enteroparasitos e fatores de risco no Balneário Canto das Águas (Glória – Bahia, Brasil)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Silva, Mikael Almeida Santos; Nunes, Erika dos Santos; Vitória, Nadja Santos; Costa, Josaline Chaves daAs enteroparasitoses representam uma das principais causas de morbimortalidade global, afetando especialmente populações socioeconomicamente vulneráveis. Áreas de recreação, como balneários, podem favorecer a transmissão desses patógenos devido ao intenso contato com o solo. Neste cenário, este estudo avaliou a presença de parasitos intestinais no solo do Balneário Canto das Águas de Glória – BA e investigou os fatores de risco socioambientais-sanitários, além de realizar uma revisão integrativa sobre esses fatores em áreas recreacionais no Brasil. Previamente, foi obtida anuência da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Glória. As coletas ocorreram entre março e abril de 2024 em 20 quadrantes com 75 m2 em uma faixa de área seca e 20 pontos ao longo de uma faixa úmida próxima ao rio, com amostras da superfície e 10 cm de profundidade. O material foi processado no Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana da Universidade do Estado da Bahia, através das técnicas de sedimentação espontânea e Rugai adaptadas para solos, sendo analisados microscopicamente em triplicatas. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel® e analisados no GraphPad Prism®. A revisão integrativa foi conduzida no Google Acadêmico e Pubmed, avaliando os principais resultados dos estudos recrutados através de nuvem de palavras e análise de similitude no IRAMUTEQ. Das 80 amostras analisadas, 13% foram positivas, em sua maioria para parasitos de importância médica (80%) como larvas de Strongyloides stercoralis (60%), ovos (10%) e larvas (10%) de Ancylostoma spp. (20%) e cistos de Entamoeba coli (20%). Não foi observado diferença significativa da correlação da positividade de parasito com a área de coleta (seca ou úmida) ou profundidade (superfície ou 10 cm). Com relação aos fatores de risco, observou-se o descarte inadequado de detritos sólidos, bem como a livre circulação de animais errantes/acompanhados e fezes, que tiveram correlação significativa (p < 0,05) com a positividade de parasitos, evidenciada também pela revisão integrativa. Tomados em conjunto, os dados demonstram que há contaminação do solo na área estudada, tornando-a propícia a infecções por parasitos de importância médica, fazendo-se necessária ações sanitárias e de educação em saúde, visando mitigar o risco de infecções e reinfecções.
- ItemInvisíveis aos olhos, persistentes sob os pés: uma investigação sobre enteroparasitos e fatores de risco no Balneário Canto das Águas (Glória – Bahia, Brasil)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Silva, Mikael Almeida Santos; Nunes, Erika dos Santos; Vitória , Nadja Santos; Costa, Josaline Chaves daAs enteroparasitoses representam uma das principais causas de morbimortalidade global, afetando especialmente populações socioeconomicamente vulneráveis. Áreas de recreação, como balneários, podem favorecer a transmissão desses patógenos devido ao intenso contato com o solo. Neste cenário, este estudo avaliou a presença de parasitos intestinais no solo do Balneário Canto das Águas de Glória – BA e investigou os fatores de risco socioambientais-sanitários, além de realizar uma revisão integrativa sobre esses fatores em áreas recreacionais no Brasil. Previamente, foi obtida anuência da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Glória. As coletas ocorreram entre março e abril de 2024 em 20 quadrantes com 75 m2 em uma faixa de área seca e 20 pontos ao longo de uma faixa úmida próxima ao rio, com amostras da superfície e 10 cm de profundidade. O material foi processado no Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana da Universidade do Estado da Bahia, através das técnicas de sedimentação espontânea e Rugai adaptadas para solos, sendo analisados microscopicamente em triplicatas. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel® e analisados no GraphPad Prism®. A revisão integrativa foi conduzida no Google Acadêmico e Pubmed, avaliando os principais resultados dos estudos recrutados através de nuvem de palavras e análise de similitude no IRAMUTEQ. Das 80 amostras analisadas, 13% foram positivas, em sua maioria para parasitos de importância médica (80%) como larvas de Strongyloides stercoralis (60%), ovos (10%) e larvas (10%) de Ancylostoma spp. (20%) e cistos de Entamoeba coli (20%). Não foi observado diferença significativa da correlação da positividade de parasito com a área de coleta (seca ou úmida) ou profundidade (superfície ou 10 cm). Com relação aos fatores de risco, observou-se o descarte inadequado de detritos sólidos, bem como a livre circulação de animais errantes/acompanhados e fezes, que tiveram correlação significativa (p < 0,05) com a positividade de parasitos, evidenciada também pela revisão integrativa. Tomados em conjunto, os dados demonstram que há contaminação do solo na área estudada, tornando-a propícia a infecções por parasitos de importância médica, fazendo-se necessária ações sanitárias e de educação em saúde, visando mitigar o risco de infecções e reinfecções.