Campus VIII - Departamento de Educação (DEDC) - Paulo Afonso
URI Permanente desta comunidade
O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII da UNEB, em Paulo Afonso, originou-se do Núcleo de Paulo Afonso, vinculado ao Centro de Ensino Técnico da Bahia (CETEBA). Em 01 de junho de 1983, em atendimento à Lei Delegada nº 66, o referido núcleo se integrou à Universidade do Estado da Bahia. Com a reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, passou a ser denominado Departamento de Educação (DEDC).
Atualmente, o DEDC do Campus VIII oferta bacharelados em Arqueologia, Direito e Engenharia de Pesca, e licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia, além da Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI) e Pedagogia Intercultural Indígena. O Departamento de Educação Campus – DEDC (Paulo Afonso), funciona em três prédios cedidos pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, desde março de 1997, inicialmente através de um regime de comodato, e hoje já incorporado ao patrimônio da UNEB.
Navegar
Navegando Campus VIII - Departamento de Educação (DEDC) - Paulo Afonso por Orientador "Nogueira, Eliane Maria de Souza"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaracterísticas sociais, clínicas e epidemiológicas de acidentes com animais peçonhentos em Delmiro Gouveia/ AL(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Correa, João Pedro Soares; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Andrade, Wbaneide Martins de; Araújo, Alan Pedro deOs acidentes ocasionados por animais peçonhentos são considerados como um problema de saúde pública relevante, afetando países da América Latina, África, Ásia e Oceania. No Brasil, o número de acidentes vem crescendo, principalmente nas capitais, devido ao desequilíbrio ecológico gerado pelo desmatamento, pelas alterações climáticas e ao crescimento urbano desordenado. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa acerca das características dos casos de acidentes por animais peçonhentos notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) que aconteceram entre janeiro de 2020 a agosto de 2024 no município de Delmiro Gouveia/ AL. Foram registrados 193 casos de acidentes por animais peçonhentos, com destaque para os anos 2020 (61 registros) e 2023 (59 registros). Houve destaque para a faixa etária de 21 a 30 anos, com 28,5% dos casos, fase em que as pessoas estão mais ativas, com realizações de trabalhos domésticos e do campo. O animal peçonhento que mais provocou acidentes são as abelhas, com 47,1% dos casos, seguido do escorpião, que corresponde a 43%, dado divergente de outros estudos do nordeste, que mostram que os escorpiões e as serpentes são os animais que mais registram casos de acidentes na região. As manifestações locais foram apresentadas por 89,6% das pessoas, mas não houve casos graves e nem óbitos. Conclui-se que promover projetos extensionistas sobre educação ambiental para a população, torna-se fundamental, pois este fator contribui na prevenção de acidentes. Defender os ambientes naturais é essencial para a preservação das espécies, que apesar de causarem acidentes, são fundamentais para o ecossistema e são necessários mais estudos locais na região, que forneçam conhecimentos específicos e especializados, a fim de contribuírem para a saúde pública municipal.
- ItemDiversidade de plantas medicinais ocorrentes no bioma caatinga: uma revisão bibliográfica de cunho etnobotânico(2022-12-14) Silva, Itaynara Santos; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Andrade, Wbaneide Martins de; Costa, Josaline Chaves daÉ notório o conhecimento popular a respeito do emprego plantas medicinais, dessa forma observa-se a importância do conhecimento popular a respeito das plantas e sobretudo da necessidade de estudos quem contribuam para o conhecimento das mesmas. Face à importância da temática, o presente estudou objetivou inventariar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a diversidade de plantas de uso medicinal no bioma Caatinga e as formas de uso dessas plantas medicinais. As partes mais utilizadas são as folhas, cascas e raízes, com destaque paras plantas utilizadas para tratamento de doenças majoritariamente respiratórias, circulatórias, digestórias e excretoras, além de outras. Já os chás se destacaram como a forma de uso mais predominante. Dentro dessas partes vegetais, foram inventariadas 233 espécies, pertencentes à 78 famílias botânicas. Nesse levantamento, pode ser refletido o elevado potencial medicinal, revelando a importância de futuros estudos científicos mais acurados sobre as propriedades, métodos extrativos e a presença de metabólitos secundários.
- ItemImpactos das mudanças climáticas sobre polinizadores com ênfase em abelhas: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Sá, Rogério Nunes de; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Lima, Lidiane Nunes; Andrade, Wbaneide Martins deAs mudanças climáticas vêm causando impactos profundos sobre polinizadores como abelhas, borboletas e outros insetos, com reflexos diretos na biodiversidade e na segurança alimentar. Tendo isso em vista, este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos das alterações climáticas sobre os polinizadores, principalmente as abelhas, além de compreender as implicações dessas mudanças para a produtividade agrícola e a estabilidade dos ecossistemas. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, abrangendo 19 estudos publicados entre 2020 e 2025, selecionados em bases como Google Acadêmico, SciELO e repositórios institucionais de universidades brasileiras, utilizando critérios de relevância, atualidade e consistência científica. Os estudos revelaram uma tendência de declínio populacional dos polinizadores associado ao aumento das temperaturas, alterações nos regimes de precipitação, maior frequência de eventos climáticos extremos e uso intensivo de agrotóxicos. Essa redução ameaça a sincronia entre o ciclo reprodutivo das plantas e a atividade dos polinizadores, diminuindo a produção de sementes e frutos, comprometendo a renda de agricultores familiares e a oferta de alimentos diversos e nutritivos. A pesquisa evidenciou que práticas agroecológicas, a conservação de habitats naturais, o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos conhecimentos tradicionais são estratégias promissoras para mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas sobre os polinizadores. Além disso, enfatizou-se a importância de políticas públicas integradas, que reconheçam o valor econômico e ecológico da polinização como serviço essencial para a segurança alimentar. Desta forma, conclui-se que a preservação dos polinizadores não se limita a uma questão ambiental, mas constitui medida estratégica para assegurar a resiliência dos sistemas alimentares, a conservação da biodiversidade e o direito humano à alimentação adequada, sendo urgente a adoção de ações intersetoriais que integrem ciência, gestão ambiental e participação comunitária para enfrentar os desafios impostos pela crise climática.
- ItemLaboratório de zoologia: Um espaço didático da UNEB Campus VIII- Paulo Afonso- BA.(2022-07-14) Barros, Laís Emília Torres; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Silva, Kaline Catiely Campos; Vitória, Nadja SantosO laboratório didático é um espaço que contribui para a aprendizagem prática, no qual o uso de modelos didáticos ou observação de exemplares de animais conservados em laboratório, é uma alternativa para a aproximação com a realidade aprendida na teoria. O presente trabalho buscou caracterizar e analisar a finalidade e utilização do Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado da Bahia- Campus VIII e seus visitantes, situado no Município de Paulo Afonso- BA, a fim de demonstrar a importância do seu uso como espaço didático e como recurso de aprendizagem aos visitantes. Nesta pesquisa, é discutida as contribuições na aprendizagem fora do contexto escolar que o laboratório traz para os visitantes, que são estudantes e funcionários de diversas instituições públicas e particulares da cidade de Paulo Afonso e povoados vizinhos, a fim de compreender o papel da educação e a proposta de estudos neste ambiente. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo por amostra o livro de frequência de assinaturas de visitantes ao laboratório de zoologia entre os anos de 2015 a 2019, informando a instituição do visitante e fotografias das coleções do espaço didático. Os resultados apontam que a maior abrangência de visitas é vinda de escolas públicas de Paulo Afonso-BA, de Ensino Fundamental, médio e técnico, onde possivelmente há poucos recursos didáticos para realização de atividades práticas de aprendizagem nas escolas. Deste modo, o laboratório cumpre um papel relevante no ensino de ciências no município de Paulo Afonso – BA.
- ItemO desmatamento no semiárido nordestino e o risco de desertificação: uma revisão narrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Silva, Maria Vitória de Melo; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Vitória, Nadja Santos; Andrade, Wbaneide Martins deParte da vegetação natural do semiárido nordestino já foi degradada devido às ações antrópicas, e o desmatamento se constitui como uma das principais causas para este cenário desolador. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivos inventariar o desmatamento e o processo de desertificação no semiárido nordestino, bem como identificar elementos ambientais relacionados com esses processos e ações mitigadoras. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, sem necessidade de seguir protocolos padrões de revisão sistemática. Foram utilizadas as plataformas digitais com palavras chave que respondessem aos seguintes questionamentos: como está ocorrendo o desmatamento no bioma caatinga? Quais os elementos que estão nesse processo? Os resultados apontam que o desmatamento é um processo histórico cujas práticas são oriundas da ação antrópica e que trazem sérias implicações, tais como: empobrecimento do solo, êxodo rural, diminuição da biodiversidade, elevação da temperatura global, extinção de animais e plantas, redução da umidade do ar, desertificação, entre outros. Logo, ações voltadas para a redução do desmatamento na região e ao diagnóstico do avanço da desertificação, bem como desenvolvimento de medidas mitigadoras são indispensáveis, sendo extremamente necessário o empenho das instituições civis, privadas e dos centros de pesquisas, universidades para desenvolver e aprimorar estudos e ações que apresentem a real situação das áreas.
- ItemO papel da escola na educação sexual infantil como estratégia de prevenção e reconhecimento de abusos sexuais(Universidade do estado da Bahia, 2025-07-25) Xavier, Letícia Lima; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Vitoria, Nadja Santos; Nunes, Graciane SoaresEste trabalho teve como objetivo analisar de que forma a escola pode atuar, por meio da educação sexual infantil, como agente de prevenção e reconhecimento de casos de abuso sexual contra crianças. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando artigos publicados entre 2015 e 2025, selecionados nas bases de dados Google Acadêmico e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados foram organizados em três eixos principais: (1) a necessidade de formação continuada dos profissionais da educação; (2) a importância do diálogo entre escola e família; e (3) a ausência de políticas públicas efetivas voltadas à educação sexual no contexto escolar. Constatou-se que, apesar dos avanços legais, a escola ainda enfrenta resistências e desafios estruturais para atuar de maneira eficaz na prevenção do abuso sexual infantil. O estudo reforça a urgência de investimentos em formação docente, apoio institucional e ações pedagógicas integradas à comunidade escolar.
- ItemPrevalência do vírus da raiva em herbívoros no Estado da Bahia(2022-08-03) Silva, Gabriela Rodrigues; Nogueira, Eliane Maria de Souza; Santos, José Ricardo de Oliveira; Dantas, Belchior LuizA raiva é uma zoonose infecciosa viral, comum a mamíferos, que ocorre mundialmente há mais de mil anos. Essa zoonose é considerada uma doença negligenciada, pois a sua eliminação é possível através de uma série de estratégias por meio da prevenção e controle. O objetivo do presente trabalho é buscar atentar-se na evolução temporal, identificar qual ano possui maior número de casos do vírus da raiva, qual a incidência do número de casos do vírus da raiva, a prevalência do vírus da raiva e suas implicações. A pesquisa se configura enquanto quali-quantitativa e para sua execução foram utilizados dados fornecidos pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) dos seguintes territórios: Bacia do Paramirim, Bacia do rio Corrente, Bacia do Rio Grande, Extremo Sul, IRECÊ, Itaparica, Litoral Sul, Médio Rio de Contas, Médio Sudoeste da Bahia, Metropolitano, Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Portal do Sertão, Recôncavo, Semi árido Nordeste II, Sertão do São Francisco, Sertão produtivo, Sisal, Sudoeste Baiano, Piemonte Norte do Itapicurú, Vale do Jiquiriçá, Baixo sul, Chapada Diamantina, Litoral norte e Agreste Baiano, Costa do Descobrimento, Bacia do Jacuípe, Velho Chico no estado da Bahia. Foi possível observar que os anos de 2007, 2008, 2009 e 2017 obtiveram os maiores índices de casos do vírus e que dos 27 territórios 3 apresentaram elevadas taxas e os demais apresentaram índices que variaram de 0 a 47 casos no decorrer do período estudado. Dessa forma, conclui-se que a atividade agropecuária em ecossistemas silvestre pode aumentar a incidência de animais hematófagos, o que pode aumentar a incidência do vírus da raiva nessa população e posteriormente se espalhar para outras espécies que compartilham do mesmo ecossistema, como mostrado nos territórios analisados na pesquisa que possuem grande quantidade de animais herbívoros, pois, tratam-se de ambientes rurais, o que consequentemente pode ter causados o aumento dessa população de hematófagos, aumentando os índices do vírus da raiva em herbívoros. .