Campus XVI - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Irecê
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XVI - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Irecê por Orientador "Damasceno, José Jorge Andrade"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDe figurantes a protagonistas: a influência do Instituto Ponte Nova na inserção de negros e mestiços na elite do sertão baiano (1950-1970)(2022-09-09) Silva, Silvia Guimarães; Damasceno, José Jorge Andrade; Silva, Elizete; Barbosa, Sandra Regina; Vilas Boas, Ester Fraga do NascimentoO Instituto Ponte Nova foi uma das mais influentes instituições de ensino no interior da Bahia no início do século XX. Fazia parte de um projeto dos Missionários Presbiterianos estadunidenses (calvinistas) que pretendia formar líderes religiosos para a expansão do protestantismo no Brasil. Dentre os pastores formados no Instituto, alguns deles eram negros e mestiços, que foram inseridos a uma elite intelectual existente, sendo destoada da maioria branca, tanto por sua cor quanto pela opção religiosa. Este trabalho objetiva analisar a inserção de negros e mestiços na elite do sertão da Bahia nas décadas de 50 a 70, através da trajetória dos pastores presbiterianos Áureo Bispo dos Santos e Neemias Alexandre da Silva, que tinham em comum a origem étnica e social, ambos advindos de famílias pobres originários do interior da Bahia, tiveram acesso à educação formal no Instituto Ponte Nova. Através da história regional utilizando estudos bibliográficos, entrevistas, documentos será possível compreender como se deu essa ascensão econômica e intelectual dos pastores citados e suas trajetórias que propiciou a outros tantos a mesma possibilidade de crescimento. Este formato de proselitismo protestante proporcionou ainda que indiretamente a formação de uma elite intelectual das camadas mais pobres na Chapada Diamantina, que via nos líderes religiosos citados exemplos a serem seguidos.
- ItemUma história, algumas memórias: um estudo histórico sobre memórias em disputa no processo de certificação da comunidade quilombola Lagoa das Batatas no município de Ibititá – BA, 2000 - 2010(Universidade do Estado da Bahia, 2023-04-28) Dourado, Elba Ramires Figueiredo Rocha; Damasceno, José Jorge Andrade; Maia, Andréa Casa Nova; Gomes, Flávio dos Santos; Sampaio, MoiseisO processo Constituinte (1987) e as comemorações em torno do centenário da Abolição da escravidão propiciaram um momento oportuno para discussões sobre as narrativas acerca da história da construção da nação brasileira. Neste contexto, memórias que até então haviam sido silenciadas, ganharam espaço e confrontaram a narrativa histórica oficial. Tais discussões refletiram na Constituição Federal de 1988, em forma de dispositivos legais que foram aprovados, entre os quais os artigos 215, 216 e, sobretudo, o artigo nº 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que estabelece que as comunidades quilombolas possuem o direito ao território que ocupam, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos. Nesta pesquisa, procurou-se analisar as memórias acerca da autodefinição dos membros e o processo de autorreconhecimento legal da Comunidade Quilombola Lagoa das Batatas, localizada no município de Ibititá, Bahia, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, referenciada pelo método da história oral, que fornece subsídios sobre a história passada e presente, acontecimentos, conjunturas, modos de vida cotidianos de um grupo, permitindo, assim, apreender a realidade contemporânea apresentada. As estratégias para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a análise de documentos existentes na comunidade. Os moradores da comunidade, em especial, as lideranças locais e pessoas idosas constituíram o público-alvo. Buscou- se por meio deste estudo compreender o processo de construção identitária da Comunidade Quilombola Lagoa das Batatas, tendo como marco a história e os procedimentos referentes a certificação da comunidade, identificando as ações e os atores envolvidos nesse processo.
- ItemVozes e ecos do sertão: memórias e histórias do rádio na região de Irecê (1978 – 1988)(UNEB, 2022-12-21) Sampaio, Amanda Dourado; Damasceno, José Jorge Andrade; Souza, Antônio Clarindo Barbosa de; Figueiredo, Joabson Lima; Pinto, Thiago PedroEsta pesquisa tem o objetivo de discorrer sobre a chegada do rádio na cidade de Irecê, sertão da Bahia, tendo como recorte temporal um momento de dez anos, no período compreendido entre 1978-1988, quando foi instalada a primeira emissora de rádio na cidade. Este trabalho versa sobre as lembranças e memórias de homens que atuaram no rádio ou vivenciaram o período estabelecido. No que se refere aos aspectos metodológicos, é importante mencionar que, na ausência de fontes sonoras e escritas, o desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de fontes orais, com isso analisamos a história e a memória desse meio de comunicação. Para tanto, no âmbito teórico do estudo, dialogamos com autores como: Barros (2019), Bosi (1994), Ferraretto (2001), Damasceno (2022), Sampaio (2017), dentre outros.