Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Jesus, Márcia Lima de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDistribuição de componentes biogênicos nos sedimentos costeiros da Ilha de Madre de Deus, Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil(2022-12-22) Anjos, Uinnie Paula da Cruz dos; Jesus, Márcia Lima de; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de; Leão, Cláudia da SilvaO sedimento é a interação entre fatores físico – químicos e são classificados em dois tipos: siliciclásticos e bioclastos. Os siliciclásticos são o resultado da alteração de fragmentos de rocha e minerais já existentes nas superfícies e os bioclastos são compostos por restos de seres vivos como esqueletos de animais, conchas e algas biomineralizadas. A análise de suas características, sua composição e o grau de conservação, poderá fornecer informações levando em consideração a presença de um determinado grupo produtor do sedimento em uma região. Sendo assim esse estudo teve como objetivo realizar o levantamento dos compostos biogênicos em sedimentos superficiais na zona costeira da Ilha de Madre de Deus. Para isso foram demarcados 20 pontos amostrais distribuídos na parte leste da ilha distantes aproximadamente 200 m entre cada um ponto e coletadas em área submersa. A análise foi feita com auxílio de um microscópio estereoscópio binocular, por meio da identificação de 100 componentes biogênicos em cada amostra, totalizando 2000 escolhidos ao acaso e identificados de acordo com a chave de componentes biogênicos do sedimento adaptada por MiIlimam, 1974. Foram registrados 12 grupos taxonômicos de biodetritos dos quais foram classificados como principais alga Halimeda (41,6%), alga Lithothamnium (32,3%), espícula de porífero (8,2%), concha de gastrópode (6,4%) e concha de bivalve (5,4%). Entre os mais abundantes e de maior frequência estão as algas do gênero Halimeda que devido as condições da água da Baía de Todos os Santos e os maiores teores de carbonato podem estar associados a formação desse grupo. Os resultados desses estudos poderão servir de referência para outros estudos na área ambiental, como o biomonitoramento para que haja uma criação de medidas e outros projetos visando a melhoria ambiental da região.
- ItemDistribuição de componentes biogênicos nos sedimentos costeiros superficiais de Ilha de Maré, Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil(2021-11-26) Grave, Caíque Ferreira; Jesus, Márcia Lima de; Santos, Marcus Vinícius Peralva; Leão, Cláudia da SilvaUm sedimento é produto da interação entre fatores físico-químicos e pode ser classificado em dois tipos: siliciclástico, que resulta da alteração de fragmentos de rochas e minerais preexistentes na superfície, sujeitas a intemperismo, ou bioclásticos (sedimentos biogênicos), composto por restos de seres vivos como os esqueletos, conchas de animais ou algas que tiveram suas estruturas biomineralizadas, apresentando, assim, um aspecto estrutural reconhecível. Considerando que o componente biogênico é produzido próximo a sua fonte de origem, a análise de suas características composicionais e do seu grau de conservação poderá fornecer informações sobre a presença de cada grupo de organismo produtor do sedimento, em uma determinada região. Sendo assim, este estudo teve por objetivo realizar levantamento de compostos biogênicos em sedimentos superficiais na zona costeira de Ilha de Maré. Para isso foram demarcados 33 pontos amostrais distribuídos por toda costa da Ilha de Maré, distando aproximadamente 300 m entre cada uma e coletadas em área submersa a aproximadamente 1 metro de profundidade. A análise composicional foi feita com auxílio de microscópio estereoscópio binocular, por meio da identificação de 100 componentes biogênicos por amostra, totalizando 3300 escolhidos aleatoriamente e identificados de acordo com chave de componentes biogênicos do sedimento adaptada por Millimam, 1974. Foram registrados 12 grupos taxonômicos de biodetritos, dos quais foram classificados como principais: Alga do gênero Halimeda (42,88%), alga Lithothamnium (13,94%), espícula de porífero (9,61%), foraminífero (9,12%), concha de bivalve (9,09%) e concha de gastrópode (5,91%). Entre os mais abundantes e de maior frequência absoluta, relativa e de ocorrência, estão as algas do gênero Halimeda, que acabam se tornando componentes biogênicos a partir do momento após sua morte, sendo importantes constituintes do sedimento principalmente em ambientes tropicais.
- ItemPrincipais componentes biogênicos em sedimentos superficiais da zona costeira do Litoral Norte da Bahia, Brasil: uma revisão bibliográfica(2022-07-25) Costa, Paula Arlany Santos; Jesus, Márcia Lima de; Leão, Cláudia da Silva; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra deOs componentes biogênicos de um substrato são estruturas biomineralizadas de organismos marinhos que sofreram interações de fatores mesológicos e tafonômicos que contribuem para a textura e composição final do sedimento e revelam informações importantes sobre a formação e estruturação do ambiente. Portanto, objetivou-se com este estudo avaliar o perfil dos componentes biogênicos da costa do Litoral Norte da Bahia (LN/BA) através de uma revisão bibliográfica sobre o tema no LN/BA em bases de dados virtuais e banco de monografias da UNEB. Foram encontrados estudos referentes a 7 regiões costeiras que compõem a faixa litorânea correspondente ao LN/BA, sendo: Jauá, Porto de Sauípe, Baixios, Subaúma, Praia do Forte, Itacimirim e Guarajuba. Os resultados permitiram verificar que há predominância de algas calcárias dos gêneros Halimeda e Lithothamnium na região, sendo o componente biogênico mais abundante em termos de representatividade em todas as microrregiões. Com base nas associações biogênicas, constatou-se três biofácies distintas na área: biofácie 1, predominam algas calcárias e foraminíferos; biofácie 2, predominam algas calcárias e moluscos; e biofácie 3, predominam foraminíferos e crustáceos. Este estudo é, portanto, de particular importância para a compreensão dos processos dinâmicos que modelaram o Litoral Norte da Bahia, indicando a presença de bancos de recifes algálicos e depósitos carbonáticos oriundos do sedimento dessa região, servindo como subsídio para pesquisas, análises e avaliações futuras, visando identificar os fatores que que influenciam na formação das associações entre os organismos nas biofácies identificadas além de auxiliar em estratégias de uso dos recursos, proteção e conservação do Litoral Norte da Bahia, sugerindo ampliação da Área de Proteção Ambiental para todo a zona litorânea.