Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Conceição, Jefferson Correia da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExplorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas(2021-02-01) Santos, Noêmia Barreto dos; Conceição, Jefferson Correia da; Silva, Maria Eliana Santana da Cruz; Ferreira, Maridete Brito CunhaEsta pesquisa objetivou analisar obras de Arte Plásticas a fim de perceber elementos geométricos presentes na sua elaboração como possibilidade didática para o ensino de geometria. Para tanto, procurou tecer um recorte histórico dos povos e civilizações em diferentes períodos, visando perceber como essas duas áreas articulam-se e entrelaçam-se. Também se investigou quais conhecimentos geométrico-matemáticos são empregados na elaboração das composições artísticas, visando uma abordagem contextualizada e interdisciplinar da matemática a partir da leitura de obras de artes plásticas ou visuais tendo em vista a percepção de elementos geométricos presentes nas obras que podem favorecer uma abordagem didática com vista à compreensão de conceitos e definições de elementos geométricos, situados em um contexto, proporcionados pela leitura e interpretação das obras. Para tanto, essa pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa por considerá-las apropriadas para verificação de dados existentes sobre o assunto, com o propósito de conhecer o que tem sido produzido sobre o tema em questão. Realizou-se um inventário na internet sobre trabalhos produzidos que relaciona a Arte e a Matemática, cujo referencial teórico constituiu o corpo dessa pesquisa. Buscou-se com esta investigação, contribuir com o desenvolvimento de práticas que favoreçam a aprendizagem, aceitação e apreciação dos alunos pela matemática. Verificou-se que a matemática (através da geometria) e a arte de uma forma muito próxima, estão presentes em práticas e produções humanas, bem como em trabalhos artísticos; e essa aproximação em contextos de estudos, pode favorecer o desenvolvimento de capacidades no educando, que o habilitará a intervir e a modificar a realidade na qual estar inserido. Conclui-se que em obras de artes plásticas de artistas abstratos geométricos estão presentes elementos que podem favorecer a exploração de conceitos geométricos de forma contextualizada, contribuindo para a construção de pontes entre a matemática e outras áreas do conhecimento em especial as Artes Plásticas e Visuais, como também com o cotidiano.
- ItemGeometria Descritiva e Geogebra 3D: uma prática para desenvolvimento da Visualização(2022-12-13) Ferreira, Lucas Lima; Conceição, Jefferson Correia da; Ferreira, Maridete Cunha Brito; Nascimento, Antônio Teófilo A. do; Macêdo, Érica NogueiraEste trabalho teve como objetivo geral investigar se a prática em construir e projetar por meio do Software Geogebra 3D, objetos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) em planos pode contribui para o desenvolvimento da Visualização. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pré-experimental e qualitativa, realizada inicialmente com uma revisão de literatura que buscou entender o fenômeno da Visualização do ponto de vista matemático, compreender também a importância do ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva, assim como verificar quais os benefícios da utilização dos Softwares de Geometria Dinâmica no ensino e aprendizagem das Geometrias. O referencial teórico está fundamentado nos estudos de Angel Gutiérrez, com relação a caracterização da Visualização, e Bernard Parzysz, a respeito da prática em projetar objetos 3D em planos. Recorremos a uma Atividade de Investigação, envolvendo conhecimentos das Geometrias Plana, Espacial e Descritiva, composta por três etapas, aplicada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia. Na primeira etapa, aplicamos questões de própria autoria, elaboradas com base em nossos objetivos; na segunda, realizou-se uma oficina de prática no Geogebra 3D; na terceira, foram reaplicadas as mesmas questões utilizadas anteriormente, com o propósito de confrontar as respostas da primeira e terceira etapas. Em suma, detectamos indícios de desenvolvimento nas Habilidades de Visualização dos participantes quando realizamos a análise dos dados coletados. Esses ganhos são bastante importantes, pois, como a Visualização é um dos tipos de raciocínios que compõem o Pensamento Matemático, conclui-se que este também foi beneficiado.