Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Lopes, Regiane Luzia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGamificação no ensino de história: experiências do estágio de regência.(2023-07-25) Souza, João Vitor da Silva; Lopes, Regiane LuziaTrabalhar com ensino de História é buscar ferramentas para o fortalecimento do conhecimento, de forma que seja significante para aquele que busca, no processo de aprendizagem, no espaço escolar, acessar a construção da consciência histórica. Construir um pensamento crítico e analítico através dos estágios, disciplinas específicas, laboratórios de ensino e produzir para a educação pública é um campo de atuação e pesquisa social. Desta forma, é fundamental pensarmos em inovações e possibilidades de ensino: elaborar novas metodologias e aplicá-las em sala de aula, ampliando o olhar sobre a importância do ensino de História. A metodologia da pesquisa cientifica pautada em estudo de caso é essencial em situações quando queremos ouvir os participantes do processo de pesquisa e laboratório. No caso deste artigo cientifico, os participantes são estudantes regular do Ensino Fundamental II, do 8º ano, onde realizamos a intervenção do Estágio Supervisionado, no qual lançamos mão da Gamificação como recurso pedagógico e aporte de metodológico para elaboração e desenvolvimento do Estágio de Regência, objeto de reflexão deste artigo.
- ItemOs Inválidos da Pátria: Indícios de um problema social através da imprensa baiana na década de 1870.(2022-12-27) Monteiro, Angra Alves; Lopes, Regiane LuziaCom o fim da Guerra do Paraguai em 1870, manifestou-se uma conjuntura de instabilidade socioeconômica no Brasil, nesse sentido, este artigo pretende discutir a situação de vulnerabilidade social dos Inválidos da Pátria1 - soldados que sofreram graves ferimentos em sua participação na Guerra e se viram desassistidos pelo Governo Imperial, através da imprensa baiana na década de 1870, buscando perceber se este problema social se configurou como um elemento agravante da crise imperial.