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Navegando Graduação por Orientador "Lima, Ivaldo Marciano de França"
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- ItemA linha de ferro e a cidade: histórias e memórias das teias de interdependências da ferrovia em Iaçu – 1957 a 1977.(2023-12-18) Alves, Denise Da Costa; Lima, Ivaldo Marciano de França; Carneiro, Everton Nery; Santos, Dina Maria Rosário dosEste trabalho objetivou discutir as memórias de Iaçu a partir do trem como ponto de partida. Por meio da linha férrea, buscou-se acessar as lembranças, fatos, episódios ocorridos em passado recente a partir de entrevistas de história oral. A metodologia primou em compreender as memórias de homens e mulheres que tiveram a estrada de ferro como elemento central, realizada então, uma pesquisa básica, estratégica, descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa e método hipotético-dedutivo, por meio de procedimento de pesquisa bibliográfica, fotográfica, documental e estudo de caso. Logo, para esta pesquisa foi importante o estabelecimento do período compreendido entre os anos de 1957 a 1977, como forma de melhor analisar as memórias e os contextos relacionados com o que ficou conhecido como “trem da gota”, de maneira a compreender como as identidades foram se formando, em intermináveis processos socias e culturais, associados a contextos, circunstâncias e micros contextos. O trabalho também busca investigar como ficou a economia local, e quais os meios que as pessoas tiveram para se reinventar, após o declínio da estrada de ferro. Também é importante pensar como a economia girava com o funcionamento da linha, pois a mesma atraía trabalhadores, tropeiros e garimpeiros de outras regiões. Tal movimento nos ajuda a pensar na existência do fortalecimento do comércio local com hospedarias, bares, e as famílias que foram sendo formadas na cidade, e analisar como o progresso e a modernidade foram se aproximando por meio da ferrovia.
- ItemEnsino de Ásia a partir das matrizes curriculares de alguns cursos de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-23) Santos, Lavínia Souza dos; Lima, Ivaldo Marciano de França; Santos , Jacimara Vieira dos; Santos, Dina Maria Rosário dosEste trabalho tem como objetivo discutir o modo como o ensino do eixo de Ásia é abordado nos cursos de licenciatura em História na universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tomando como base os documentos dos componentes curriculares de História da Ásia, verificando as referências bibliográficas, programas e questões relacionadas aos discursos sobre este espaço geográfico, este trabalho também objetivou discutir sobre as formas como o continente em questão é compreendido no âmbito do ensino. Para este trabalho, tomado a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foram utilizados documentos oficiais dos componentes curriculares dos componentes do eixo Ásia, de seis cursos de licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia, bem como de revisão bibliográfica específica o tema.
- ItemMudanças e permanências no ensino fundamental II, no ensino de história na rede municipal de Itaberaba durante e pós o período de aulas remotas e hibridas.(2022-12-21) Santos, Fernanda Jesus dos; Lima, Ivaldo Marciano de França; Santos, Jacimara Vieira dos; Rezende, Rodrigo CastroResumo: Este artigo reflete sobre as mudanças e permanências nos métodos de ensino na disciplina de História no Ensino Fundamental II na rede pública do Município de Itaberaba-BA. O intuito é conhecer as alterações sofridas em tais métodos de ensino, e de como estes reverberaram na atuação dos professores e alunos na rede de ensino. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, sob natureza de uma pesquisa qualitativa, elaborada em três etapas, a saber, revisão bibliográfica e documental, onde foram analisados livros de diversos autores; entrevistas semiestruturadas com professores e professoras atuantes na citada rede de ensino; e análise dos dados, como forma de construir o artigo balizado nas referências e resultados obtidos. Desta forma, foi possível verificar como estes profissionais atuaram no período em que foram utilizados os mecanismos de mediação tecnológica, com aulas remotas e a posterior volta às aulas em modo presencial.