Licenciatura em Matemática - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática - DCH9 por Orientador "Rafael, Charlâni Ferreira Batista"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO desenvolvimento do pensamento algébrico: um estudo abordando as dificuldades na aprendizagem de polinômios(2022-07-15) Souza, Anderson Ribeiro de; Rafael, Charlâni Ferreira Batista; Novais, Keila Lopes Viana; Hoffmann, Simone BarrosA presente pesquisa propõe um estudo sobre as principais dificuldades na aprendizagem de polinômios e suas contribuições para a construção do pensamento algébrico. Partindo dessa perspectiva, surgiu a seguinte inquietação: quais os fatores que prejudicam a aprendizagem de Polinômios e inviabiliza a construção do pensamento algébrico? A partir desse problema buscou-se investigar os fatores que dificultam a aprendizagem do conteúdo de polinômios. Para isso foi adotada uma abordagem de cunho qualitativo-quantitativo, sendo esta, uma pesquisa explicativa e, quanto aos seus procedimentos, de campo. Os principais instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários e entrevista, realizados em uma escola da rede pública, situada na cidade de Barreiras – BA, em duas turmas de 9° ano. Os dados obtidos foram organizados através de três categorias como forma de delinear as informações de acordo com o objetivo. Os resultados obtidos através dos questionários evidenciaram os principais fatores que dificultaram a aprendizagem de polinômios através da análise dos questionários aplicados e também dos quantitativos de acertos e erros cometidos pelos estudantes, que viabilizaram a identificação das principais dificuldades demonstradas por eles durante a resolução das questões. Logo, o estudo abordando as principais dificuldades dos estudantes durante o estudo de polinômios, tornou-se interessante para que os educadores possam observar os obstáculos e trabalhar com metodologias a fim e sanar essas adversidades.
- ItemO software geogebra no estudo de função do 2° grau(2022-07-15) Souza, Andressa Correia de; Rafael, Charlâni Ferreira Batista; Novais, Keila Lopes Viana; Hoffmann, Simone BarrosA presente pesquisa discute sobre a utilização do software GeoGebra no estudo de função do 2° grau ou função quadrática, que teve início com o seguinte questionamento: Quais as contribuições que o software GeoGebra pode trazer para viabilizar o processo de aprendizagem de Função do 2° Grau? A busca por respostas deu origem ao objetivo de investigar as contribuições didáticas que o GeoGebra pode oferecer no ensino de função quadrática. A metodologia foi uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos para a coleta de dados três questionários aplicados para 17 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, no turno matutino em um Colégio Estadual, situado na cidade de Barreiras-BA. A coleta de dados ocorreu em dois dias distintos e não consecutivos. No primeiro dia houve a aplicação do primeiro questionário, com questões conceituais envolvendo o conteúdo de função quadrática, posteriormente, foi feita a revisão do conteúdo. No segundo dia, no primeiro momento do encontro houve a apresentação do software GeoGebra e distribuição do segundo questionário, com questões sobre função do 2º grau, para serem resolvidas utilizando o programa. Na sequência, foi aplicado o terceiro questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas, contendo questões que visavam saber quais são as contribuições do GeoGebra no estudo de função do 2º grau. A análise dos dados foi efetuada por meio do agrupamento dos dados em categorias. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o estudo de função quadrática, utilizando o software GeoGebra, contribuiu para que os estudantes interpretassem os dados nas questões que resolveram, assim como, permitiu que estabelecessem relação entre os procedimentos geométricos e algébricos. Logo, o GeoGebra mostrou-se eficiente como ferramenta facilitadora, podendo ser utilizado nas aulas de Matemática a fim de facilitar a compreensão dos estudantes acerca do conteúdo.