Campus XIII - Departamento de Educação (DEDC) - Itaberaba
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Navegando Campus XIII - Departamento de Educação (DEDC) - Itaberaba por Orientador "Lima, Joana Angélica Santos"
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- ItemExplorando a diversidade linguística na poesia: um estudo comparativo entre dois autores(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-06) Sampaio, Cleide Amorim; Almeida, Fernanda da Silva de; Lima, Joana Angélica Santos; Pereira, Bárbara Bezerra de S; Divino, Ludinalva Santos do AmorO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as variações linguísticas existentes em nosso país, de forma a explorar essas variações, através do estudo comparativo entre dois poemas: um do renomado poeta popular Patativa do Assaré “Eu e o sertão”, conhecido por sua fala característica sertaneja, e outro de Danilo Reis “Itaberaba, flor do sertão”, um professor e cordelista que emprega variações linguísticas mais formais e acadêmicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, embasada, teoricamente, nos trabalhos de Leite e Callou (2002); Beline (2003) e Petter (2003); Bagno (1999; 2007); Marcuschi (2010); Antunes (2003) etc. A análise dos poemas revelou que as variações linguísticas são fundamentais para compreender o processo cultural de um povo. Os poetas, Patativa do Assaré e Danilo Reis, retratam o sertão de acordo com suas vivências, utilizando linguagens distintas. O estudo atingiu seus objetivos ao explorar o sentimento de pertencimento, elevação e expressão cultural presentes nos poemas. Além disso, destacou a importância da literatura e poesia como veículos para a expressão e valorização das nuances da linguagem e sua grande diversidade, contribuindo para combater preconceitos linguísticos.
- ItemMultimodais: uma análise a partir de três gêneros textuais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-08) Santos, Anna Thereza Macêdo; Santos, Livany Lima; Lima, Joana Angélica Santos; Carmo, Jeovania Silva do; Santos, Vanusa MascarenhasEstudo sobre o conceito de texto, multimodalidade e letramento, analisando 03 documentos, a saber: um texto literário infantojuvenil, abro ou não abro?, de Helena Armond (1990); uma tirinha, de Fernando Gonsales (2003), e um infográfico, Aprenda a identificar uma notícia falsa, do Senado Federal (2018), de maneira a entendermos como o texto e a multimodalidade configura-se nesses gêneros. Objetivamos compreender, a partir da multimodalidade presente em três gêneros textuais, como o texto mobiliza outros elementos para além das palavras para a sua composição, expandindo neste movimento o seu sentido. Diante da metodologia adotada, o movimento textual se deu por meio de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. Para realização do presente estudo utilizamos como base teórica os escritos de autores como Cademartori (1991); Costa Val (2004); Marcuschi (2008); Soares (2009) e Dionisio (2011). O trabalho com esses autores mostrou-se de suma importância para compreendermos como se deu a mudança e ampliação textual, acompanhando neste movimento os anseios da sociedade moderna. Entendemos que, a partir desse novo formato de texto advindo dos avanços tecnológicos, precisamos mais do que falar em letramento, falar em multiletramentos, visto que a leitura do texto hoje abarca não só o signo alfabético, mas as imagens, os sons, os gestos, as cores, entre outros. O estudo desse tema nos ajudou a compreender que enquanto professores, precisamos sempre estarmos atentos às mudanças presentes na sociedade, pois elas impactam diretamente no ensino não só de língua portuguesa como também de todas as outras disciplinas. Desse modo, é imprescindível considerarmos tudo o que acontece à nossa volta, para que a educação permaneça atual e relevante para o aprendizado de nossos alunos.
- ItemO internetês: navegando nas águas nada tranquilas da língua portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Andrade , Leandra Aparecida de; Lima, Joana Angélica Santos; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Carmo, Jeovânia Silva doNo presente trabalho, analisamos à luz da abordagem funcionalista, a influência do internetês na escrita de textos utilizados nas redes sociais. Para a realização desta pesquisa documental de abordagem qualitativa foi utilizado um corpus composto por seis postagens das plataformas digitais, Twitter, Instagram e Tiktok, objetivando analisar a influência que o internetês promove na escrita de textos utilizados nos aplicativos de comunicação; investigar textos e diálogos presentes nessas plataformas digitais, descrevendo a forma da linguagem (internetês) impressa nas referidas plataformas digitais; analisar os recursos linguísticos utilizados nos referidos aplicativos, refletindo sobre sua interferência na escrita. Visando atingir tais objetivos, foram utilizados os seguintes referenciais teóricos: Bagno (2007); Ferrira (2014); Santos (2015); Machado (2010); Nagamini (2016); Flexor (2008); Citelli (2021); Coscareli e Ribeiro (2011) etc. Os resultados revelaram que nessas plataformas digitais, os internautas fazem uso dinâmico e criativo da linguagem, apropriando-se de diferentes recursos linguísticos visualizados através de processos de simplificação e supressão de palavras, expressões e orações por meio de abreviações, acrônicos e siglas. O que permite corroborar que o internetês se configura uma variedade linguística cuja representação deve ser discutida nos espaços escolares
- ItemVariação linguística em rede digital: um estudo diatópico do léxico barril no dialeto baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-28) Santos , Liliane Silva dos; Lima, Joana Angélica SantosA presente pesquisa discute acerca da variação linguística e da dialetologia. Tem por objetivo descrever e analisar as variações linguísticas presentes no Estado da Bahia a partir dos aspectos semântico-lexicais do termo barril encontrados em posts da página de Instagram Baianês Oficial, em comparação com a língua considerada padrão para problematizar acerca do preconceito linguístico. Para atingir o objetivo proposto, dialogou-se com Neto (1957), Brandão (1991), Cezário e Votre (2011), Beline (2010), Alkimim (2001), Müller e Viotti (2003) e Silva e Britto (2013) Antunes (2012), Vilela (1997), Basílio (1987), Ricardo (2014), Bagno (2007) e Camacho (2001). Assim, esta pesquisa se insere no campo da Lexicologia e é de cunho documental, além de caracterizar-se como descritiva e possuir caráter explicativo, uma vez que a metodologia adotada consiste na coleta de 13 posts da página de Instagram Baianês Oficial, para análise e discussões acerca das implicações semântico-lexical do termo barril, presente nestes posts. Resulta deste estudo a percepção da variedade regional baiana e os múltiplos sentidos a que são empregados o termo lexical barril.