Campus XIII - Departamento de Educação (DEDC) - Itaberaba
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XIII - Departamento de Educação (DEDC) - Itaberaba por Orientador "Carmo, Jeovania Silva do"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCartas Da Liberdade: Edição Semidiplomática(Universidade Do Estado Da Bahia, 2025-01-16) Santos, Débora Oliveira Barbosa; Carmo, Jeovania Silva do; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Lima, Joana Angélica SantosEste estudo aborda a edição semidiplomática de um manuscrito do século XIX, com foco na preservação da autenticidade e integridade histórica do texto original, bem como nas mudanças grafemáticas apresentadas pelo texto. A pesquisa foi realizada no Arquivo Público Municipal de Itaberaba, em colaboração com o GELPS (Grupo de Estudos Linguagens e Periferias). O objetivo deste trabalho é realizar a edição semidiplomática de dois fólios (recto e verso) de um livro manuscrito de notas do século XIX, descrevendo os aspectos extrínsecos e intrínsecos do documento e transcrevendo os fólios escolhidos. O livro contém registros diversos, incluindo cartas de liberdade de escravos. A análise de um manuscrito histórico, como uma carta de alforria, é essencial para compreender as formas e estruturas dos documentos da época. A pesquisa foi conduzida com base na análise filológica, priorizando o conteúdo original do documento e as variações textuais surgidas ao longo das transcrições. Foram identificadas variantes linguísticas e ortográficas, bem como influências históricas e culturais do período. Como referencial teórico, utilizou-se: Bellotto (2002), que categoriza diferentes tipos de documentos diplomáticos; Berwanger (2008), que destaca o crescimento da Paleografia e Diplomática e sua importância para diversas áreas do conhecimento; Buchardt (2004), que enfatiza a reprodução fiel dos aspectos físicos do manuscrito; Cambraia (2005), que aborda os principais tipos de edição na crítica textual; Ferreira (2017), que discute a edição crítica e a correção de erros no texto original; Castro (1995) e Spina (1994), que exploram a filologia e suas raízes na Grécia Antiga; Santiago-Almeida (201a), que comenta sobre os sentidos amplo e estrito da filologia; Teyssier (2007), que trata sobre a história da Língua Portuguesa. A análise e transcrição do manuscrito revelaram variantes linguísticas e ortográficas, além de influências históricas e culturais. A edição crítica proposta visa apresentar uma compreensão mais aprofundada do texto, mantendo sua autenticidade e integridade histórica.
- ItemFormação leitora no contexto da educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Barros, Natalina Cruz de Oliveira; Carmo, Jeovania Silva do; Lima, Joana Angélica Santos; Divino, Ludinalva Santos do AmorEsta pesquisa teve como objetivo analisar segundo o Referencial Curricular do município de Itaberaba, como são abordadas as atividades voltadas a formação leitora, sociocultural e digital dos discentes da Educação de jovens, adultos e idosos, no Tempo Formativo II Eixo III e IV, na cidade de Itaberaba-Bahia. Em relação à metodologia, foram realizadas leituras e análises de documentos normativos sobre a Educação de jovens, adultos e idosos, leitura de diversos livros, teses, artigos sobre a temática e relato de experiência vivenciada no estágio curricular supervisionado II. Com o resultado da pesquisa, pode-se concluir que apesar de muitos avanços nas políticas públicas e dos programas educacionais de incentivo ao trabalho com a leitura nessa modalidade de ensino, as práticas de leitura ainda não contemplam em sua totalidade o que orientam os documentos normativos. Espera-se que esta pesquisa contribua para a formação dos professores de Língua Portuguesa, da Educação de jovens, adultos e idosos e com sua prática em sala de aula no desenvolvimento de atividades voltadas para a formação leitora em diversas modalidades, utilizando estratégias e gêneros adequados ao público em questão. Para fundamentar a pesquisa usamos como suporte: Paulo Freire (1987, 1989), Irandé Antunes (2003, 2007, 2009), Luciano Amaral de Oliveira (2010) e Marcuschi (2008)
- ItemLivro didático geração alpha língua portuguesa 6º ano: explorando gêneros textuais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-18) Lima , Vanessa Daislane da Paixão; Carmo, Jeovania Silva do; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Araújo, Jean Marcel OliveiraEssa pesquisa de conclusão de curso investiga a abordagem dos gêneros textuais no Livro Didático, focalizando o livro didático "Geração Alpha Língua Portuguesa: Ensino Fundamental Anos Finais do 6º ano". O objetivo central é analisar como as propostas de gêneros textuais apresentadas no referido livro contribuem para o desenvolvimento da produção autoral e criticidade dos estudantes, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa é estruturada em três seções: a primeira contextualiza historicamente os livros didáticos, a segunda descreve as atividades inseridas nos gêneros textuais, e a terceira concentra-se na análise prática destas atividades. Com embasamento teórico em autores como Marcuschi (2008/2010), Batista (2003), Geraldi (1997) e Bakhtin (1992), a pesquisa busca oferecer uma compreensão sobre a eficácia das abordagens pedagógicas no contexto educacional, contribuindo para o debate sobre a formação da competência autoral dos estudantes a partir dos gêneros textuais que constam no Livro didático.