Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Jorge, Eduardo Manuel de Freitas"
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- ItemAplicativo móvel para apoio ao turismo acessível: um experimento no Pelourinho em Salvador (BA) no contexto da pessoa idosa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-06) Cidade, Luciana de Oliveira; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Franco, Gustavo Barreto; Santos, Leandro Brito; Baitz, Ednice de Oliveira FontesA inclusão de pessoas idosas na atividade turística, são preocupações cada vez mais frequentes nas sociedades contemporâneas. Nesta perspectiva, esta pesquisa visa responder a seguinte problemática: “como apoiar o acesso a informações de acessibilidade às pessoas idosas no Pelourinho?” Esta dissertação, olhando para o desenvolvimento urbano da cidade, propôs uma solução tecnológica, estruturando um protótipo de aplicativo mobile para apoiar o turismo no contexto da pessoa idosa do Pelourinho, localizado no Centro Histórico do Salvador, Bahia. A formulação do conceito do aplicativo surgiu devido à falta de informações adequadas sobre turismo acessível no local. Sendo o centro histórico da cidade, um importante destino turístico, classificado pela UNESCO em 1985 como Patrimônio da Humanidade, o presente trabalho apresenta um protótipo para localização e avaliação de locais acessíveis ao público-alvo no Pelourinho, local turístico e de lazer, localizado em Salvador, Bahia, no contexto da pessoa idosa. Objetivou-se desenvolver uma solução de base tecnológica, definindo um modelo informacional e funcional por meio de um aplicativo móvel para apoio ao turismo acessível. A metodologia da pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. A principal característica deste trabalho foi a utilização do Design Thinking como metodologia para a formulação do conceito do aplicativo e prototipagem, seguida de sua aplicação prática para atingir os resultados da pesquisa e do desenvolvimento do protótipo da aplicação. Foram apresentados requisitos funcionais e casos de uso representados por notação gráfica UML. A prototipação foi realizada para materializar a interface do aplicativo, apresentando os principais requisitos funcionais que estão sendo empregados para apoiar o turismo acessível no país. O estudo revelou que os aplicativos analisados disponibilizam poucas avaliações do Pelourinho. Dessa forma, considerou-se como diferencial uma função cujo objetivo é incentivar competições entre os usuários ao avaliar locais, para fortalecer a rede colaborativa. Por fim, é importante salientar a necessidade de melhorar as condições de acessibilidade no Pelourinho para uma experiência turística completa. A partir deste estudo, sugere-se que sejam incentivadas novas pesquisas e projetos na área.
- ItemModelo de avaliação das condições de acessibilidade dos pontos de ônibus de Salvador-BA(2022-08-05) Moitinho, Isabelle Paim Das Virgens; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Franco, Gustavo Barreto; Santos Filho, Antonio Muniz dos; Santos, Leandro BritoA presente pesquisa tem como objetivo a criação de um modelo para avaliação e inspeção dos pontos de ônibus da cidade de Salvador, tomando como base a análise da acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, perpassando sobre a problemática da mobilidade urbana. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi realizada em 2019, revela que o país tem 17,3 milhões de pessoas acima de dois anos de idade com deficiência em uma ou mais funções, considerando as visuais, auditivas, motoras e intelectuais. Para tanto, no presente estudo, é abordada, inicialmente, o conceito de acessibilidade enquanto direito fundamental, suas evidências normativas, e sobre a mobilidade urbana e suas vertentes nos centros urbanos. Na sequência, tratou-se sobre a necessidade da criação de um modelo para avaliar as condições de acessibilidade dos equipamentos urbanos do município de Salvador, utilizando o “Map of Key Activities” (MKA) e os sistemas de georreferenciamento. Demostrando também, a importância dos conceitos de georreferenciamento, e da análise e criação dos metadados que foram baseados nas normas de acessibilidade existentes. Sendo uma pesquisa que pode ser ampliada para outros equipamentos de mobilidade urbana, como também para outras localidades além da cidade de salvador. Deste modo, a pesquisa apoia a construção de soluções para ampliar e prover uma aderência às políticas públicas relacionadas à acessibilidade e mobilidade urbana.