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Navegando Graduação por Orientador "Silva, Jéssica Carneiro da"
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- ItemCaracterísticas e efeitos da aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa por crianças e adultos: um estudo comparativo(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-01) Silva, Afrânio dos Reis; Silva, Jéssica Carneiro da; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Araújo, Édna Suzart deEsta pesquisa compara as características e os efeitos da aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa (LI) por crianças e adultos, com foco nas diferenças nos processos aquisitivo ou de aprendizagem de uma segunda língua (L2), em cada fase e seus impactos cognitivos e linguísticos. Deste modo, parte das considerações de Chomsky (1965) e, especificamente, do seu conceito de dispositivo de aquisição da linguagem (LAD), e Krashen (1985), com as suas cinco hipóteses para a aquisição e aprendizagem de línguas: a distinção entre aquisição x aprendizagem; a ordem natural; o monitor; o filtro afetivo; e o input compreensível. Partindo destes autores basilares, o presente estudo fundamenta-se nas quatro perspectivas teóricas da aquisição e aprendizagem: a behaviorista, a inatista, a cognitivista e a socioconstrutivista (ou sociointeracionista), além de apresentar uma revisão de literatura com estudos mais recentes sobre o tema (Celani, 2000; Almeida Filho, 2002; Brown, 2000; 2007; Bastos, 2013; Hickmann, 2017; Moura, 2020; e outros), abordando tanto aquisição de línguas por crianças quanto aprendizagem de línguas por adultos. Assim, esta pesquisa utiliza uma metodologia bibliográfica qualitativa, a partir da qual busca-se entender como variáveis sociais, culturais e de desenvolvimento moldam a aquisição e a aprendizagem de uma L2. Além dos conceitos já expostos, a pesquisa propõe-se a fazer um levantamento de textos que abordem o tema aquisição e aprendizagem de L2 por adultos e crianças. O objetivo é aprofundar a compreensão sobre as características e os efeitos cognitivos de cada grupo, para identificar pontos de convergência e divergência entre ambos. Dessa forma, espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para ampliar o conhecimento sobre as características da aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa tanto em crianças quanto em adultos. A proposta colabora para as áreas de concentração em destaque: linguística, aquisição e ensino-aprendizagem L2, dentro do escopo da Língua Inglesa. Busca-se também reforçar a importância do meio social para o desenvolvimento simultâneo das habilidades necessárias para proficiência em L2, como flexibilidade mental e resolução de problemas. Além disso, a pesquisa enfatiza a importância em fornecer uma compreensão rica em contribuições específicas para ambos os grupos. O valor social e acadêmico do estudo também se justifica pelo interesse do domínio da Língua Inglesa em um mundo globalizado.
- ItemEstratégias para o desenvolvimento da pronúncia da língua inglesa por sujeitos cantores através da música(2022-11-08) Improta, Iracema; Silva, Jéssica Carneiro daO presente trabalho centra-se nos estudos do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa e apresenta como objeto de estudo o desenvolvimento da pronúncia da LI através do uso da música, tomando como base a abordagem do Inglês para Fins Específicos (English for Specific Purposes – ESP) e tendo como alicerce a concepção do Inglês como Língua Franca (ILF). Esta pesquisa buscou compreender se é possível e como instrumentalizar estudantes na prática da pronúncia em LI para fins específicos com o auxílio de exercícios fonético-fonológicos a partir do uso da música, considerando um grupo de cantores como aprendizes hipotéticos que desejariam utilizar a língua inglesa em suas apresentações, ainda que afastados do contexto escolar. Para tanto, tornou-se necessário utilizar uma metodologia baseada nos conceitos da pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa (LAKATOS, 2003) e (LUBISCO, 2019). Fundamentou-se teoricamente na concepção do ILF, apoiando-se nos trabalhos dos pesquisadores Jenkins (2009) e Siqueira e Barros (2013); no campo de estudos do ESP, considerando os teóricos Hutchinson e Waters (1991) e Paltridge e Starfield (2013); pautou-se no levantamento bibliográfico sobre a motivação da aprendizagem da LI, com base em Vilaça (2010; 2008); e baseou-se em uma revisão de literatura que descrevesse estudos que apresentam estratégias metodológicas para a aprendizagem da pronúncia, através das habilidades de speaking e listening ou de práticas fonético-fonológicas, em diversos contextos de ensino; e estudos que indicam a música como instrumento didático no ensino-aprendizagem da LI. Partindo deste direcionamento teórico, este estudo objetivou, primordialmente, apresentar e descrever estratégias de como desenvolver a pronúncia da LI com o uso da música como ferramenta de ensino-aprendizagem em contexto específico, considerando sujeitos cantores. Como objetivos específicos, procurou-se: i. reunir estudos que apontem estratégias para o desenvolvimento da pronúncia da língua inglesa; ii. elencar práticas ou exercícios que possam auxiliar na aprendizagem da pronúncia da LI, através do uso da música; e iii. elaborar uma síntese de aspectos que reforcem a importância da música como instrumento didático na aprendizagem da pronúncia da LI por sujeitos cantores. Com a apresentação e discussão dos dados, observou-se que é possível instrumentalizar sujeitos cantores na pronúncia da LI através da música como ferramenta didática, mas elaborando um design que pondere as diferenças contextuais e individuais no processo de ensino-aprendizagem e que privilegie o alcance pela inteligibilidade através das canções.