Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Oliveira, Sílvio Roberto dos S."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA poética das cores em “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Barbosa, Joadisson de Souza; Oliveira, Sílvio Roberto dos S.; Conceicão , Vércio Gonçalves; Freire Júnior, OrlandoA pesquisa A Poética das Cores em “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” analisa as figurações poéticas das cores na obra fílmica Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, dirigido por Michel Gondry, que dividiu o roteiro com Charlie Kaufman. O objetivo central desta pesquisa é refletir sobre uma possível poética das cores a simbolizar sentimentos, notadamente dos personagens e compreender como as cores podem representar as emoções das personagens Joel Barish (interpretado por Jim Carrey) e Clementine Kruczynski (interpretada por Kate Winslet). Por meio da análise, pretende-se estabelecer um método de leitura dessa simbologia das cores, estampadas em cenários, vestimentas, cabelos e outros elementos secundários durante a narrativa. De tal modo, buscamos compreender a cor como uma forma ou mesmo signo de linguagem, que pode expressar inclusive estado emocional das personagens. Para tanto, essa pesquisa se articula através da abordagem qualitativa pelo escopo metodológico de base bibliográfico-documental (SILVEIRA,2011), por meio de análises de artigos acadêmicos, revistas científicas, repositórios científicos digitais, da obra fílmica e de textos informativos, que de algum modo abordam categorias conceituais, tais como: a história do cinema e a inserção de cores, poética das cores e semiótica. Os pressupostos teóricos fundamentais foram provocados por textos de SANTAELLA (1983), STAIGER (1977), HELLER (2014), STAM (2006), dentre outros. Assim, ao fim, deverão ser salientados aspectos concernentes à reflexão proposta. Como suplemento textual, a brindar o jogo da memória proposto pelo filme, anexamos ao próprio texto um quadro de cores principais e ressaltamos visualmente a nossa leitura de certas cenas, com as simbologias possíveis dessas relações.