Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Correia, Adilson da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item(Auto)percepção de aprendizes sobre o ensino aprendizagem de língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Santos, Adriano Araújo dos; Correia, Adilson da Silva; Almeida, Risonete Lima de; Carneiro, Bárbara Cristina dos SantosO presente artigo apresenta uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com observação periférica, que toma como objetivo o estudo sobre a percepção e autopercepção dos aprendizes na aquisição da Língua Inglesa ao serem inseridos em um contexto, onde os falantes não nativos usam a língua estrangeira como se sua fosse, com o objetivo de se comunicar, autoperceber-se como falantes de Língua Inglesa, com os seus sotaques e jeitos de falar, valorizando suas experiências linguísticas na aquisição de outro idioma, e como é a relação do ensino- aprendizagem com a afetividade. O contexto da pesquisa é a turma de beginner 02, do curso de Inglês online da English In Action. Os instrumentos para a geração de dados foram: Um questionário misto, o qual permitiu que os aprendizes se expressassem através da escrita e respostas objetivas, e as anotações durante as observações das aulas, ajudando a entender melhor como eles se vêm dentro desse processo de aquisição de uma língua estrangeira e como essa autopercepção e a afetividade contribuem nesse processo.
- ItemExplorando a ludicidade na abordagem de ensino sociointeracionista(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Santos, Emilly Antônia Rodrigues; Correia, Adilson da Silva; Souza, Amilton Alves de; Reis, Dicinéa dos SantosO presente estudo tem como objetivo analisar o papel da ludicidade no ensino de Língua Inglesa (LI), com base na abordagem sociointeracionista proposta por Vygotsky (1934 - 1998). De tal modo, parte-se da constatação de que métodos tradicionais frequentemente desestimulam os alunos, o que impulsiona a busca por práticas pedagógicas mais envolventes, como o uso do lúdico. No entanto, existe ainda a compreensão limitada sobre a ludicidade que, muitas vezes está reduzida a atividades meramente recreativas. Sob a perspectiva de autores como Luckesi (2000), entende-se que o lúdico pode promover o desenvolvimento cognitivo e social, favorecendo um aprendizado mais significativo. A pesquisa, de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa, visa compreender como o ensino lúdico pode ser mediado por interações sociais, com foco na atuação do professor como facilitador no processo de construção do conhecimento. A análise de obras como Katayama (2009) e Heidari-Shahreza (2024), entre outras, aponta para os benefícios do brincar no contexto educacional, especialmente no ensino de línguas, reforçando a importância da ludicidade como instrumento pedagógico que estimula a criatividade, o engajamento e a aprendizagem colaborativa. Conclui-se, portanto, que a integração entre ludicidade e sociointeracionismo possibilita a criação de ambientes mais participativos e eficazes para o ensino de Inglês como segunda língua.
- ItemPráticas pedagógicas inclusivas - reinterpretação das vivências educacionais de uma professora em formação com TDAH(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Marques, Jade de Jesus; Correia, Adilson da Silva; Almeida, Risonete Lima de; Reis, Dilcinéa dos SantosEste estudo propõe uma investigação sobre as práticas pedagógicas inclusivas no ensino de língua Inglesa, com foco nas vivências de uma pessoa com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ao longo de sua trajetória escolar. Por meio de uma abordagem qualitativa a partir de perspectiva autobiográfica, o estudo tem como objetivo refletir sobre como professores de Língua Inglesa podem contribuir para a construção de ambientes de aprendizagem acessíveis e equitativos para estudantes com deficiências cognitivas, especialmente aqueles com TDAH, em escolas regulares. O referencial teórico tem base nos autores Palmini (2008) e Mantoan (2003), que discutem temas como educação inclusiva, formação docente, e metodologias acessíveis. A metodologia contempla a análise de produções acadêmicas, legislações e documentos oficiais, abordando políticas públicas de inclusão, práticas pedagógicas inclusivas e o ensino de línguas para estudantes com deficiências cognitivas. Como resultados encontrados, busca-se sistematizar e compartilhar experiências vividas, evidenciar práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Língua Inglesa e fortalecer o debate acadêmico sobre a formação docente à adaptação de materiais didáticos, promovendo um ambiente que respeite a diversidade e atenda às necessidades dos estudantes com TDAH.