Graduação
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Navegando Graduação por Orientador "Miranda, Dayse Lago de"
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- ItemNecessidades formativas e formação de professores da EJA do Programa Educa Mais Bahia em um colégio da periferia de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-18) Santos, Raíssa de Sousa; Miranda, Dayse Lago de; Santana, Cláudia Sisan Silva de; Araújo, Flávia Lorena de SouzaEste Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar as discussões propiciadas a partir da criação da Turma de Letramento, formada através do Programa Educa Mais Bahia, em um Colégio Estadual da periferia de Salvador. Para tal, serão abordados: breve panorama do analfabetismo no Brasil; motivações para composição da turma; perfil e experiência dos educadores atuantes no Programa; necessidades e dificuldades formativas dos docentes; perfil dos estudantes, suas dificuldades e recursos utilizados pelos educadores e, por fim, relações de trabalho e obstáculos enfrentados pelos docentes. Situou-se como investigação geral o mapeamento das necessidades formativas dos educadores, a partir de suas próprias interpretações. Para alcançar este objetivo, utilizou-se a metodologia qualitativa através da entrevista semiestruturada. Esta pesquisa teve como principais referenciais teóricos Freire (2001), Gatti (2010) e Arroyo (2006). A interpretação das entrevistas, realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2009), permitiu apresentar que os educadores reconhecem suas lacunas formativas e buscam, individualmente, a superação dos desafios cotidianos e o aprimoramento profissional. Por outro lado, decorrem dificuldades para efetivar uma formação continuada como desejável pelos professores.
- ItemO brincar no desenvolvimento da criança na educação infantil: percepção de mães e responsável(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Araújo, Juliana dos Santos; Miranda, Dayse Lago de; Amorim, Maria Helena de Barros Moraes; Araújo, Sandra Regina Magalhães deEste trabalho busca compreender a percepção das mães e responsável sobre a importância do brincar no desenvolvimento da criança. A pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, foi realizada no bairro Doron, por meio de entrevistas semiestruturadas com duas mães e uma responsável pelas crianças, sendo duas realizadas na modalidade presencial e uma pela plataforma Teams, analisadas a partir das respostas obtidas. A análise fundamenta-se na reflexão de autores como Bardin (2016), Minayo (2002), Ludke e André (1986) e Furtado (2001). Os resultados demonstram que as colaboradoras reconhecem que o brincar contribui significativamente para o desenvolvimento integral da criança, podendo ser utilizado como facilitador da aprendizagem. Por meio das brincadeiras, a criança é capaz de aprender, se expressar, socializar e lidar com diversas situações às quais está inserida. No entanto, é fundamental considerar as implicações dessas práticas pedagógicas e como as escolas podem incentivar as crianças por meio de práticas que valorizem a ludicidade e a brincadeira no ambiente escolar.