Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR)
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR) por Orientador "Campos, Maria de Fátima Hanaque"
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- ItemAvaliação em saúde na perspectiva do usuário: um estudo das ações de avaliação da política de saúde mental do município de Salvador/Ba realizadas pela associação metamorfose ambulante(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-17) Kubiak, Fabiana; Campos, Maria de Fátima Hanaque ; Menezes, Ana Maria Ferreira; Jucá, Vládia Jamile dos SantosApesar de ter completado 20 anos de existência, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda precisa reforçar suas políticas, consolidar o saber sistematizado, e a prática da avaliação surge como possibilidade metodológica importante. Conside rando, portanto, a importância das práticas avaliativas na construção de uma política de saúde eficaz, e a necessidade da participação dos usuários nesse processo, com vistas à garantia de seus direitos e exercício da cidadania, o presente estudo teve como objetivo geral: analisar as experiências da AMEA na avaliação da Política de Saúde Mental em Salvador, durante o ano de 2010. Para tanto, objetivou especifi camente: descrever o panorama da Política de Saúde Mental no SUS; relatar a for mulação e a implementação da Política de Saúde Mental em Salvador; definir o con ceito de avaliação em saúde na perspectiva do usuário; caracterizar a AMEA, levan tando seu histórico e configuração atual; e finalmente, mapear as ações de avaliação desenvolvidas pela AMEA no ano de 2010. O estudo adotou a tipologia exploratória descritiva; ao que tange à exposição do objeto enquadra-se como teórico-empírico; referente à abordagem a investigação é de ordem qualitativa, e os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram: revisão bibliográfica, a análise documental e a realização de entrevistas semi- estruturadas. Conclui-se que a AMEA, em suas ações de avaliação, confirma que a Política de Saúde Mental tem contribuído para a autonomia e cidadania dos usuários, e que se constitui enquanto espaço de partici pação política e controle social, nos campos macro e micropolítico.
- ItemJuventude na rede: processos de interação e aprendizagem com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na comunidade de Acupe (Santo Amaro - BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2012-11-18) Oliveira, Marisa do Socorro Mascarenhas de; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Sousa, Leliana Santos de ; Oliveira, Darluce da SilvaO trabalho de investigação deste mestrado tem como objetivo desenvolver práticas de educação popular com foco na mobilização e no engajamento comunitário, utilizando-se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas para acesso, construção e disseminação do conhecimento. Esta pesquisa toma como referência os princípios da educação popular, coerentes com a proposta pedagógica do educador Paulo Freire. Entendeu-se que a orientação de práticas pedagógicas com base nos pressupostos freiriano seria capaz de criar as condições essenciais para superar a condição de espectador e instaurar discussões, confrontações, diálogos e ação. O universo da pesquisa é representado por uma amostra de 20 jovens, moradores da comunidade de Acupe, na faixa etária de 14-18 anos, estudantes da rede estadual de ensino. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram utilizados os procedimentos da pesquisa participante, também para desenvolver experiências educativas que contemplassem, simultaneamente, os interesses dos jovens e a orientação pedagógica da pesquisa. Buscou-se potencializar a apropriação das linguagens audiovisuais a partir dos equipamentos comunitários existentes (rádio, telecentro, biblioteca e cineclube), de forma que os jovens envolvidos nesta pesquisa pudessem, essencialmente, criar interesse, habilidades e capacidade para transformar esses espaços em redes de interlocução, interação e de troca de saberes. A partir do processo horizontal de integração e mobilização do grupo, formou-se uma rede de atores sociais contribuindo de forma significativa para o processo comunicativo, favorecendo a produção e a socialização de informações.
- ItemO plano de desenvolvimento da escola: análise dos processos de elaboração e de implementação, na perspectiva da gestão do conhecimento – estudo de caso do colégio estadual vale dos lagos, Salvador - Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Albino, Alair Guedes; Campos, Maria de Fátima Hanaque ; Sousa, Leliana Santos de ; Freitas, Kátia Siqueira deO presente estudo objetiva analisar, na perspectiva da Gestão do Conhecimento, as etapas de elaboração e de implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), de uma Unidade Escolar pertencente à rede pública estadual da Bahia, localizada em Salvador, e identificar as principais dificuldades encontradas durante esses processos. Para esta finalidade, além de observações, análises documentais e entrevistas semiestruturadas (com representantes do Grupo de Sistematização do PDE/2008 e da Coordenação do PDE Escola / Secretaria Estadual de Educação – SEC-BA), foram aplicados questionários (entre os professores e demais funcionários da Unidade Escolar pesquisada) para verificar o grau geral de concordância, de toda a amostra de respondentes, acerca de algumas práticas gerenciais relacionadas à Gestão do Conhecimento (GC). O referencial teórico trata de temas relacionados ao foco da pesquisa, tais como: globalização, contexto educacional brasileiro e pressupostos conceituais da Gestão do Conhecimento e do Plano de Desenvolvimento da Escola. A análise dos dados obtidos evidenciam indícios de práticas gerenciais associadas ao aprendizado, à criatividade e a inovação, no contexto escolar, porém feitas de maneira intuitiva e sem sistematização. Outra constatação é a de que o PDE é considerado, pela comunidade escolar, uma importante ferramenta gerencial e um planejamento estratégico que a escola elabora e implementa, para a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem. Entretanto, a maioria dos participantes da pesquisa explicita que as principais dificuldades encontradas, nos processos de elaboração e de implementação do Plano de Desenvolvimento da Escola, são a comunicação e a participação, dos diversos segmentos escolares, insuficientes, e sugere uma maior divulgação, destes processos, como forma de melhorar o envolvimento de todos.
- ItemRelações de convivência no ambiente escolar e seus reflexos nas ações pedagógicas: um estudo desenvolvido com base na técnica de grupo focal(Universidade do Estado da Bahia, 2009-12-16) Fagundes, Maria da Conceição Barboza; Campos, Maria de Fátima Hanaque; Freitas, Kátia Siqueira de; Sousa, Leliana Santos deEsta dissertação – inserida na área de Gestão do Conhecimento – tem por objeto de estudo os elementos que constituem as relações de convivência no âmbito escolar, procurando, de início, contextualizar a estrutura da instituição escolar na sociedade contemporânea e os mecanismos da gestão democrática, em evidência, sobretudo a partir do processo democrático vivenciado pela educação, com a Constituição Federal de 1988 e a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9394/96. Em seguida, abordam-se os princípios e paradigmas da convivência humana, discutindo os conceitos de cultura, poder e linguagem, entrelaçando-os com a escola enquanto espaço social de convivências múltiplas. E, por fim, analisam-se, com base na técnica do grupo focal, as percepções dos profissionais de educação sobre o tema em foco, apresentando seus reflexos nas ações pedagógicas. O trabalho empírico foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, onde o grupo de discussão dialoga sobre um tema em particular, ao receberem estímulos apropriados para o debate. Essa técnica distingue-se por suas características próprias, principalmente pelo processo de interação grupal, que é uma resultante da procura de dados qualitativos. Destaca-se que o grupo focal facilitou a abordagem dos elementos das relações de convivência, desconstruindo e reconstruindo conceitos e buscando novas respostas para as inquietações que o tema conjuga. A metodologia adotada para o desenvolvimento do estudo permitiu analisar, de um lado, a percepção que os profissionais da educação têm sobre gestão escolar, políticas educacionais, projeto pedagógico, colegiado escolar, eleição para dirigentes e, de outro, princípios, ideias e experiências, no que se refere às relações de convivência na escola. A pesquisa demonstrou que a percepção que os profissionais de educação têm sobre os constituintes das relações de convivência na escola interferem na ação pedagógica desenvolvida no âmbito escolar.