Licenciatura em Pedagogia - DCHT17
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCHT17 por Orientador "Silva, Deysiene Cruz"
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- ItemA escola e as possíveis contribuições para uma educação antirracista(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-10) Ribeiro, Nádila Pereira; Silva, Deysiene Cruz; Moreira, Edna Souza; Silva, Deyse QueirósEste trabalho tem por objetivo propor uma discussão sobre o papel da escola no enfrentamento do racismo, com essa finalidade buscou-se compreender a concepção de racismo na educação, identificar os avanços da escola no combate ao racismo e descrever as possíveis estratégias a serem criadas pela escola para a implementação de uma educação antirracista, a partir dos avanços legais. Para tanto, o estudo esteve embasado em uma proposta de pesquisa bibliográfica e documental, com a abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Para o embasamento teórico, foram utilizados autores/as que discutem a temática como: Gomes (2002), Pinheiro (2023), Sant’Ana (2001), Munanga (2004), Carneiro (2023), Hooks (2013), entre outros/as. A pesquisa apontou que a escola possui o dever de combater o racismo, efetivando o que legalmente é estabelecido pela lei n° 10.639/2003, apesar dos desafios para que isso aconteça o espaço escolar tem várias possibilidades para o enfrentamento da discriminação racial, através de um currículo heterogêneo e de ações pedagógicas antirracistas, que contemple a história, a cultura e o conhecimento da população negra. Com isso, o estudo contribui para a reflexão sobre a necessidade de mudanças no ambiente educacional para combater o racismo e promover um espaço escolar mais justo e equânime para todos.
- ItemEstratégias no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para educadores/as(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-10) Muniz, Maria Rita Rocha de Souza; Silva, Deysiene Cruz; Moreira, Edna Souza; Silva, Geisiane Rocha daEste trabalho tem como centralidade investigar os desafios enfrentados pelos/as educadores/as no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que estão na fase da Educação infantil ao ensino fundamental II, bem como discutir o que a legislação prevê sobre o trabalho com essas crianças, que são públicos da educação especial e, por fim, esclarecer estratégias pedagógicas para adaptar o trabalho dos/as profissionais às necessidades específicas dessas crianças. Sendo assim, considerando as categorias, adotou-se nesta pesquisa o método materialista histórico-dialético para compreender esses desafios, considerando as condições materiais e históricas que moldam a realidade social e educacional, com base na ideia de que a sociedade está em constante transformação. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. A pesquisa explora os desafios enfrentados pelos/as educadores/as devido ao aumento dos diagnósticos de TEA e a necessidade de adaptações significativas para o/a educando. Os resultados indicaram que, quando aplicadas metodologias personalizadas e focadas nas necessidades individuais, há uma melhora significativa no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com TEA. Além disso, observou-se que a formação contínua, as políticas públicas, são fundamentais para a efetividade das intervenções. Conclui-se que, apesar das dificuldades, as crianças com TEA podem aprender e desenvolver habilidades quando recebem o suporte adequado, reforçando a necessidade de um ambiente escolar mais inclusivo e humanizado.