Licenciatura em Pedagogia - DCHT17
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCHT17 por Orientador "Aguiar, Maria Célia Santana"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Serra do Ramalho(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-11) Espinola, Jaiane Dias; Aguiar, Maria Célia Santana; Moreira, Edna Souza; Jesus, Maria Ercília Oliveira deA Educação Ambiental (EA) é um campo que visa construir conhecimentos para a formação de cidadãos críticos e participativos trabalhando em prol de um meio ambiente ecologicamente equilibrado devendo ser ministrada de forma interdisciplinar e transversal no currículo da Educação Básica. Neste contexto, esta pesquisa objetiva analisar como a EA está proposta para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Serra do Ramalho – BA. Para tal foi realizada uma pesquisa numa abordagem qualitativa, do tipo documental, tendo como instrumento de produção de dados, o Referencial Curricular Municipal e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas do munícipio. Os resultados evidenciam que as perspectivas de Educação Ambiental presente nos PPPs aproximam-se da concepção presente no Referencial Curricular do município e documentos oficiais. Quanto às macrotendências político pedagógicas os PPPs revelam uma coexistência de todas elas: preservacionista, pragmática e crítica, com preponderância da pragmática. Destacamos a importância da intencionalidade que os documentos analisados expressam em fazer Educação Ambiental nas escolas do município de Serra do Ramalho, o que reflete uma formação atenta a esta questão contemporânea relevante na construção da cidadania desde os anos iniciais.
- ItemA presença da Educação Ambiental nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental.(Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII, 2025-01-11) Castro, Samara Mendes Toledo; Aguiar, Maria Célia Santana; Moreira, Edna souza; Oliveira, Maria ErcíliaA presente monografia analisa como a Educação Ambiental está presente nos livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao longo do estudo, apresentam-se reflexões sobre a Educação Ambiental bem como as macrotendências político pedagógicas que vêm permeando a Educação Ambiental brasileira bem como as hegemonias. Este estudo se pautou em uma abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, com análise feita por triangulação, tendo como instrumentos de produção de dados o Plano Nacional do Livro Didático-PNLD e o livro didático de Ciências do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano da coleção A conquista – Ciências – Ensino Fundamental – Anos Iniciais de Geslie Coelho Carvalho da Cruz, adotado pela rede municipal de ensino das escolas públicas de Bom Jesus da Lapa – BA. A Educação Ambiental é contemplada na coleção analisada, com temas diversos como Animais em extinção, Resíduos sólidos urbanos e a política dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar; Impactos Ambientais e preservação dos ecossistemas naturais. Percebe-se nos temas e atividades, um misto de todas as macrotendências político pedagógicas da EA: conservacionista, pragmática e crítica, com uma predominância da macrotendência pragmática, o que é reflexo dos documentos oficiais que norteiam a EA no Brasil. As atividades reforçam orientações voltadas para uma EA comportamentalista, mas já se verificam atividades que exploram a inserção do humano nas questões socioambientais, não só como o que degrada, mas que também está inserido e é afetado por tais desequilíbrios, num viés da macrotendência crítica da EA. O livro didático de Ciências da coleção analisada, apresenta uma proposta que tanto auxilia o/a professor/a na formação ambientalmente orientada, visando a construção de sujeitos, participativos, críticos e cidadãos. Palavras-chave: Educação Ambiental; livro didático; Ensino de Ciências; educação.
- ItemSexualidade Infantil: desafios à práxis pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Santos, Maiza da Silva; Aguiar, Maria Célia Santana; Moreira, Edna Souza; Oliveira, Isabel ConceiçãoA sexualidade humana, constructo social que perpassa a história e a cultura, é um tema polêmico, sobretudo no âmbito escolar. No Brasil, a sociedade contemporânea, se divide em apoiar ou não a educação sexual formal, presa às abordagens da sexualidade que vêm compondo a história. Os/as docentes se vêm diante de um desafio em sua formação, pois não envolve apenas a formação acadêmica, mas a própria construção enquanto sujeitos. Diante disso, nosso objetivo, é analisar como a escola vem abordando a temática sexualidade e enfrentando os desafios de sua práxis na educação infantil. Com base na abordagem qualitativa e pesquisa do tipo levantamento bibliográfico, foram selecionados artigos da base de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período de 2004-2021. De acordo com toda pesquisa analisada e tudo que foi produzido, compreende-se que a educação sexual formal, impõe desafios diversos aos professores na sua práxis, visto que os constructos históricos e culturais sobre a sexualidade infantil das abordagens da sexualidade estão presentes nos sujeitos que educam, necessitando desconstruir as concepções enraizadas. Para que a escola cumpra a sua função educadora, essa formação deve se iniciar desde a formação inicial do/a professor/a e aprofundada na formação continuada. Assim, a criança terá assegurada uma educação sexual formativa e destituída de preconceitos e sedimentada pela educação sistematizada e responsável compromissada com a formação integral dos sujeitos.