Campus IX - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Barreiras
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus IX - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Barreiras por Orientador "Carneiro, Rodrigo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Silva, Ana Cássia Mendes de Oliveira; Carneiro, Rodrigo; Guimarães , Sandra; Monte, ThaianeO Estágio Curricular Supervisionado (MEV 059), possuindo uma carga horária de 450 horas, se trata de um componente curricular obrigatório para a integralização e conclusão da graduação em Medicina Veterinária. De acordo com o regulamento de estágio curricular supervisionado do curso de medicina veterinária da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aprovada pelo CONSEPE (Regulamento Geral de Estágio Curricular: Resolução nº 2.016/2019 - CONSEPE). Durante o estágio, obedecendo o que foi determinado no plano de trabalho, as atividades idealizadas foram: acompanhar consultas clínicas, averiguar parâmetros e realizar medicamentos, realizar vacinas e vermifugações, participar de procedimento ambulatoriais e cirúrgicos, realização de raio-x, preparo de animais para ultrassonografia, realização de eletrocardiograma, repor materiais dos consultórios.
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado.(2024-06-26) Campos, Mariana Santos; Carneiro, Rodrigo; Silva, Naiane; Brito, PatriciaO estágio curricular visa aprimorar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, através da prática na área de clínica médica, permitindo o desenvolvimento do discente na área de trabalho e na rotina clínica, os tornando preparados para assumir o papel de médico veterinário após formação acadêmica. As atividades desenvolvidas durante o período de estágio obrigatório, respeitando o plano de trabalho prescrito, são referentes ao acompanhamento de consulta, atuação na internação realizando a aplicação de medicamentos, canulando veia, coletando sangue, realizando procedimentos práticos como sondagem, lavagem vesical, desobstrução, curativos, entre outros procedimentos. Além de acompanhar o registro de exames de imagens como raio-x e ultrassonografia, mais o acompanhamento dos procedimentos cirúrgicos e anestésicos. Assim sendo, a realização do estágio na área de clínica médica de pequenos animais permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação, desenvolvendo uma experiencia prática nos atendimentos clínicos, aprendendo a lidar com os tutores e paciente, com situações de emergência, adquirindo maior segurança na realização de determinados procedimentos e conseguindo, ao final de tudo, uma visão crítica sobre a conduta médica adequada para cada tipo de atendimento.
- ItemUso da endoscopia como ferramenta diagnóstica de distúrbios respiratórios na clínica de pequenos animais: revisão(2024-11-21) Marques, Gleycielle; Carneiro, Rodrigo; Barbosa, Emanuela Nataly; Monte, ThayaneA endoscopia se consolidou como uma ferramenta essencial na medicina veterinária, oferecendo vantagens significativas para o diagnóstico e tratamento diversas condições internas, entre eles as de afecções respiratórias. As técnicas proporcionam uma análise aprofundada das estruturas internas de forma minimamente invasiva, beneficiando pacientes que necessitam de uma abordagem mais precisa e com menor desconforto. A endoscopia permite a coleta de amostras para biópsia e intervenções terapêuticas específicas, ampliando as possibilidades diagnósticas e elevando o padrão de cuidado. Essa tecnologia representa um avanço substancial para a medicina veterinária, aliando precisão diagnóstica e bem-estar animal. Esta revisão de literatura pretende mostrar a eficácia da traqueobroncoscopia e nasofaringorinoscopia, exames endoscópicos, em comparação com outros métodos que buscam o diagnóstico de distúrbios respiratórios.