Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Carneiro, Everton Nery"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA identidade de “gente nova”: uma sequência didática para o programa de educação em tempo integral no Colégio Estadual Eloyna Barradas em Eunápolis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-24) Costa Junio, Omundsen de Melo; Carneiro, Everton Nery; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Renk, Valquíria ElitaA identidade da pessoa ocorre a partir do seu nascimento, em um determinado reduto de vivência, do qual vai se tomando consciência com passar do tempo. O impacto da tomada de consciência, de pertencimento, à determinada identidade vai acontecendo a medida do amadurecimento, assim como os questionamentos sobre si mesmo vão se aflorando. Frente a percepção que no Colégio Estadual Eloyna Barradas, a juventude não se reconhece com a identidade definida para o seu território, surge o questionamento dos prováveis motivos pelo qual isso ocorre. Diante disso se dá pesquisa científica para compreender o processo de construção da identidade desta juventude. A hipótese levantada é de que este coletivo jovem, se trata de uma “gente nova” e para compreender o problema da identidade, foi alcançado o objetivo primário de: Compreender o sentido de pertença, no processo de construção identitária da juventude de estudantes do Colégio Estadual Eloyna Barradas em Eunápolis e os objetivos secundários de: Abordar o conceito identidade como um processo de construção na perspectiva da sociedade líquida, tendo como base Bauman (2005); discutir o que é ser “gente nova”, como possibilidade de identidade da juventude eunapolitana, tendo como base Ribeiro (1995); caracterizar o Programa de Educação Integral tendo como base Ébole (1969) e Menezes (2012), e sua relação com a nova Base Nacional Comum Curricular, tendo como base Pondelek (2018) e construir como produto final, uma proposta de estudos, em forma Sequência Didática, à ser utilizada, no componente curricular de Humanidade, sociedade e cidadania, para discutir a questão da identidade, como base Freitas (2017). A metodologia adotada foi de pesquisa com finalidade aplicada, por gerar conhecimento para solução de um problema específico, com objetivo exploratório, porque explora as informações existentes sobre a temática, de abordagem qualitativa, pois intenciona atribuir significado, interpretar e analisar a realidade, de procedimento empírico, por utilizar o campo para coletar os dados e do tipo participante, por existir a interação do pesquisador com o objeto de pesquisa. O universo da pesquisa foi constituído por 7 estudantes, maiores de 18 anos de idade, regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Médio. Foi adotada como técnica de coleta questionário aberto, através de perguntas semiestruturadas respondidas pelos sujeitos da pesquisa, de forma livre e esclarecida. A intervenção se deu através de rodas de conversa sobre a identidade de “gente nova”, no intuito de desenvolver o sentido de pertença a identidade local. Vale salientar que antes da coleta das informações o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, e aprovado conforme parecer nº 5.964.378, de 27 de março de 2023. Ao final foi construída a Sequência Didática, para as três unidades letivas do ano, dentro dos parâmetros orientados pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia.
- ItemInserção e identidade profissional dos residentes egressos do Campus XI: uso do blog como uma proposta de acompanhamento(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-17) Novais, Diná Santana de; Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Renk, Valquíria ElitaEntre as questões que são demandadas à universidade, a residência estudantil é um programa de grande importância na assistência universitária. O impacto da vivência acadêmica para os estudantes universitários, em particular para os residentes, mostra-se como um importante foco de investigação e enorme relevância social para entender e intervir na melhoria dessa realidade. Com efeito, este trabalho nasceu da intenção de compreender como a experiência dos estudantes na condição de residentes interferiu na construção da identidade desses residentes egressos, bem como construir um blog de acompanhamento dos egressos no Departamento de Educação de Serrinha. Para tanto, foi levantada a seguinte interrogativa: Como a construção da identidade dos residentes reverbera na sua formação profissional, considerando que as residências estudantis podem se constituir como espaços de formação e de fomentação de ideias? O objetivo geral desse estudo foi analisar as relações estabelecidas entre residência estudantil, construção de identidade e inserção profissional de egressos do ensino superior. Como objetivos específicos: compreender a relação existente entre residência estudantil e construção da identidade; estabelecer a relação entre construção de identidade e inserção profissional; e implementar a criação de um ambiente eletrônico específico (blog), interativo, que possibilite a manutenção de um diálogo permanente com os residentes egressos do Campus XI. O referencial teórico ancorou-se nas ideias de Bauman (2001, 2005) e Hall (2019), quando analisam a questão identitária e como a construção dessa identidade impacta na modernidade. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, interventiva, fazendo uso dos seguintes instrumentos na coleta e produção de dados: análise documental, questionário semiaberto e entrevista semiestruturada. O universo da pesquisa foi constituído por 19 residentes, egressos dos cursos de Pedagogia (10), Geografia (07) e Administração (02), e dois gestores que representaram o DEDC XI em períodos distintos e atuaram na comissão local de assistência estudantil. Vale salientar que antes da coleta das informações o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, e aprovado conforme parecer nº 4.574.747, de 05 de março de 2021. Esse estudo viabilizou o acompanhamento da inserção dos residentes egressos no mundo do trabalho e possibilitou a observação das mudanças em suas trajetórias, contribuindo para políticas voltadas para a juventude, gerando informações sobre os residentes egressos para a UNEB, em especial para o DEDC XI, uma vez que as informações referentes aos residentes que foram obtidas anteriormente, no período de seleção, não indicavam a realidade atual desses estudantes, havendo necessidade de uma retroalimentação constante para obtenção de dados reais. Sendo assim, os resultados geraram como produto um blog como instrumento importante e possível para o acompanhamento dos estudantes residentes egressos dos cursos de graduação do Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha.
- ItemInterseccionalidade nas narrativas femininas: o legado existencial das idosas negras da comunidade quilombola Maria de Juvêncio(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-15) Marques, Elisângela Carvalho Barbosa de Brito; Carneiro, Everton Nery; Rezende, Rodrigo Castro; Coelho, Patrícia Júlia SouzaO estudo debruça-se nas questões da Interseccionalidade, Legado e nas Narrativas de Vida das Idosas negras da Comunidade Quilombola Maria de Juvêncio, destacando em suas narrativas o racismo, o preconceito machista sofrido por elas. Com essas intersecções presentes nas vidas dessas mulheres negras, surgiu o seguinte questionamento: de que modo a interseccionalidade nas narrativas de vida das idosas negras da Comunidade Quilombola Maria de Juvêncio contribui na construção do seu legado existencial? O referencial teórico encontra-se sob a ótica de Akotirene (2020) –Intercessionalidade –, que dialoga sobre as opressões vividas pelos negros e as negras da nossa sociedade, ressaltando o racismo e o preconceito. O objetivo geral é compreender a interseccionalidade nas narrativas das idosas negras da Comunidade Quilombola Maria de Juvêncio no que se refere ao seu legado existencial. Os objetivos específicos: Discutir os conceitos de Interseccionalidade, Narrativa e Legado; Analisar as narrativas de vida das idosas negras da Comunidade Quilombola Maria de Juvêncio a partir da interseccionalidade, buscando inferir o seu legado; Construir um diário de memórias coletivas a partir das narrativas de vida das Idosas Negras da Comunidade Quilombola Maria de Juvêncio. Para tanto, o estudo se constitui em uma pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada em Minayo (2007); Husserl (1986), com o método da pesquisa fenomenológica. Tipo da pesquisa história oral baseado em Alberti (2004); a técnica de coleta de dados refere-se à metodologia rodas de conversas, na ótica de Afonso e Abade (2008). Na análise dos dados inspiramo-nos em Ricoeur (1976), com sua obra Teoria da Interpretação. Para tratar de experiências, Larrosa (2005) propõe testemunhar experiências de escrever na educação, educar na escritura. A estrutura da dissertação está dividida em seções representadas por artigos visando à publicação. Artigo 01. Interseccionalidade, Narrativa e Legado: Uma construção conceitual. Artigo II. Analisar as narrativas de vida das idosas negras da comunidade quilombola Maria de Juvêncio a partir da interseccionalidade, buscando inferir o seu legado. Artigo III. Memórias Transcritas em Diário Coletivo: As Experiências Negras da Comunidade Quilombola Maria de Juvêncio. O produto final é um Diário de Memórias: Narrativas de Vida das Idosas negras da Comunidade Quilombola Maria de Juvêncio. Entretanto, antes de coletar os dados o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade do Estado da Bahia. Aprovado com o Número do Parecer: 5.129.040 em 26 de novembro de 2021. Nesse caminho, espera-se que esta pesquisa amplie o debate sobre as práticas racistas e como estas afetam a existência das pessoas negras da nossa sociedade. Tecendo os resultados, salientamos que a temática é pouco discutida na maioria dos espaços onde ocorrem nossas relações sociais. Assim, as pessoas precisam se conscientizar de que o racismo não acabou, especialmente porque o terreno da luta contra o racismo, por vezes, parece nebuloso, encobre a realidade daqueles que estão em condição de invisibilidade em nossa sociedade, mas, positivamente, os movimentos sociais estão empenhados nessa luta e não deixarão que atos de perversidade passem despercebidos.
- ItemPrograma Nacional de Alimentação Escolar no contexto do território baiano do sisal: um estudo acerca da percepção de estudantes e merendeiras sobre o comer na escola(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-16) Santos, Franciele Nascimento dos; Carneiro, Everton Nery; Lima, Ivaldo Marciano de França; Leyva, Pedro AcostaA alimentação humana caracteriza-se por apresentar três grandes dimensões, a biológica, a social e a cultural. Sendo assim, os alimentos não são considerados apenas nutrientes que servem como substrato para que o organismo exerça suas funções vitais. Para além da fisiologia, o alimento representa também as emoções, os costumes e a identidade de um povo. Pensando nisso, diversos espaços contribuem para a construção de uma cultura alimentar, inclusive as escolas públicas brasileiras nas quais existe o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Nesse contexto, surge esta pesquisa que tem como objetivo analisar a percepção de estudantes e merendeiras dentro das três dimensões: biológica, social e cultural acerca da alimentação no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Território do Sisal, Bahia, com vistas à construção dialogada de um livro de receitas e cardápio como produto de uma pesquisa interventiva. Por esse motivo, foi elaborada a seguinte questão problema: como ocorre a percepção dos estudantes e das merendeiras participantes do PNAE em relação à alimentação na escola dentro de um contexto propositivo que considera o ato de comer constituído em três dimensões: biológica, social e cultural? Para responder a esta questão e atingir os objetivos da pesquisa, o estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante através do método fenomenológico. Para tanto, foram realizadas rodas de conversa, bem como entrevistas com questionário semiestruturado que tiveram seus discursos analisados através da perspectiva discursiva da semiótica. Como produto final, foi produzido um livro de receitas e um cardápio cujos nomes das preparações foram sugiridos pelos estudantes. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível compreender como os estudantes e as merendeiras percebem a alimentação no ambiente escolar para além do seu sentido principal de satisfazer a fome, sobretudo no que diz respeito às preferências alimentares. Sendo assim, os resultados foram aplicados na constução do livro de receitas e do cardápio buscando despertar o sentimento de pertencimento dos estudantes, fortalecer a cultura local, bem como fornecer subsídios para que novos diálogos promovam reflexões necessárias entre a área da saúde e as ciências sociais, pricipalmente quando se refere ao ambiente escolar.