Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Moreira, Claudia Martins"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiscursos sobre formação continuada: influências na construção identitária das professoras de Lingua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Iramaia da Silva; Moreira, Claudia Martins; Ferreira, Andrea Tereza Brito; Lima, Maria Nazaré Mota deEsta dissertação analisa as maneiras como o discurso autorizado sobre formação continuada se reflete no discurso das professoras de Língua Portuguesa da escola Castro Alves, da rede municipal de ensino, na cidade de Alagoinhas. Desse modo, visa-se propor uma análise acerca da construção de discursos sobre saberes, práticas pedagógicas e construção de sentidos atribuídos a essas professoras e da sua implicação na construção das identidades docentes e nas representações que dela são geradas. A base teórico-metodológica deste trabalho parte dos estudos no âmbito da pesquisa qualitativa por ser uma forma de fazer pesquisa baseada nos fenômenos sociais, sendo a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo parte de sua metodologia. Outros dados selecionados, gerados em pesquisa, foram os princípios do programa GESTAR referentes a quais competências foram construídas como política de formação do professor de Língua Portuguesa e as transcrições das falas das professoras de Língua Portuguesa que participaram do programa GESTAR, obtidas através da aplicação de entrevistas que nos mostraram como os discursos em torno da formação continuada constroem e reconstroem as identidades dessas professoras. Este trabalho apresenta uma posição crítica diante dos modos como estão sendo construídos os processos identitários que criam a ideia do que é ser um professor. A partir dos estudos realizados foi possível perceber que os discursos, tanto em relação aos princípios do programa GESTAR quanto os das próprias professoras, constroem uma política identitária e valores diretamente encalçados na construção formativa da sua profissionalidade.
- ItemLetramento digital na escola: refletindo sobre o uso das TIC pelo docente(Universidade do Estado da Bahia, ) Nascimento, Norma Suely Macedo; Moreira, Claudia Martins; Drummond, Washington Luís Lima; Larchert, Jeanes MartinsO presente trabalho constitui-se em dissertação da pesquisa realizada em uma escola pública, o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, situado no município de Alagoinhas - Bahia, cujo objetivo foi o de investigar se o uso que o professor faz das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) é meramente técnico, instrucional ou condiz com uma prática pedagógica emancipatória, que confere aos estudantes do Ensino Médio habilidades para seu letramento digital, conduzindo-os ao protagonismo no meio virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual a metodologia que se mostrou adequada foi do tipo estudo de caso. A investigação seguiu os procedimentos de coleta de dados através da observação em campo, entrevistas com os professores participantes, questionários para professores e alguns alunos, diário de campo, conversas informais e análise documental, os quais permitiram registrar e analisar toda a dinâmica e evolução das atividades cotidianas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Do ponto de vista teórico, essa pesquisa apoia-se nos estudos sobre letramento, segundo David Barton e Mary Hamilton (2000), Ângela Kleiman (2005), Janet Maybin (2000), Brian Street (2010); Magda Soares (2002, 2009); multiletramentos, segundo Roxane Rojo (2012); Letramento Digital, segundo Marcelo Buzato (2007, 2012), Maria Teresa Freitas (2010), Carla Viana Coscarelli (2007), Ana Elisa Ribeiro (2007), Antonio Carlos Xavier (2008); Cultura Digital, de acordo com Lúcia Santaella (2010), André Lemos (2010), Pierry Lévy (2010), Marco Silva (2002) e da Crítica Cultural, segundo Stuart Hall (2009), Maria Elisa Cevasco (2008), Deleuze e Guattari (1995), Ana Carolina Escosteguy (2005). As análises realizadas constataram, em alguns casos, um significativo avanço quanto à utilização das TIC pelo professor para além do instrucional, evidenciando, todavia, a necessidade de formação docente para o uso pedagógico do computador/internet, atestada pela fala dos próprios professores. Observamos algumas atividades que podem conduzir o estudante ao desenvolvimento do seu letramento digital crítico. Quanto à questão do protagonismo no meio virtual, atrelado aos processos de autoria/coautoria, verificamos um trabalho ainda incipiente.