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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Santos, Valci Vieira dos"
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- ItemInterfaces entre a Literatura e o Direito em “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski: Aproximações e perspectivas interlocutivas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-20) Silva, João Victhor Alves da; Santos, Valci Vieira dos; Molar, Jonathan de Oliveira; Pereira Silva, CalebEmbora pertença a campos epistemológicos distintos, a relação entre Literatura e Direito revela uma interseção promissora na medida em que ambos os saberes se debruçam sobre as complexidades da experiência humana. Enquanto a Literatura, por meio da construção narrativa, confere profundidade à subjetividade e aos dilemas ético-morais, o Direito opera na normatização das relações sociais, buscando estabelecer diretrizes objetivas para a resolução de conflitos. Nesse sentido, esta pesquisa propõe uma análise das interfaces entre esses dois campos do conhecimento, tomando como objeto de estudo a obra “Crime e Castigo”, de Fiódor Dostoiévski, a fim de investigar a construção literária da criminalidade e da punição e sua relevância para a reflexão jurídica contemporânea. A investigação pauta-se na metodologia da Literatura Comparada, que possibilita um diálogo interdisciplinar entre o texto literário e conceitos do Direito, especialmente no que concerne à criminologia, à psicopatologia criminal e à execução penal. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar as representações da criminalidade na obra de Dostoiévski, correlacionando-as a conceitos do Direito Penal e às discussões sobre justiça e punição. Para tanto, os objetivos específicos delineiam-se da seguinte forma: (i) examinar a construção da personagem Raskólnikov, observando as influências do meio social e psicológico sobre suas decisões e ações criminosas; (ii) investigar os elementos narrativos que caracterizam a criminalidade na obra, cotejando-os com teorias criminológicas e normativas do Direito; e (iii) discutir como a Literatura pode ser empregada como instrumento reflexivo na seara jurídica, auxiliando na formação de juristas e operadores do Direito com uma perspectiva mais ampla e humanizada sobre as problemáticas sociais e penais. Por fim, a relevância deste estudo reside na necessidade de promover o diálogo interdisciplinar entre a Literatura e o Direito, de modo a enriquecer a compreensão das dinâmicas jurídicas e sociais por meio da abordagem humanística proporcionada pelo texto literário. A obra de Dostoiévski, ao explorar os conflitos morais, psicológicos e jurídicos da criminalidade, fornece subsídios para uma reflexão crítica acerca dos limites da justiça, da subjetividade do criminoso e da própria funcionalidade da pena. Assim, esta pesquisa busca contribuir para a formação de juristas e estudiosos do Direito com uma visão ampliada sobre as dimensões éticas, filosóficas e sociológicas que permeiam a aplicação da justiça, reafirmando a importância da Literatura como instrumento interpretativo e de aprofundamento na compreensão dos fenômenos jurídicos.
- ItemO Desenvolvimento moral das personagens Clarissa, de Mrs. Dalloway, e Joana, De perto do coração Selvagem, à luz da teoria uma voz diferente(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-22) Bonfim, Isa Rocha; Santos, Valci Vieira dos; Castro, Andreia; Marcelino, Jacqueline Laranja LealA presente pesquisa trata-se de um estudo comparativo das obras Mrs. Dalloway e Perto do coração selvagem, com o propósito principal de explorar as personagens protagonistas das narrativas Clarissa e Joana, apontando as semelhanças, diferenças e dilemas vividos por ambas em um contexto social, marcado pelo patriarcado no período do século XX. A análise comparativa recorre ao suporte teórico comparatista da obra Uma voz diferente: Teoria psicológica e o desenvolvimento feminino da escritora Carol Gilligan, assim, investiga-se as motivações para que as vozes Clarissa Dalloway e Joana terem sido silenciadas. A obra Mrs. Dalloway é considerada um dos romances modernistas mais conhecidos e importantes do século XX. O livro é de autoria escritora britânica Virginia Woolf, a obra foi escrita e publicada na década de 1929. Perto do coração selvagem foi o primeiro romance publicado da escritora Clarice Lispector no ano de 1943. A obra marcou a literatura brasileira pelo estilo de escrita introspectivo da autora e pelo uso da técnica literária fluxo de consciência. Carol Gilligan (2021) apresenta em Uma voz diferente um estudo voltado ao comportamento moral feminino, trazendo reflexões sobre a vivência da mulher, que não é somente um reflexo do homem. A autora retrata que a voz feminina também é silenciada pelo sistema patriarcal, que domina a sociedade através dos tempos, fazendo com que não haja um espaço merecido para que essa voz diferente seja escutada. A definição de Gilligan sobre o desenvolvimento da moralidade feminina pode ser investigada por meio das personagens de Clarissa e Joana. Nos romances selecionados, é possível perceber a influência do sistema patriarcal que limitou a vida das mulheres durante séculos. Identifica-se através das personagens centrais das obras e de outras personagens das narrativas, as marcas profundas de uma sociedade cujas mulheres são limitadas em quase todas as posições. Para investigar as marcas patriarcais nos romances, busca-se o auxílio de Lerner (2019), que faz um estudo da origem do patriarcado. Saffioti (2015), por sua vez, analisa as consequências desse sistema na vida social das mulheres. Ademais, Gilligan (2021) explica como a voz diferente precisa ser ouvida diante uma realidade patriarcal. Dessa forma, esse estudo busca identificar como as “vozes diferentes” de Clarissa e Joana foram silenciadas pela sociedade do século XX.