Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) por Orientador "Santos, Cosme Batista dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemNo meio do caminho tinha uma pedra: práticas de letramento literário no ensino fundamental de uma escola pública de Petrolina-PE(2024-03-21) Damasceno, Leomara Coelho; Santos, Cosme Batista dos; Martins, Josemar da Silva; Bunzen Júnior, Clecio dos SantosEsta pesquisa visa identificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelas professoras para a efetivação do letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Patrícia Duarte Ribeiro, localizada em Petrolina–PE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual utilizou o estudo de caso etnográfico da prática escolar, conforme André (2005). Para o levantamento de dados, a investigação contou com o uso de entrevistas semiestruturadas, questionário aberto e observação participante. Para a análise dos dados, utilizou-se a triangulação. Como referencial teórico, a pesquisa norteia-se nos seguintes estudos: cultura escolar, segundo Julia (2001), no intuito de fundamentar os processos de transformação dos saberes literários no contexto escolar; prática pedagógica, tecida por Vazquez (2005); saberes docentes e formação do professor na perspectiva de Tardif (2012) e Nóvoa (1997); alfabetização e letramento, segundo Soares (2009; 2020); letramento literário e leitor literário, segundo Cosson (2014; 2021); a literatura na escola e a formação do leitor literário, de acordo com Colomer (2007; 2017), Zilberman (2003); entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam para a precariedade na formação inicial e continuada do professor. O analfabetismo foi apontado como uma das principais “pedras” no caminho no processo de formação do leitor literário. Espera-se que este estudo contribua com a ressignificação da formação docente, com a perspectiva de que o poder público educacional forneça aos professores uma formação condizente com a realidade das escolas. Além disso, enfatizar a necessidade de um olhar atento acerca das práticas de ensino-aprendizagem dos professores, utilizando a leitura literária a fim de formar leitores autônomos e críticos. Com isso, almejamos que os saberes docentes os permitam ir além do prescrito nos cronogramas e orientações curriculares, transformando os desafios em resultados positivos para a formação sociocultural dos discentes.