Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, se propõe a promover uma formação geral na área do ensino, tendo como fundamento a compreensão da contextualização dos conhecimentos e saberes escolares e das políticas educacionais inerentes aos territórios nos quais essas são construídas ou para os quais são direcionadas, o que influencia diretamente na abrangência dos processos educativos e nas concepções conceituais que norteiam o fazer docente. Assim, a intenção não é adentrar na especificidade de áreas de ensino (Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso, Matemática, Ciências e demais), mas expandir a compreensão de que um docente deve entender o processo de ensino e os conhecimentos fundantes da sua área de formação, passando a envolver a relação desses saberes específicos com a perspectiva da complexidade e do desenvolvimento de práticas de ensino que tenham como ponto de partida os conhecimentos e saberes diversos (da ciência, dos alunos, da comunidade, dos griôs, da sabedoria popular) como possibilitadores da concepção macro do mundo, da comunidade em que a escola está inserida, dos processos de aprendizagens e do desenvolvimento do ser.
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) por Orientador "Borges, João José de Santana"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Cia Balançarte de dança e a formação de artistas e arte/educadores/as no semiárido(UNEB, 2021-05-14) Souza, Marcos Aurélio Soares de; Borges, João José de Santana; Martins, Josemar da Silva; Vasconcelos, Flávia Maria de Brito PedrosaNeste estudo, o enfoque é discutir os processos de formação artística e arte/educativa da Cia Balançarte de Dança de Petrolina/PE no diálogo com as performances afroindígenas, e assim busca apreender, como essa CIA de Dança tem possibilitado formação contextualizada de artistas e arte/educadores e arte/educadoras no Semiárido Brasileiro. Tem como suporte teórico trabalhos que referenciam a categoria performance em seus estudos, já que o termo tem sido cada vez mais utilizado para definir as produções culturais afroindígenas brasileiras e seus praticantes; e autores e autoras que em suas pesquisas mobilizavam a pensar a Arte/Educação, partindo do pressuposto de que os espaços formativos ocupados pela Balançarte são constituídos por procedimentos arte/educativos desde o seu surgimento. Trata-se de uma pesquisa com abordagem Qualitativa e Metodologia Autoetnográfica, a mesma tem se firmado como um caminho metodológico possível de aplicação para a pesquisa em artes performativas, sobretudo, em relação à pesquisa artística no âmbito acadêmico, utiliza-se dos procedimentos de entrevistas semiestruturadas, empregada a quatro respondentes, sendo dois componentes do elenco atual da CIA e dois ex-membros do grupo, para averiguar como os processos artísticos e arte/educativos em Dança na Educação não-formal podem contribuir para a construção de aprendizagens contextualizadas nos Territórios Semiáridos e como as performances afroindígenas tem contribuído nesse processo? Para tanto, foram aplicados os princípios e procedimentos propostos pela Análise de Discurso.
- ItemAnálise de discursos sobre gêneros e sexualidades na narrativa de professores(as) em uma escola pública do ensino médio de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-04-10) Wrublewski, Gabriella dos Santos; Borges, João José de Santana; Silva, Fabio Ronaldo da; Paiva, Carla Conceição da Silva; Silva, Roseane Amorim daA produção de novos discursos sobre as diversidades de gêneros e sexualidades tem repercutido na sociedade contemporânea e, por conseguinte, dentro da sala de aula como um processo reflexivo de reproduções de violência de gênero de uma forma estrutural. A pesquisa de cunho quanti-qualitativo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da UNEB (DCH III) tem como o objetivo principal analisar os discursos de gêneros e sexualidades no contexto escolar a partir da narrativa dos(as) professores(as) de uma escola pública do ensino médio do município de Juazeiro-BA. Definimos como discursos de gêneros e sexualidades qualquer tentativa de debate que contenha algum tipo de demarcação de papéis sociais, regulação de comportamentos e práticas sexuais. A escola é um importante espaço de socialização quando refletimos sobre regulação de comportamentos e construção de identidades de gêneros em conjunto com outros marcadores sociais, tais como raça, cor, etnia e classe social. Como base para as discussões trouxemos autores que debatem sobre uma construção de identidade mais plural e política problematizando questões como gêneros e sexualidades, em sua interface com os direitos humanos. A existência de uma disputa política educacional com a presença de discursos ultraconservadores de base ideológica proibicionista embasados na defesa de uma escola neutra e do não debate sobre gênero e sexualidade nas escolas. Para analisar os dados da pesquisa utilizamos a metodologia da análise do discurso de Foucault (1996) e como instrumentos para a construção das narrativas do grupo focal utilizando os filmes “Luiza Homem” (1988), “Parahyba Mulher Macho” (1983), “Baile Perfumado” (1997) e “Céu de Suely” (2006). Como resultados encontrados a pesquisa apontou a necessidade de priorizar o enfrentamento à homofobia, lesbofobia, transfobia em sala de aula, bem como, a promoção de políticas públicas educacionais para a inclusão desse debate na proposta curricular de ensino para a promoção do respeito às identidades de gêneros e diversidades sexuais na escola.
- ItemCarrapicho: experiências de educomunicação com adolescentes e jovens do vale do Salitre(UNEB, 2019-03-07) Silva, Érica Daiane da Costa; Borges, João José de Santana; Gomes, Gislene Moreira; Soares, Ismar de OliveiraA partir de vivências acadêmicas e nos movimentos sociais, passei a acreditar na educomunicação como estratégia de formação de sujeitos, o que me levou a provocar a criação do Carrapicho Virtual, uma experiência com adolescentes e jovens no Vale do Salitre, interior de Juazeiro (BA). A partir da pesquisa-ação e da pesquisa participante, me embasando também em conceitos como a etnografia e etnopesquisa formação, me lancei ao desafio de investigar como a educomunicação pode promover a formação crítica-ativa da juventude no ambiente formal e não formal. Para isso, além de pesquisar a própria experiência, realizei uma intervenção na Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, ao tempo em que defendi a indissociabilidade entre a educação contextualizada e a educomunicação. Todo percurso permitiu reafirmar a educomunicação como caminho estratégico na formação de sujeitos protagonistas de uma cidadania ativa, bem como apresentar contribuições que possam embasar a construção de possíveis ações voltadas para esse campo-prático teórico no âmbito do poder público municipal.
- ItemOs círculos e as pontes: perspectivas teórico-epistemológicas de uma educação para a cultura de paz no case Petrolina(2022-07-12) Bories, Raoni Macedo; Borges, João José de Santana; Andrian, Nicola; Cabral, Barbara Eleonora BezerraEsta dissertação estabelece as bases teórico-epistemológicas para desenvolver a compreensão do que vem a ser uma educação para a Cultura de Paz no percurso de trocas intersubjetivas em círculos dialógicos realizados com jovens em privação de liberdade, internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Petrolina. Esses círculos são inspirados em metodologias participativas da abordagem conhecida como Justiça Restaurativa, já implementadas no lócus de pesquisa e adaptada como objeto/projeto de intervenção dentro dos conceitos da Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica (PAIS), de André Morin, como intervenção realizada pelo pesquisador. Por seu potencial transdisciplinar, optou-se por uma articulação dentro dos paradigmas de corporeidade, trazendo referenciais teóricos como o conhecimento pelo corpo de Pierre Bourdieu, antropologia das emoções e sociologia do corpo de David Le Breton, e os modos somáticos de atenção de Thomas Csordas. Também apresenta contribuições da perspectiva freiriana e um olhar sobre as instituições totalitárias tendo como base os conceitos de Goffman e Foucault. Busca situar a educação para Cultura de Paz na perspectiva dos direitos humanos multiculturais de Boaventura de Sousa Santos. O yoga será tratado como uma metodologia que, ao trabalhar com o corpo e a mente, insere o indivíduo em um contexto dialógico onde valores como a empatia, a solidariedade, a compaixão e o afeto podem ser trabalhados junto aos participantes, tendo como objetivo a construção de uma sociedade inclinada para a paz, para o diálogo e para o respeito ao que o outro tem a dizer.
- ItemCorpo em redemoinho - performances decoloniais no semiárido pela poética da Cia Biruta de Teatro(2022-06-20) Bezerra, Cristiane Crispim; Borges, João José de Santana; Santos, Márcia Guena dos; Rabelo, Elson de AssisEsta pesquisa analisa os processos artístico-pedagógicos da Cia Biruta, um grupo de teatro que atua nas margens do Rio São Francisco, desenvolvendo nos últimos anos processos criativos em teatro a partir dos estudos sobre performances e rituais, em diálogo com as práticas culturais populares de resistência, sobretudo as que se assentam na microrregião do Sertão do São Francisco, e das suas ações culturais e de formação junto à juventude periférica da cidade de Petrolina-PE. A pesquisa aqui apresentada intenta identificar os aspectos da decolonialidade nas poéticas de criação e elaboração de procedimentos pedagógicos do grupo através de análises sociológicas e antropológicas da corporeidade de diversos autores que cruzam seus conceitos com o pensamento decolonial de Nelson Maldonado-Torres (2021), Boaventura de Souza Santos (2004) e Walter Mignolo (2008). Utilizando-se também de claves metodológicas oferecidas pelos conceitos de encruzilhada e tempo espiralar, de Leda Maria Martins (2021), esta última relacionada aqui à imagem do redemoinho. A práxis artístico-pedagógica em questão também permite atravessamentos com métodos de inspiração etnográfica, que promovem a interlocução entre Arte e Antropologia.
- ItemCorpos flutuantes : emancipação e aprendizagem através da dança contemporânea no Vale do São Francisco(UNEB, 2019) Silva, André Vitor Brandão da; Borges, João José de Santana; Santos, Juracy Marques dos; Moraes, Juliana Martins Rodrigues dePensar a educação na contemporaneidade não é tarefa fácil, pois, as práticas e os discursos sobre ela não são homogêneos e, na maioria das vezes, indicam caminhos bifurcados. Entretanto, mesmo que de modo plurívoco, o corpo se faz presente nas discussões em torno da educação, sobretudo, a partir da segunda metade do século XX de forma significante. Na contemporaneidade, as questões em torno do corpo se agitam, tendo em vista que, ele se torna centro dos debates nos mais diversos campos da vida humana, como, por exemplo: na política, na economia, na ética e na estética. Dessa maneira, propomos nesta pesquisa, investigar o processo de criação do espetáculo de dança contemporânea Rio de Contas da Cia. de Dança do Sesc Petrolina (CDASP), a fim de percebê-lo como um processo de educação contextualizada que envolve aspectos estéticos, educacionais e políticos que, por sua vez, tem o corpo como lugar de atuação para a construção de corpos e imagens emancipadas de sertão. Para tal, a pesquisa se utilizou da abordagem metodológica da fenomenologia com ênfase nos estudos de Maurice Merleau-Ponty e Alfred Schutz em aproximação com a semiótica de Charles Sanders Peirce. Mesmo que advindas de linhagens fenomenológicas e espistemologias distintas, o diálogo com esses autores nos forneceu terreno fértil para a elaboração de interpretações acerca do fenômeno do espetáculo Rio de Contas. Enquanto método de coleta de dados, empregamos a entrevista compreensiva para a obtenção de narrativas pessoais dos bailarinos que fizeram parte do processo, como também, a observação participante que se deu através da presença em ensaios do espetáculo. Assim, podemos com mais acuidade pensar sobre como o processo criativo de construção de um espetáculo de dança enseja processos de ensino-aprendizagem que contribuem para a formação de um sujeito consciente de sua singularidade-plural, construindo para si, uma corporeidade capaz de fazê-lo sentir, pensar e experienciar o mundo e, principalmente, seu contexto sob perspectivas não hegemônicas.
- ItemEco-vivência e processos educativos: a constituição indivíduo- natureza na Comunidade de Assentamento Terra da Liberdade(UNEB, 2020-03-03) Silva, Vera Lúcia Oliveira; Borges, João José de Santana; Martins , Josemar da Silva; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaO presente trabalho possui como objetivo analisar as experiências de Convivência com o Semiárido tanto no contexto escolar quanto no entorno na perspectiva da Educação Contextualizada, em consonâncias com Ecologia Humana, na comunidade de Assentamento Terra da Liberdade, em Petrolina - PE. Nesse sentido, busca-se compreender como são constituídas as práticas educativas na relação aos processos de vida produtiva, elencando vivências diversas as quais nomeamos de Eco-vivências. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de natureza etnográfica, mediante uma imersão na comunidade pesquisada por meio da observação participante, de entrevistas e de análise documental. A análise fundamenta-se na perspectiva da Educação Contextualizada para o Semiárido e da Ecologia Humana, estabelecendo as sinergias e transversalidades de Eco vivências no Semiárido e na relação indivíduo-natureza, nas questões geográficas do território e suas territorialidades. Em seguida, orientadas pelas entrevistas narrativas, e apanhados registrados em documentos, promoveu um diálogo com outras pesquisas para o aprofundamento das informações encontradas e as imagens como registro dos dados, bem como a escrita descritiva como método de análises fornecendo suporte científico a investigação. Desta feita, todas as intervenções/mediações comunitárias geram produções que narram seu ecossistema. No caso do Assentamento Terra da Liberdade a Escola Municipal Terra da Liberdade, a horta orgânica comunitária, os quintais produtivos são as materialidades encontradas. Enquanto que as dinâmicas nos textos escritos pelas crianças, as práticas exercidas de reconstrução de professores em suas teorias, o espirito de lideranças dos assentados camponeses, os diálogos no espaço da horta por assentados, as místicas proferidas nas novenas e cultos, sistematizam as imaterialidades, estas foram evidências territoriais reunidas pela pesquisa que caracterizaram como são suas construções de vivências e convivências com o ecossistema em que se vive.
- ItemEducação, comunicação e práxis: desafios e possibilidades de uma formação educomunicativa(UNEB, 2017-02-27) Marques, Paulo César Pedroza; Borges, João José de Santana; Gomes, Gislene Moreira; Barreto, Alexandre FrancaAs crianças e jovens mostram-se cada vez mais atraídos e familiarizados com as diferentes linguagens do universo comunicacional e tecnológico, o que atribui à escola o desafio de dialogar com essa realidade. Por isso, objetivamos aqui, compreender como a inserção da educomunicação no ambiente escolar pode se tornar uma forma de ensino-aprendizagem que estimule a participação dos estudantes e propicie uma formação mais crítica em relação aos conteúdos midiáticos. Nessa perspectiva, contamos com a contribuição de autores como Ismar de Oliveira de Soares, Jesús Martin-Barbero, Mário Kaplún, Paulo Freire, entre outros, os quais foram determinantes para o processo de problematização do campo em estudo. Assim, buscando ampliar as possibilidades de compreensão do potencial educomunicativo no contexto escolar, elegemos a Escola de Formação Técnica Juazeirense (EFTJ)1, em Juazeiro-BA, como lócus desta pesquisa, espaço no qual colocamos em prática um projeto de educomunicação construído coletivamente em parceria com estudantes e professores. Para isso, utilizamos como referencial metodológico, sobretudo, a pesquisa-ação e a etnometodologia, abordagens imprescindíveis à realização de uma pesquisa qualitativa construída em conjunto com outros atores sociais. Os resultados obtidos evidenciam que o trabalho fundamentado na tríade educação, comunicação e práxis faz-se cada vez mais urgente e necessário para a formação dos educandos, sendo possível realizá-lo por meio da ação conjunta entre sujeitos que partilham de uma “intencionalidade” educomunicativa indispensável à transformação dos espaços verticalizados do conhecimento. Processo que se tornou visível através do planejamento e implementação das oficinas desenvolvidas na escola, as quais nos ajudaram a perceber a educomunicação enquanto um ideal de relações inclusivas, que perpassam pela integração de diversas aprendizagens, entre elas, a midiática
- ItemNas trilhas da educomunicação: alternativas educacionais para as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita(UNEB, 2021-05-11) Costa, Elissandra Brito; Borges, João José de Santana; Andrian, Nicola; Santos, Márcia Guena dos; Barreto, Alexandre FrancaA presente pesquisa aborda a temática das dificuldades de aprendizagem (DA) e discute sobre as práticas educativas dos professores e suas possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ribeirinha, no município de Casa Nova-BA, os quais apresentam dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Tem como objetivo principal investigar as práticas educativas – e as respectivas contribuições – realizadas pelos professores, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, no processo de ensino aprendizagem de alunos com dificuldades na leitura e na escrita e a relação com a educomunicação. Para alcançarmos os objetivos específicos propostos: compreender a dimensão das dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura e à escrita dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, assim como a concepção das professoras acerca dessas dificuldades; verificar as abordagens e compreensões das professoras acerca da Educomunicação refletindo sobre os conceitos básicos dessa interface educativa/formativa e identificar as práticas realizadas pelas professoras assim como suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem com alunos que apresentam dificuldades na leitura e na escrita e as possíveis relações com a Educomunicação. Utilizamos como aporte teórico autores como: Coulon (2017), Rampazo (2009), Fonseca (1995; 2018), kato (1986), Sampaio (2019), Vygotsky (1989), Freire (1996; 2017; 2019), Soares (2002; 2011; 2014), Kaplún (1998; 2011; 2014) Citelli; Costa (2011), dentre outros. Para a recolha dos dados, esta pesquisa teve como participantes apenas as professoras, sendo desenvolvida em três momentos: questionário semiaberto, entrevista semiestruturada e uma roda de conversa on-line, dialogando sobre a Educomunicação e a prática educativa do docente mediada através da plataforma Zoom. Nos servimos também da observação direta, filmagem e anotações/registros de campo. A partir da análise dos dados compreendemos, por meio do olhar das professoras, que suas práticas educativas contribuíram satisfatoriamente para o processo de ensino e aprendizagem dos seus/suas alunos. Consideramos que tais práticas mantêm uma aproximação com proposições educomunicativas como produção de conteúdos educativos realizados através de intervenções. Quanto ao feedback do encontro on-line, este também nos mostrou resultados surpreendentes, evidenciando a necessidade que os professores têm por novos conhecimentos, suas limitações em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, assim como a gratidão expressa por todos pela realização do evento. Portanto, consideramos o nosso trabalho necessário e de elevada importância para a prática educativa dos profissionais da educação, pois apresenta referências positivas para o âmbito da educação em relação à interface Comunicação e Educação como nova perspectiva para repensar as práticas educativas e até mesmo a metodologia utilizada pelas professoras.
- ItemTeatro jovem: a formação artística da juventude de Curaçá-BA a partir das manifestações culturais(UNEB, 2020-02-28) Silva, Irenilda Maria da; Borges, João José de Santana; Reis, Edmerson dos Santos; Araújo, Miguel Almir Lima deA cultura de cada indivíduo é apresentada/representada nas interações/experiências nos grupos onde se encontra inserido. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa se propôs a investigar como a formação artística de dois grupos de jovens da cidade de Curaçá-BA se relaciona com as manifestações culturais difundidas no município, tendo como recorte o grupo teatral Filhos de Palmares e alunos do Colégio Municipal Professor Ivo Braga. Para alcançarmos os objetivos propostos: Como/se os jovens interagem com as manifestações culturais; identificar como constroem sua identidade cultural, além de averiguar como são construídos os espetáculos e performances dos grupos, nos abarcamos nas concepções teóricas de autores como: Freire (1984), Geertz (1989), Boal (2002), Gondim (2003), Hall (2006), Setenta (2008), Reis (2009), Carvalho (2011), Benedict (2013), dentre outros. Esta pesquisa foi realizada de forma qualitativa e se pauta em uma metodologia que considera a centralidade da cultura nos fenômenos sociais abordados no contexto dos grupos em questão, discutindo ainda sobre juventude, essa sendo abordada em relação às próprias experiências que os sujeitos vivenciam, suas interações socioculturais, além de discorrer sobre identidade cultural, construída por diversas práticas compartilhadas e o contexto em que esses jovens estão interpostos. No que tange priorizar os diferentes aspectos da cultura dos indivíduos do estudo, trabalhamos com a observação participante, o grupo focal e o diário de campo para cultivarmos os dados das diversas interações e trocas que ocorrem com os participantes. Com essa metodologia, foi possível observar como esses sujeitos se comportam nos seus grupos, suas percepções, bem como as visões do que não é expressado verbalmente, mas que implica nas interpretações/expressões demonstradas nos gestos, corpos, olhares, performances dos indivíduos. A partir da análise dos dados foi possível interpretar os sentidos atribuídos as manifestações e com o cultivo dos dados, concluir que os participantes se formam artisticamente a partir dos incentivos e das experiências vividas sejam elas com os pais, escola ou a igreja, e que as manifestações culturais de Curaçá-BA perpassam, na sua maioria, na formação artística através das atividades vividas e experienciadas pelos jovens nos seus diferentes contextos. E a formação artística integra a identidade desses indivíduos e sua inserção sociocultural durante toda a construção pessoal, sendo esta atuando como conhecimento dos saberes/tradições do seu povo e de sua região.
- ItemYoga e a prática pedagógica: uma proposta de educação integral em uma escola na rede pública de ensino em Juazeiro-BA(UNEB, 2023-04-14) Rodrigues, Jaqueline Aquino; Borges, João José de Santana; Gomes, Geam Karlo; Franco, Anamélia Lins e SilvaA presente pesquisa tem como objeto de estudo o Yoga para a prática pedagógica de uma educação integral, com a problemática que consiste em responder a seguinte questão: de que modo as oficinas de Yoga, estruturadas a partir do paradigma da corporeidade, podem contribuir na prática pedagógica com vistas em uma educação integral na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, de Ensino Fundamental da Rede Pública na cidade de Juazeiro-BA? O estudo se constitui nos subsídios teóricos que discutem o Yoga como uma possibilidade de prática pedagógica na intenção de promover uma educação que considere o sujeito em sua formação integral, com a realização de oficinas de Yoga na escola, apresentando a descrição do processo de desenvolvimento dos estudantes durante as vivências, refletindo como essa prática opera na ampliação da compreensão dos estudantes relacionada à sua corporeidade. O levantamento, a descrição e a análise das informações emergentes no contexto pesquisado, tiveram como fundamentos metodológicos as contribuições da abordagem qualitativa inspirada no interacionismo simbólico, que também será a base para a análise de dados em conjunto com o paradigma da corporeidade, a partir dos modos somáticos de atenção. Como instrumentos de produção de dados estão sendo utilizados a autoetnografia, o diário de campo, a observação participante, e a entrevista compreensiva, a partir de rodas de conversa com os sujeitos participantes da pesquisa. No decorrer das experiências com as oficinas de Yoga no ambiente escolar, as reflexões realizadas a partir do quadro teórico e as análises dos relatos do diário de práticas e vivências tivemos a chance de vislumbrar como seria essa possibilidade de uma educação integral como uma realidade a ser inserida no ambiente escolar, uma vez que não é uma proposta que simplesmente surge como completa estranha, mas que já tem seus indícios de diálogos, inclusive nos documentos que regulamentam as práticas de ensino aprendizagem no próprio ambiente escolar.