Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) por Orientador "Barros, Edonilce da Rocha"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOrganização pedagógica da educação profissional e tecnológica da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-06-17) Lima, Cleiton de Oliveira; Barros, Edonilce da Rocha; Sena, Ivania Paula Freitas de Souza; Oliveira, Adelson Dias deEsta pesquisa tematiza a educação profissional e tecnológica enquanto espaço-tempo de formação humana. Tem como objetivo geral compreender a organização do currículo do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA, sendo essas escolas a base empírica da pesquisa. É uma pesquisa do tipo qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza o estudo multicaso como método de pesquisa de campo. As bases teóricas da pesquisa fundamentam-se em autores que abordam a Educação Profissional, o trabalho como princípio educativo, a Pedagogia Tecnicista e da Alternância, além das normas e leis sobre a Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa revela que as duas escolas, embora ofertando o mesmo curso, o modo de organização curricular se diferencia em vários aspectos, principalmente no que tange à formação dos sujeitos aprendizes. A EFAS fomenta uma educação com foco em uma sociedade solidária, coletiva e ambientalmente sustentável, enquanto o CETEP fomenta uma educação na perspectiva do modelo do antigo desenvolvimentismo a serviço do capitalismo globalizado. As Especialidades Curriculares das duas unidades de ensino, tomando como parâmetro os enfoques no DCRB, apresentam distanciamentos muito sensíveis. Fica evidente que, embora a base curricular dos dois cursos siga as diretrizes do DCRB, as práticas e as metodologias de ensino são diferenciadas; enquanto uma escola qualifica a mão de obra juvenil para atender ao mercado de trabalho (CETEP), a outra se atenta para uma formação omnilateral vislumbrando uma juventude que se engaje, criticamente, na sociedade, numa nova visão de educação profissional e tecnológica.
- ItemProtagonismo das mulheres de Massaroca a partir dos processos educativos do Comitê das Associações Agropastoris(UNEB, 2023-03-31) Santos, Ana Paula Silva dos; Barros, Edonilce da Rocha; Reis, Edmerson dos Santos; Rios, Pedro Paulo SouzaA participação da mulher rural na produção agrícola é um fato incontestável, mas quase sempre invisibilizado, restrito ao espaço doméstico e privado. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o protagonismo e a participação social de mulheres rurais vinculadas ao Comitê das Associações Agropastoris de Massaroca (CAAM), com enfoque nos processos educativos. A base empírica da pesquisa foi o distrito de Massaroca, Juazeiro, Bahia, sede do CAAM. É um estudo de caso de abordagem qualitativa. Utiliza diferentes técnicas de coleta de dados como a observação direta, visitas, entrevistas semiestruturadas e entrevistas com grupos focais. Os resultados demonstram que as mulheres rurais de Massaroca vêm exercendo um protagonismo nos espaços de poder e decisões, como presidentes das associações rurais e do CAAM; coordenadoras de projetos produtivos, dentre outras atividades que em passado recente eram atribuídas somente aos homens. A pesquisa evidencia também o papel das mulheres rurais como provedoras do lar, no exercício de atividades geradoras de renda familiar que tem sido fundamental para sua autonomia. Esses aspectos também implicam na sua condição de liberdade e de visibilidade perante a sociedade. O estudo demonstra ainda que a condição das mulheres no espaço rural pesquisado tem passado por uma transformação social significativa, que segundo elas próprias tem a ver com os processos formativos que elas vêm participando dentro e fora do CAAM. Os espaços públicos que elas frequentam têm lhes permitido sair da invisibilidade e as colocando como protagonistas de suas histórias de vida, como também têm permitido que elas adquiram mais autonomia e liberdade, o que as diferenciam do lugar comum da mulher rural historicamente subalternizada.