Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
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O Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, se propõe a promover uma formação geral na área do ensino, tendo como fundamento a compreensão da contextualização dos conhecimentos e saberes escolares e das políticas educacionais inerentes aos territórios nos quais essas são construídas ou para os quais são direcionadas, o que influencia diretamente na abrangência dos processos educativos e nas concepções conceituais que norteiam o fazer docente. Assim, a intenção não é adentrar na especificidade de áreas de ensino (Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso, Matemática, Ciências e demais), mas expandir a compreensão de que um docente deve entender o processo de ensino e os conhecimentos fundantes da sua área de formação, passando a envolver a relação desses saberes específicos com a perspectiva da complexidade e do desenvolvimento de práticas de ensino que tenham como ponto de partida os conhecimentos e saberes diversos (da ciência, dos alunos, da comunidade, dos griôs, da sabedoria popular) como possibilitadores da concepção macro do mundo, da comunidade em que a escola está inserida, dos processos de aprendizagens e do desenvolvimento do ser.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) por Orientador "Amorim, Dinani Gomes"
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- ItemContribuições da rede social Instagram como recurso pedagógico para a aprendizagem contextualizada(UNEB, 2021-05-28) Carvalho, Vitor Hugo Rodrigues; Amorim, Dinani Gomes; Amorim, Ricardo José Rocha; Duarte, Francisco RicardoA propagação das Tecnologias da Informação e Comunicação na sociedade transformou a forma como as pessoas interagem umas com as outras afetando diversos setores da sociedade, inclusive a esfera educacional. Por isto, foram potencializadas as discussões acerca da integração dos recursos digitais no ensino e sobre como utilizar estas ferramentas almejando trazer benefícios para a aprendizagem dos discentes. Neste cenário, o Instagram ainda é uma mídia social pouco explorada no âmbito educativo, apesar de ser uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e no mundo, sobretudo por jovens, conta com muitos recursos multimídia que poderiam ser utilizados com finalidade pedagógica. Diante disso, esta pesquisa partiu da questão norteadora: quais as possíveis contribuições da utilização da rede social Instagram como recurso para aprendizagem contextualizada com a realidade dos discentes? Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar quais as possíveis contribuições do uso do Instagram como recurso pedagógico que dê suporte à aprendizagem contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro. O quadro teórico desta pesquisa fundamentou-se em autores como Prensky (2001), Veen e Vrakking (2009), que abordam sobre a cultura digital e os seus impactos no âmbito educacional; João Mattar (2017) e Moran (2018) que descrevem aspectos sobre as metodologias ativas de ensino e suas possíveis correlações com as TICs; Reis (2009), Martins (2006), Carvalho e Reis (2013), entre outros autores, que discorrem sobre a perspectiva da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro; e por fim, Thiollent (2005), Tripp (2005) e Barbier (2002) que abordam sobre o método da pesquisa-ação. O objetivo levou o pesquisador a dialogar com o método pesquisa-ação, no qual se fez necessário intervir no ambiente investigado para a elaboração e aplicação de uma estratégia pedagógica que fez uso do Instagram. A investigação baseou-se em uma abordagem mista, com predominância do caráter qualitativo, mas que também empregou dados quantitativos visando ampliar à compreensão dos fenômenos. A pesquisa foi realizada de forma remota devido ao contexto de pandemia provocada pela COVID-19; esta teve como sujeitos investigados os estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado do IFBA, Campus Juazeiro-BA, e o docente da disciplina de Geografia. Além do mais, foram empregados na coleta de dados questionários e reuniões on-line com os envolvidos e houve a análise do conteúdo publicado no Instagram pelos alunos participantes da pesquisa. Os resultados encontrados evidenciaram que o Instagram atuou, no ambiente pesquisado, como um recurso digital facilitador para dar suporte à aprendizagem contextualizada. Além disso, a utilização do Instagram tornou o processo de aprendizagem dinâmico, colaborativo e motivador para os alunos, que demonstraram facilidade em operar esta mídia social.
- ItemRedes sociais em sala de aula: caminhos possíveis de letramentos(UNEB, 2020-02-18) Nascimento, Ariádene de Almeida Matos; Amorim, Dinani Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Duarte, Francisco RicardoEsta dissertação apresenta uma pesquisa cuja temática envolve o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente escolar, enfocando as potencialidades das redes sociais em articulação com as práticas de letramentos. Assim, buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como utilização das redes sociais digitais na sala de aula pode contribuir para práticas de letramento? Para isso, definiu-se como objetivo geral analisar a utilização das redes sociais em sala de aula para as práticas de letramentos em ambiente digital com uma perspectiva de inovação pedagógica e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, procurou-se identificar como os professores e alunos lidam, compreendem e se apropriam das TDICs, em especial, das redes sociais no ambiente escolar, investigar a utilização das redes sociais digitais pelos professores e pelos alunos, no contexto escolar, como potencialidades para a prática de letramentos e verificar como os professores têm promovido o desenvolvimento da postura crítico-reflexiva, criativa e protagonista dos alunos em prol da autoria a partir do uso das redes sociais digitais. Em relação ao embasamento teórico, a pesquisa apoia-se nos estudos das tecnologias digitais de informação e comunicação, em que a internet ganha espaço e acrescida dos recursos da Web 2.0 favorece a cultura digital e evidencia o ciberespaço como ambiente para a atuação. Assim, evidencia-se as concepções e possibilidades referentes às redes sociais digitais, as considerando como parte das mídias sociais que possibilitam a comunicação, a interação entre os participantes, a obtenção de informações, além da produção e veiculação de conteúdos de forma dinâmica e flexível. Nesta produção, também se apresenta um panorama da educação do século XXI, acompanhada de um breve histórico do letramento no Brasil, além de considerar a articulação entre as redes sociais digitais e os Novos Estudos do Letramento. Para tanto, vale salientar que este estudo é constituído de uma fundamentação teórica ancorada em obras importantes referentes à temática abordada, vale-se de uma abordagem metodológica qualitativa, baseada no método de estudo de caso etnográfico para sistematização da investigação de campo. Também são apontados os procedimentos e técnicas de investigação, como questionários semiabertos, observação participante e entrevistas semiestruturadas, que proporcionaram percepções acerca do fenômeno investigado, bem como a caracterização do lócus e dos participantes, além da adoção da metodologia de análise textual discursiva como referência para analisar os dados. Ademais, destaca-se os resultados e discussões dos dados obtidos, os quais possibilitaram diagnosticar que apesar das dificuldades em relação a problemas de infraestrutura, à falta de suporte adequado para a utilização das TDIC e à formação continuada de professores mais centrada, os participantes da pesquisa ainda encontram alternativas para se integrarem à era digital, mesmo que de forma limitada. Dessa forma, há o reconhecimento de um avanço, apesar dos entraves e que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para se alcançar a utilização eficiente das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente, das redes sociais digitais para as práticas de letramentos, convergindo para inovação de práticas pedagógicas e melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
- ItemTecnologias digitais na práxis pedagógica de docentes de língua estrangeira em uma escola da rede pública estadual da Bahia(UNEB, 2018) Soares, Josias Willams dos Santos; Amorim, Dinani Gomes; Amorim, Ricardo José Rocha; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaAs tecnologias digitais e sua presença no cotidiano têm possibilitado novas formas de interação, socialização, comunicação, produção e disseminação de informações e conhecimentos, com isso novas possibilidades de aprendizagem se apresentam, potencializando a ascensão dos processos educacionais, que anterior as tecnologias digitais não eram possíveis. Vive-se atualmente uma era de descobertas e firmações de novas possibilidades no desenvolvimento tecnológico e na construção de saberes, ambiente que constitui o paradigma da cultura digital e evidencia a necessidade de novas formas de ensino e aprendizagem voltadas a realidade social. As tecnologias digitais e suas possibilidades de uso ganham espaço de destaque no processo educacional, fazendo-se necessário investigar essas práticas e mostrá-las para que se possa refletir e agregá-las no fazer pedagógico. Diante desse cenário, a pesquisa apresenta a prática docente no ensino de língua estrangeira a partir do uso de tecnologias digitais, trazendo como objetivos analisar de que maneira a prática pedagógica dos professores, com o uso das tecnologias digitais, contribuem para as tessituras do processo de ensino e aprendizagem, bem como, identificar as metodologias de ensino que possibilitam o uso das tecnologias digitais; investigar os impactos da utilização das tecnologias digitais na construção dos saberes; e evidenciar os significados que as tecnologias têm para seus usuários. A metodologia da pesquisa traz uma abordagem etnográfica de tipo qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados realizou-se os seguintes procedimentos: observação participante, questionários e entrevista semiestruturada com o foco na práxis pedagógica mediada por tecnologias digitais e as relações de interação entre os professores e estudantes e suas contribuições para os processos de ensino e aprendizagem. O lócus da pesquisa foi uma escola pública da rede estadual da Bahia, localizada na cidade de Juazeiro-BA. Participam desta pesquisa, professores de língua estrangeira e estudantes do ensino médio. Os resultados e discussões possibilitaram conhecer as realidades da escola, da prática dos professores e dos estudantes e suas relações com as tecnologias digitais, de maneiram a compreender as potencialidades das tecnologias para o uso didático, os entraves que impedem o desenvolvimento do processo educacional e as necessidades que carecem. Conclui-se com que é preciso ir além da inserção da tecnologia em sala de aula, a escola e os professores precisam se apropriar, compreender e utilizar as tecnologias de modo criativo. É necessário reservar espaços pedagógicos para dialogar sobre as possibilidades metodológicas e troca de experiências. Bem como compreender e discutir a respeito dos aspectos sociais e políticos das tecnologias, visando a sistematização de políticas públicas de formação de professores a partir das especificidades das tecnologias