Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis por Orientador "Ortiz, Ivanice Teixeira Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inserção da fé católica no Brasil: uma análise em torno da construção das primeiras igrejas católicas na cidade histórica de Santa Cruz Cabrália(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Alves, Kátia Pinto; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Sá, Charles Nascimento de; Lima, Caroline de AraújoA conquista do território do que hoje chamamos de América pelos europeus em 1492 trouxe inúmeros eventos históricos ao longo dos séculos a frente. Adiante, nos primeiros momentos do século XVI, os portugueses chegaram nas terras que hoje chamamos de Brasil, especificamente na localidade de Coroa Vermelha fixada na região do extremo sul do Estado da Bahia e que compõe a atual Costa do Descobrimento. Com o então iniciado processo de colonização, as mudanças na vida e cultura dos povos nativos se tornaram cada vez mais profundas e passaram a atingir todos os ambientes da vida social, a exemplo o sistema de religiões e crenças ancestrais dos povos que ali viviam desde os temos de outrora. O processo de colonização e catequização rapidamente começou a se disseminar por todas as localidades próximas como na área de Santa Cruz Cabrália, local em que se fundamenta territorialmente essa pesquisa. O erguimento dos primeiros templos religiosos de origem cultural europeia e cristã, como a construção das duas primeiras igrejas na vila colonial de Santa Cruz, deu origem à cidade histórica deste local, resistente ao tempo até os dias atuais. Tendo este histórico como base, este artigo se propõe a analisar o processo de inserção da Igreja Católica na cidade de Santa Cruz Cabrália, transcorrendo um estudo sobre o processo de ocupação do território brasileiro, das terras conquistadas através da colonização imposta pelo Estado Português, associado à participação da Igreja em sua atuação no projeto catequético de evangelização dos povos nativos, com influência na vida social e religiosa, por intermédio da implantação da fé cristã. Para tal a presente pesquisa utiliza-se do método contido no paradigma indiciário de GINZBURG (1989), ao realizar uma revisão bibliográfica de autores e a autoras como CANCELA (2014), FAUSTO (2004), TODOROV (1982) entre outros que versem sobre o tema e observam o processo de colonização pela ótica das Américas, do Brasil e da Bahia, o que ancora este trabalho no campo conceitual da micro história (LEVI, 2016).
- ItemO ensino de História durante as aulas remotas e híbridas: uma análise a partir dos cadernos de apoio à aprendizagem das escolas públicas da Bahia entre os anos de 2020-2021(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Batista, Amanda Dias; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Silva, Célia Santana; Silva, Geovani de JesusA pesquisa analisa o que foi proposto no Ensino Remoto e Híbrido do componente de História a partir dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, com o intuito de observar através do currículo as sequências didáticas e os conteúdos destes cadernos criados na Bahia entre os anos 2020 e 2021. Frente aos percalços do quadro social, em que houve a suspensão total das aulas no Brasil, devido à pandemia mundial de coronavírus (Covid-19), viu-se a possibilidade de implementar o ensino virtual de forma remota e híbrida ao criar ferramentas como o Caderno de Apoio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, o qual aguçou as inquietações para a elaboração desse trabalho centrado em explorar este material didático disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. A primeira proposta deste estudo se dedicou à coleta das fontes, que foram os cadernos de apoio dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, os vídeos pedagógicos, a LDB de nº 9.394/96, BNCC de 2017 e PNE nº 13.005/14 para a discussão sobre as legislações que regulamentaram a criação desse material. No segundo momento, deu-se atenção ao plano de capítulo para melhor distribuição do que se pretendia discutir através dos objetivos geral, específicos e estruturação bibliográfica. No terceiro momento, efetuou-se a escolha bibliográfica partindo dos conceitos centrais que permearam a pesquisa. Com isso fez-se necessário discutir como os conteúdos contidos nesses Cadernos de Apoio foram abordados, ou seja, se seguiam uma linha eurocêntrica dada pela história oficial, ou propunham uma visão decolonial. Para a análise estruturou-se um caminho a partir dos seguintes elementos: sujeitos históricos, especificamente, os indígenas e suas representações; proposições temáticas; conteúdos e conceitos propostos; sequência didática; referencial teórico e bibliográfico.