Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XVIII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Eunápolis por Orientador "Lima, Caroline de Araújo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMulheres na política em Eunápolis (2010-2020)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Silva, Sirlane Oliveira; Lima, Caroline de Araújo; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Vielmo, PaulaEste artigo tem como objetivo analisar a participação das mulheres na política de Eunápolis, odo de (2010-2020), apresentando uma descrição e a análise da participação feminina nas disputas políticas institucionais, indicando estatisticamente o número de mulheres que foram eleitas vereadoras e prefeitas, neste período, evidenciando o perfil e o campo político que as mesmas representavam. O artigo apresentará um breve histórico da luta das mulheres para ocupar os espaços públicos.
- ItemO uso da literatura afro-brasileira nas aulas de história: uma análise da obra “Quarto de despejo – diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Nascimento, Camila Sousa; Lima, Caroline de Araújo; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Vielmo, PaulaO Brasil é um país enorme onde a riqueza e a pobreza são vizinhas que se digladiam diariamente. Uma das maiores provas disso são as comunidades (anteriormente conhecidas como favelas), que é um espaço onde os ex escravizados foram despejados após a abolição e é também o espaço onde nossa protagonista Carolina Maria de Jesus narra seu cotidiano narrando em seus diários a vida na favela do Canindé, onde ela era odiada pelos seus vizinhos por ser letrada demais e odiada pelos não favelados por ser uma favelada. Mãe, preta, poetisa e leitora eram suas qualidades que muitos, anos depois a admiraram. O foco desse trabalho é ressuscitar Carolina Maria em um projeto educacional voltado para jovens do Ensino Médio, fazendo-os refletir. através da Literatura Periférica de Carolina Maria de Jesus, sobre a realidade dos anos 50 até os dias atuais. Se percebendo como Carolina Maria, seres históricos produtores de conhecimento e informações para as futuras gerações.