Bacharelado em Engenharia Agronômica - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Agronômica - DCH9 por Orientador "Nunes, Heliab Bomfim"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProdução de mudas de maracujá sob diferentes condutividades de solução nutritiva(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Cosme, Ana Karoline Barbosa; Nunes, Heliab Bomfim; Reis, Tadeu Cavalcante; Soares Neto, Joaquim PedroO maracujazeiro que faz parte da família Passifloraceae é representado por quatro gêneros no Brasil, com o gênero Passiflora presente em todo o território nacional. Ademais, a suscetibilidade das cultivares a doenças radiculares, como a fusariose e a podridão-do-pé, tem diminuído a longevidade dos pomares. Por isso, a enxertia é frequentemente utilizada na cultura do maracujazeiro como forma de controlar patógenos de solo. No entanto, um desafio para o uso das espécies silvestres de Passiflora é o diâmetro do caule das plantas geradas a partir de sementes, o que dificulta a enxertia. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes níveis de condutividade elétrica da solução nutritiva sobre o crescimento do maracujá, bem como determinar a combinação entre as concentrações que proporcione o mesmo desenvolvimento para as diferentes espécies visando também a enxertia. O experimento foi realizado na casa de vegetação da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX, situada na latitude 12°8’35.17"S e longitude 44°57’46.03"O. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com arranjo fatorial de 5x4, sendo cinco condutividades de solução nutritiva na fertirrigação (0,0; 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 mS cm-1), e quatro materiais de maracujá representados por duas espécies e duas cultivares (Passiflora foetida, Passiflora maliformis L, BRS Sol do Cerrado, BRS Gigante Amarelo), com quatro repetições contendo quatro plantas cada. As sementes foram semeadas em bandejas plásticas de 120 células e o substrato utilizado foi o BIOPLANT ®. Após 30 dias, as mudas foram transferidas para tubetes e iniciada a fertirrigação. Os resultados indicaram que o uso de solução nutritiva favoreceu o crescimento e desenvolvimento das mudas de maracujá em função do aumento da condutividade. As condutividades ideais foram: 3,96 mS cm-1 para P. foetida, 2,84 mS cm-1 para P. Maliformis, 2,85 mS cm-1 para BRS Gigante Amarelo e 3,01 mS cm-1 para BRS Sol do Cerrado. As combinações para a enxertia foram os porta-enxertos P. foetida e P. maliformis na condutividade de 3 mS cm-1, com as copas Gigante Amarelo e Sol do Cerrado na condutividade de 1,5 mS cm-1. A utilização de solução nutritiva na condutividade 4,5 mS cm-1, resultou em mortalidade de 25% para a cultivar BRS Gigante Amarelo, 12,5 % para P. maliformis e 6,25 % para BRS Sol do Cerrado. A aplicação de solução nutritiva na condutividade 6 mS cm-1, levou à morte de 100 % das plantas da espécie P. maliformis, 87,5 % do BRS Gigante Amarelo e 75% do BRS Sol do Cerrado.
- ItemPromoção de crescimento de soja (glycine max) por bacillus spp. e controle de fitopatógenos(2017) Carvalho, Uender Antunes de; Nunes, Heliab Bomfim; Amaral, Lívio da Silva; Araújo, Elder Oliveira deA cultura da soja é destaque da recente expansão da atividade agrícola brasileira. Cultivada em todo o território nacional é usada tanto para alimentação, quanto para usos alternativos. O atual modelo de produção agrícola vigente privilegia o uso intensivo de insumos e agrotóxicos. Com a modernização do seguimento agrícola, tem-se buscado novas técnicas que permita a viabilização da produção, visando a redução de custos, diminuição nos impactos ambientais e um aumento na produtividade. O uso de inoculantes de baixo custo, com Rizobactérias Promotoras de Crescimento de Plantas (RPCPs) se tornou uma alternativa muito promissora. Os objetivos de experimento foram avaliar os efeitos de bactérias do gênero Bacillus, sobre os parâmetros: antagonista de fungos fitopatogênicos, germinação e crescimento de planta de soja. Foram utilizados 11 isolados do gênero Bacillus. A inoculação foi feita em sementes desinfestadas. O experimento foi realizado com 4 repetições. O plantio das sementes inoculadas com RPCPs do gênero Bacillus foi feito em vasos de 0,5 kg, sendo semeadas 5 sementes por vaso. Após 10 dias da semeadura foi avaliado o número de plantas emergidas. Vinte dias após a semeadura foram avaliados as características de crescimento das plantas. Para analisar os dados utilizou-se a Análise de Variância e teste Tukey com 95% de confiança utilizando o programa estatístico Minitab 16.
- ItemVariações no preparo de amostras para determinação do carbono orgânico total do solo.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-08) Abreu, Gutemberg Sarmento; Nunes, Heliab Bomfim; Reis, Tadeu Cavalcante; Neto, Joaquim Pedro SoaresA matéria orgânica é um componente basal no potencial produtivo dos solos por exercer diversas funções importantes, como a geração de cargas elétricas, disponibilização de nutrientes e a agregação do solo. A determinação da MO é baseada realizada com a quantificação do carbono orgânico total, visto que, a matéria orgânica (MO) é composta por 58% de carbono orgânico total (COT) e, por isso, tem sido utilizada para estimar quantitativamente a fração orgânica do solo, porém, uma abordagem mais eficiente a quantificação do COT é necessária para fornecer melhores estimativas desse carbono e posterior teores de Matéria Orgânica. Ciente disto, objetivou-se com esse trabalho avaliar variações no método de preparo das amostras para a determinação carbono orgânico do solo. O experimento foi realizado no laboratório de Física dos Solos da Universidade do Estado da Bahia, Barreiras-BA. Para tanto foram amostradas quatro classes de solo, Cambissolo Háplico, Neossolo Quartzarênico, Gleissolo e Vertissolo Ebânico para determinação do carbono orgânico total e posterior quantificação da matéria orgânica. Os solos foram processados em quatro diferentes peneiras (2mm, 1mm, 0,5mm e 0,177mm). O método para determinação baseou na oxidação da matéria orgânica por via úmida com dicromato de potássio em meio sulfúrico. Concluir-se que o preparo das amostras influência na determinação do teor de matéria orgânica do solo, bem como a classe de solo.