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Navegando Pós-graduação por Orientador "Santos Júnior, Aníbal de Freitas"
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- ItemAgrobiodiversidade, plantas alimentícias não convencionais (PANC) e biossegurança: Experiências dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Comunidade de Gravatá de Baixo, no Município de Muritiba, Bahia, Brasil(Universidade do Estado da Bahia , 2023-08-23) Souza, Vangivaldo de Menezes; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Benevides, Clícia Maria de Jesus; Souza, Antonio Carlos dos Santos; Souza, Leliana dos Santos de; Castro, Jânio Roque Barros de; Bomsucesso, Jasemário SantanaO objeto de estudo desta pesquisa foi a interrelação entre a agrobiodiversidade, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e a biossegurança, no contexto dos trabalhadores rurais da localidade de Gravatá de Baixo, localizada no município de Muritiba, Território de Identidade, Recôncavo Baiano, no estado da Bahia, Brasil. O objetivo desta tese foi discutir as experiências vivenciais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais acerca das temáticas mencionadas. Para abordar esse objeto em todas as suas múltiplas referências, a pesquisa teve o respaldo epistemológico da fenomenologia da percepção e modos de vida, levando em consideração as experiências vivenciais, práticas laborais e conhecimentos locais e ancestrais dos colaboradores em relação aos temas estudados. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com caráter transversal, descritivo e exploratório. O método utilizado foi a pesquisa-ação, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas e círculos de cultura como instrumentos para coleta de dados. A análise, por meio da inter-relação com o público investigado, observou significativas mudanças percebidas pela comunidade na agrobiodiversidade local, principalmente no que se refere à erosão agrícola. Em relação ao acrônimo PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), apenas 7% dos entrevistados demonstraram conhecimento, enquanto 88% afirmaram não ter qualquer informação sobre o assunto. No que diz respeito ao conhecimento sobre algumas das espécies de plantas consideradas PANC apresentadas, a maioria declarou estar familiarizada com elas e utilizá-las em sua alimentação. No entanto, a Chanana (Turnera subulata Sm.) foi a que obteve o menor nível de reconhecimento, sendo identificada por menos de 15% dos entrevistados. Ficou evidente que os valores culturais, ancestrais e ambientais possibilitam o cultivo, consumo e valorização das PANC, contribuindo para a diversidade alimentar, o respeito às tradições e a preservação dos saberes e conhecimentos locais. No que se refere à biossegurança nas atividades rurais, muitos deles não sabiam e/ou reconheciam os riscos físicos, químicos e biológicos aos quais estão expostos e afirmaram que, após as atividades desenvolvidas na comunidade, passaram a ter mais consciência da sua exposição a esses agentes e situações. A partir das experiências vivenciais de agricultores locais, foi possível observar as transformações diárias relacionadas à preservação da agrobiodiversidade local, o uso de PANC e reflexões pertinentes sobre medidas de biossegurança.
- ItemConstrução e validação de um modelo híbrido de aprendizagem de ciências biológicas no ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Jorge, Camila Silva Pereira; Santos Júnior, Aníbal de Freitas; Araújo, Marcio Luís Valença; Guimarães, Elisalva Teixeira; Carvalho, Fernando Luis de Queiroz; Sampaio, Romilson Lopes; Ferreira, Joacir SimõesAs metodologias ativas têm ganhado destaque no ambiente educacional, oportunizando a (re)construção do aprendizado a discentes e docentes, que participam ativamente deste processo, incentivando-os a reflexões. Logo, esta abordagem é essencial em uma sociedade onde o conhecimento está em constante transformação. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo híbrido de aprendizagem para promoção do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias aos estudantes do ensino médio, em uma sociedade hiperconectada. O modelo buscou estimular a prática e o pensamento científicos nas escolas, associando o modelo tradicional de ensino às metodologias ativas, com foco nos conteúdos da disciplina de Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e exploratória, com verificação do modelo por meio da prática escolar, que combina metodologias ativas, cultura maker e recursos tecnológicos como a impressão 3D. Como resultado, foi desenvolvido o Modelo Híbrido de Aprendizagem, estruturado em etapas que detalham métodos, ferramentas e procedimentos para sua elaboração, aplicação prática e validação em ambiente escolar, tais como observação, conversas, gamificação e questionários. Este Modelo exerceu um papel central na motivação dos alunos para engajarem-se nas dinâmicas propostas, fator determinante para o fortalecimento da autonomia discente em ambientes hiperconectados. Essa motivação, aliada à interação constante durante as ações, favoreceu o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação em sociedade, como colaboração, resolução de problemas e pensamento crítico, evidenciadas tanto nas interações coletivas quanto nas produções dos estudantes durante o processo. Na dimensão Confiança, uma das categorias para avaliar a motivação, os resultados alcançaram média de 3,35 na escala Likert (variando de 1 a 5), indicando que a estrutura das atividades e o feedback promoveram nos alunos a percepção de competência e uma expectativa realista de sucesso, elemento indicador de autonomia e persistência diante de desafios. Como recomendações futuras, destaca-se a expansão do Modelo para outras escolas e disciplinas, ampliando seu impacto na educação contemporânea.