Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL)
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O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas do Campus I da Universidade do Estado da Bahia, tem sua sede na cidade de Salvador/Bahia. Recomendado pela CAPES (Ofício N◦ 602-11/2005/CTC/CAPES–19/09/2005), foi implantado em 2006, ofertando o Curso de Mestrado. Na avaliação do quadriênio 2013-2016, alcançou a nota 4, obtendo, em 2020, a aprovação do curso de Doutorado. Recomendado pela CAPES e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria 997, de 23/11/2020, publicada no D.O.U. de 24/11/2020, o Doutorado tem início em 2021.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL) por Orientador "Magalhães, Carlos Augusto"
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- ItemCaminhos e descaminhos da desterritorialização: espaço, identidade e memória no Romance Essa Terra(2013-07-26) Silva, Jeane Lima da; Magalhães, Carlos Augusto; Fonseca,Aleilton Santana da; Souza, Licia Soares deA proposta desse trabalho é analisar, a partir do romance Essa Terra, do escritor Antônio Torres, os desdobramentos de um processo de desterritorialização em que se envolve o indivíduo que vivencia espaços culturais e realidades diferentes, observando como se realizam os mecanismos de deslocamentos, as perdas, as rupturas provocadas pelo desenraizamento e as consequências psíquicas e sociais no sujeito que passa por experiência de migrante. O estudo da narrativa pretende destacar também a abordagem de temáticas como o local e o global, valores regionais e urbanos, exílio e desexílio, o lugar e o não-lugar e o sentido de pertencimento, a relação memorialística dos personagens com sua terra natal e por fim, a fragmentação do indivíduo errante no ambiente citadino. A relevância desse estudo se ancora no entendimento de que o romance Essa Terra empreende uma aguda reflexão sobre o sujeito deslocado no complexo mundo contemporâneo onde as incertezas, as crises de valores a competição são elementos imperativos. O lugar das grandes expectativas (a grande cidade) está em ruínas, e o homem, inserido nesse contexto, também se fragmenta, tornando-se um ser desterritorializado, não pertencendo a qualquer lugar nem a si mesmo
- ItemOs (des)caminhos do indivíduo na cidade: uma leitura de Um táxi para Viena D’Áustria(2015-03-26) Jesus, Leila Silva de; Magalhães, Carlos Augusto; Lima , Elizabeth Gonzaga de; Fonseca, Aleilton Santana daA pesquisa busca fazer uma análise das transformações das vivências e das experiências do sujeito contemporâneo, a partir da observação de suas relações consigo e com o Outro, tomando como base a leitura do romance Um táxi para Viena d’Áustria, de Antônio Torres. O estudo procura observar, também, as relações do sujeito com as instâncias existenciais do tempo e do espaço. Ambientada no Rio de Janeiro, a narrativa tematiza tal urbe como espaço desestabilizado e desestabilizador, uma vez que se apresenta não só como cenário que possibilitaria ou até mesmo encaminharia processos de perda de referências, mas também como palco onde se processam e se encenam quadros de violência, decorrentes, principalmente, das desigualdades, diferenças e segregações. A proposta de trabalho se fundamenta ainda na compreensão de que tal romance possibilita uma reflexão perspicaz sobre o sujeito desnorteado e imerso em crise, condição que se adensa ante os estágios dos sentimentos de incerteza, insegurança, desamparo e solidão
- ItemGilberto Gil entre a régua e a rua : um passeio pela “cidade cantada” e outros “expressos”(2016-05-02) Sousa, Ana Barbara Borges de Matos; Magalhães, Carlos Augusto; Telles, Ligia Guimarães; Souza, Licia Soares deEste texto focaliza o espaço urbano, como uma importante via temática que nos servirá de conduto e de acesso à “cidade cantada” de Gilberto Gil. Suas canções, memórias, entrevistas imprimem em nós uma espécie de passeio cultural por becos e ruelas, espaços físicos e simbólicos de uma cidade que é sempre “obra do espírito ou do acaso”. Nesta perspectiva, somos levados a considerar o percurso e o exercício de composição, produzidos em compasso com diversos movimentos que operaram como forças motrizes na formação do artista. O estudo será dividido em três seções. A primeira, “A cidade como ponto de partida”, trata da “cidade” enquanto arena de uma abundante teia discursiva, a qual se estende por diversos investimentos teóricos, dentre os quais destacamos as análises produzidas por Ítalo Calvino e Renato Cordeiro Gomes, em diálogo com o cancioneiro do baiano. A segunda, “A cidade íntima”, aborda o compositor no “expresso” das memórias, cujos ecos alargam a miragem de uma infância sempre atravessada pela fantasia do cantor, do compositor, do viajante. Se o “sertão está em toda parte”, como diz Guimarães Rosa, igualmente podemos aventar que “a Bahia está em toda parte” na produção musical de Gil, e é nesta perspectiva que adotaremos como título da terceira seção “A cidade que mora dentro e fora de nós”, pretendendo dar significado ao “olhar” sobre a “cidade da Bahia”. Por fim, chegaremos ao subtitulo, “É proibido proibir”, com vistas a analisar o cosmopolitismo do cantor, bem como suas relações com a “cidade-mundi”.
- ItemNarrativas de invenção e releituras literárias na obra de Adelice Souza(Universidade do Estado da Bahia, 2016-04-29) Dantas, Poliana Pereira; Magalhães, Carlos Augusto; Moreno, Luciana Sacramento; Ribeiro , Maria de Fátima MaiaA presente dissertação se propõe elaborar um estudo da obra literária da escritora baiana Adelice Souza, partindo da investigação sobre como o repertório de leituras da autora reverbera em suas narrativas. Tendo em vista esse objetivo, buscaram-se verificar as estratégias textuais que comporiam efeitos estéticos nas histórias. Para tanto, situaram-se algumas leituras ressignificadas por Adelice Souza, as quais foram identificadas através de certos elementos das produções narrativas. Tomando como foco o processo de elaboração estética, são abordadas: a relação dialógica com a mitologia grega e com a obra do escritor João Guimarães Rosa; a manifestação do insólito como efeito estético, e, também, a presença da morte nas tramas estudadas. Como corpus de pesquisa, foram selecionadas quinze narrativas curtas que compõem as antologias As camas e os cães (2001), Caramujos Zumbis (2003), Para uma certa Nina (2009), Mais trinta mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira (2005) e também o romance O homem que sabia a hora de morrer (2012). Foram tomados, como referências teóricas para a compreensão da teoria da recepção e do efeito estético, os estudos de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Nas discussões sobre os mecanismos intertextuais e sobre a mitologia grega, recorreu-se a Julia Kristeva e José Luiz Fiorin, Junito de Souza Brandão e Ana Maria Lisboa de Mello. Para argumentar sobre as colocações do insólito, foram analisadas reflexões de Lenira Covizzi, Sigmund Freud e Otto Rank. E, para sustentar as discussões sobre a temática da morte, serviram de base os estudos propostos por Maurice Blanchot, Émile Durkheim, Jean-Pierre Vernant e Lélia Parreira Duarte.
- ItemPairando sobre o abismo: da epidemia discursiva à escrita da Aids nas narrativas de Caio Fernando Abreu(2017-03-31) Amorim, Ramon de Santana Borges de; Magalhães, Carlos Augusto; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Fernandes, Alessandra Leila Borges GomesO intuito deste trabalho é discutir questões referentes à escrita da AIDS nas narrativas de Caio Fernando Abreu, no sentido de entender e problematizar o conceito de escrita da AIDS a partir de sua identificação com a ideia de uma epidemia discursiva sobre a doença. Como corpus, foram eleitos contos das coletâneas Os dragões não conhecem o paraíso e Ovelhas negras, assim como a novela “Pela noite” e o romance Onde andará Dulce Veiga? A proposta central foi analisar representações não somente de Abreu como também de outros escritores brasileiros, os quais tematizam a AIDS e sua extensão e repercussão na sociedade brasileira. Ante tal propósito, tornou-se necessário discutir o momento histórico desencadeador das questões e problematizações com que se envolve a epidemia, uma vez que a escrita da AIDS se posicionaria como uma resposta ao imaginário e aos discursos reinantes no entorno da emergência da doença. A análise das narrativas se fundamenta em três eixos: a relação entre literatura e doença, a manifestação da AIDS nos corpos e a repercussão da epidemia nos espaços por onde trafegam os personagens. Como aporte teórico, recorreu-se ao apoio em autores de diferentes áreas, entre eles, destacando-se Herbert Daniel (1991), Italo Moriconi (2006), Joel Birman (2003), Marcelo Secron Bessa (1997, 2002), Susan Sontag (1989) e Zygmunt Bauman (1998, 2001)
- ItemO texto machadiano no trânsito dos objetos culturais na contemporaneidade: entre contos e requadros(2012-05-10) Rocha, Adilma Nunes; Magalhães, Carlos Augusto; Silva, Marcia Rios da; Vieira, Nancy RitaO presente trabalho tem por objetivo umaanálise de como ocorrena contemporaneidade o diálogo entre produtos culturais distintos, prática que se concretiza nos textos híbridos que democratizamo acesso àsvariadas produções das culturas. Tais diálogos são motivados por um mercadoque passa a investir em novas sensibilidades identificadas com astramascomunicativas que rompemfronteiras geográficas, sociais e culturais.Neste contexto, procuramosestabelecer a relação entre a literatura de Machado de Assisna versão tradicionalea literatura em quadrinhos machadiana,por intermédio da tradução intersemióticaobservando como os jovens percebemestes textos. Asquadrinizaçõesliterárias tornam-se objeto de atençãotanto pela nova linguagemengendrada no encontro do verbal (clássico)e o icônico, comopela recepção que provocam, no sentido de que propiciamao público leitor o conhecimento e apreciação das experiências de outros tempos-lugares. Em consonância com esteintento, realizou-se pesquisa bibliográfica na qual foram fundamentais as discussão de Jésus Martin-Barbero, Nestor García Canclini, Umberto Eco, Walter Benjamin, Moacy Cirne, Will Eisner, Júlio Plaza, Wolfgang Iser, Hans Robert Jauss, entre outros. Outra vertente do trabalho foi pesquisação, atividade que se centrou na leitura, análise e discussão do conto A causa secretana versão tradicionale na quadrinizada. A experiência desenvolveu-se mediantecírculosde leitura, em que se envolveu uma escola da rede pública de Jequié-Ba