Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL)
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O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas do Campus I da Universidade do Estado da Bahia, tem sua sede na cidade de Salvador/Bahia. Recomendado pela CAPES (Ofício N◦ 602-11/2005/CTC/CAPES–19/09/2005), foi implantado em 2006, ofertando o Curso de Mestrado. Na avaliação do quadriênio 2013-2016, alcançou a nota 4, obtendo, em 2020, a aprovação do curso de Doutorado. Recomendado pela CAPES e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria 997, de 23/11/2020, publicada no D.O.U. de 24/11/2020, o Doutorado tem início em 2021.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL) por Orientador "Machado, Rosa Helena Blanco"
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- ItemA propaganda de escolas e faculdades em outdoor: uma análise discursiva(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Caetano, Eugênia Marcia Andrade; Machado, Rosa Helena Blanco; Sobral, Gilberto Nazareno Teles; Souza, Iracema Luiza deEste trabalho tem como objetivo analisar o discurso publicitário veiculado em outdoor por escolas e faculdades particulares de Salvador, em um recorte temporal que transita dos anos 1998 a 2006, sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa. O estudo se fará pelo exame da constituição dos sentidos e dos efeitos dos sentidos que se apresentam nas formulações lingüísticas, bem como naquelas formulações imagéticas encontradas nas peças publicitárias e na conjunção desses procedimentos discursivos constituintes de sentidos que organizam o dizer publicitário. Nas análises, a compreensão do funcionamento discursivo será possibilitada pelo estudo das condições de produção desses discursos, quer seja o que se conhece por condições de sentido amplo, quer seja pelas condições mais relativas à enunciação propriamente dita – a da situação em que ocorre o evento de linguagem. E também em uma abordagem acerca dos interdiscursos e apreensão das formações discursivas e posicionamentos dos sujeitos que autorizam os dizeres ali contemplados em torno do saber da educação, principalmente da educação superior, contextualizada na pós-modernidade, no mundo da globalização, tal como o que vive hoje a sociedade brasileira, em boa parte de sua compleição. O estudo se desdobrará na observância de uma cronologia na criação e divulgação das peças publicitárias, nas quais se buscam encontrar as recorrências, regularidades nesses dizeres, bem como seus pontos de dispersão.
- ItemAnálise do processo tradutório sob a perspectiva discursiva: reportagens turísticas da Revista Viver Bahia sobre festas populares(2011-08-16) Marcelino, Jacqueline Laranja Leal; Machado, Rosa Helena Blanco; Viana, Jorge; Teixeira, Maria da Conceição ReisA partir de estudo centrado em reportagens turísticas bilínguesimpressas, veiculadas na revista Viver Bahia, edições de janeiro e abril/maio, respectivamente edições nº 05 e 08 abordando asmaiores festas populares da Bahia: carnaval e São João, publicadas pela Bahiatursa, órgão oficial de promoção do turismo na Bahia, procede à análise do processo tradutório: português / inglês de textos de divulgação de turismo dirigido a leitores brasileiros e estrangeiros. Ostextos que compõem as supracitadas reportagens constituem o corpus da pesquisa. A análise dosdadosrealiza-se à luz do instrumental teórico-metodológico fornecido pela Análise deDiscurso da linha francesa nos moldes de Michel Pêcheux que dialoga com a concepção contestadorade tradução, também se opondo à concepção tradicional de tradução. Tecem-se, ainda, considerações teóricas sobre reportagens turísticas bem como sobre a natureza jornalística ou publicitária destas reportagens. Apartirda comparação entre ostextos em apreço, nas versões português/inglês, o processo tradutório é analisado como processo discursivo. Neste estudo evidencia-seque a tradução resulta da interpretação do tradutor,que está associada à sua interpelação,como sujeito, quanto às determinações sócio-históricas implicadas nesta dinâmica. Por sua vez, o discurso que resulta do processo tradutório representa uma possibilidade dentre outras oferecidas pelo interdiscurso ao sujeito-tradutor que dirá aquilo que lhe possibilita sua posição-sujeito no exercício de sua atividade
- ItemA greve da polícia militar da Bahia no campo do discurso:disputas pelo sentido(2016-03-31) Santos, Aretuza Pereira dos; Machado, Rosa Helena Blanco; Almeida, Juniele Rabelo de; Madureira, André Luiz GaspariConsiderados o grande número de greves no serviço público e as recorrentes dissenções políticas sobre os seus procedimentos e a sua legitimidade, o grau de tensionamento social e político se amplia bastante quando a categoria em litígio é formada por policiais. Afinal, a Polícia Militar pode ou não pode fazer greve? Suas greves são legítimas ou não? Nesta dissertação, analisamos alguns funcionamentos discursivos em torno dos dizeres que circularam na sociedade em razão de movimentos grevistas de servidores da Polícia Militar da Bahia. A Análise do Discurso pecheuxtiana, enquanto prática de compreensão histórica dos processos semânticos, nos permite compreender como as tensões sociais se processam no campo da linguagem. A hegemonia das formações sociais capitalistas, sempre posta à prova nos confrontos entre capital e trabalho, configura os delineamentos mais gerais do embate ideológico da ideologia dominante versusideologias dominadas. Nos embates ideológicos das lutas de classes, o funcionamento da língua evidencia que os sentidos produzidos em torno de uma expressão, de uma palavra, de um gesto, de um pronunciamento em público, de uma ação etc. sofrem modificações a depender das posições sustentadas e implicadas em uma determinada conjuntura sócio-histórica. Por conseguinte, o corpus analisadofora selecionado com base na busca por pistas que ajudassem a compreender como e através de que elementos textuais e discursivos afloram tensões entreos servidores públicos da área de segurança e o empregador, gestor estatal situado à esquerda do espectro político; na busca também em compreender o porquê, como e sob quais condições os discursos em torno dos sentidos de greve são construídos a partir deideologias que diferem quanto à possibilidade de os militares participarem da polis, do exercício político. Dentre os resultados, destacamos que os dizeres veiculados, em conjuntura antidemocrática, “não se pode fazer greve” e os dizeres veiculados, em conjunturas democratizadas, “a greve é ilegal”, equivalem-se semanticamente e independem de o partido em situação ser de esquerda ou de direita; além de que a ação de militares/grevistas, na voz do governador da Bahia em 2012, equivaleu semanticamente a uma aventura contra a democracia sem caráter reivindicatório
- ItemLinguagem, discurso e exclusão: uma visão de textos dissertativos de alunos universitários(Universidade do Estado da Bahia, 2008-04-22) Gomes Filho, José; Machado, Rosa Helena Blanco; Silva, Maria da Conceição Fonseca; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira de; Santana Neto, João AntônioA dissertação busca analisar as razões lingüísticas, discursivas e argumentativas que justificam um discurso preconceituoso de professores universitários do ensino superior privado em relação a textos acadêmicos, em especial no gênero textual: a dissertação argumentativa de alunos, sobretudo alunos recém ingressos no ensino superior. A pesquisa foi feita a partir da análise de dez redações de alunos da Faculdade Social da Bahia, provenientes de vários cursos superiores, com o objetivo de analisar o discurso discente e as observações metalingüísticas docentes em torno aos problemas lingüísticos e textuais encontrados nesta produção. Paralelamente se efetuaram entrevistas (10) com professores de diferentes áreas de ensino e de diferentes semestres da mesma Faculdade para identificar aí e apreender as significações sobre o que seja um bom texto e a capacidade/domínio da língua pelo aluno, autorizando-nos a pensar, a partir dos ensinamentos da análise do discurso sobre as “formações discursivas” que legitimam a formulação e a circulação desses dizeres denotadores de um poder/saber que autoriza a exclusão daqueles que não o seguem, além de se analisarem também do ponto de vista da Análise do Discurso, alguns conceitos básicos e as competências interativa, textual e gramatical relativas à produção textual conforme os PCN Ensino Médio +: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo que se estabeleçam oposições/confrontos entre estes discursos e o que é verificado na prática discursivo-pedagógica do professor em relação à produção do aluno do ensino superior aqui abordado. Como suporte teórico, utilizou-se da Análise do Discurso da linha francesa, filiada a Michel Pêcheux, com o propósito de, a partir de alguns de seus dispositivos, identificar as razões das interdições que excluem os saberes lingüísticos demonstrados pelos alunos em sua produção escolar. Também foi utilizada a Teoria da Argumentação: A nova retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca na análise de uma parte de dados de nosso corpus.
- ItemNas trilhas do cordel baiano: conteúdos simbólicos e efeitos de sentidos(2012-10-15) Andrade, Solange Gusmão de; Machado, Rosa Helena Blanco ; Costa, Edil Silva; Negri, LígiaO percurso metodológicodeste estudo consiste em saber como os discursos da Literatura de Cordel baiana da atualidade funcionam nos dizeres de trinta e dois cordéis de oito cordelistas da capital e do interior da Bahia, a fim de determinar os conteúdos ideológicos presentes nesses textos, em determinadas Condições de Produção.Pretende-se investigar se a Literaturade Cordel baiana da atualidade se inscreve da mesma forma em ambos os casos e se as ideologias dos grupos estudados são coincidentes, influenciadapelas modificações culturais e peloaparecimento de novas linguagens. Esta análise tempor embasamento teórico a Análise de Discurso de linha francesa, os estudos de Pêcheux, Orlandi, entre outros e o pensamento de Bakhtin (2010), particularmente o conceito de carnavalização como movimento de desestabilização em relação ao mundo oficial,sobretudo quando se trata dos textos satíricos deCordel.A aproximação com o contexto cultural da Idade Média,descrito por esse último autor,revelou que as discursividades preservam ou reelaboram a memória discursiva. Por isso, algo sempre foge ao controle, originando novas formas de expressão. Para compor as Condições deProdução dos discursos,foram utilizadas oito entrevistas filmadas e transcritas. Através das relações, confrontos e regularidade das diferentes posições-sujeito quando se trata de política, religião, questões ligadas ao gênero e atualidades, verificou-se que,apesar de existirem, simultaneamente, posições convergentes e divergentesnos discursos dos sujeitos da Capital e do Interior, as posturas tradicionalistas predominamem ambos os casos. Mas, mesmo assim, posturas inovadoras também podem ocorrer nos discursos. Isso demonstra que tradição e modernidade se fundem nos dizeres dos sujeitos-cordelistas. Ao mesmo tempo em que eles se mantêm fiéis às tradições, podem reavaliar e incorporar aspectos da realidade contemporânea. Ou seja, podem repetir o já-dito, parafraseando conteúdos já cristalizados no imaginário do povo baiano, massurgemtambém os processos polissêmicos que rompem com os sentidos já estabelecidos.O Cordel funciona como uma bricolage intelectual, um quebra-cabeça. Unindo as peças desse jogo é possível apreender a memória social, materializada através das práticas sociais, misturada às novas tendências contemporâneas. Esse gênero textual pode ser pensado sempre como uma manifestação cultural da atualidade que reflete, como em um espelho, a realidade do seu tempo