Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Oliveira, Valter Gomes Santos de"
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- ItemSer do semiárido baiano: construções identitárias entre jovens rurais estudantes da Escola Família Agrícola de Jaboticaba – EFAJ, em Quixabeira–Bahia(2020) Rodrigues, Vanessa Ionara dos Santos; Oliveira, Valter Gomes Santos de; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Moura, Milton AraújoA presente dissertação apresenta como temática central uma análise sobre os delineamentos que a educação contextualizada vem assumindo na contemporaneidade, no cenário de convivência com o semiárido baiano, especificamente na cidade de Quixabeira – Bahia, tomando a formação técnico-profissionalizante da EFAJ enquanto uma potencial ferramenta de manutenção de diversos âmbitos da realidade social. Partindo da seguinte questão: qual a contribuição da EFAJ, através da Educação Contextualizada, para a construção das identidades dos jovens da zona rural? Cumprimos o objetivo de compreender os desafios e o desenvolvimento deste modelo educacional, observando sua influência nas construções identitárias dos jovens que forma. A análise tem uma abordagem qualitativa, adotando o paradigma Eco-Sistêmico e a Metodologia de Desenvolvimento Eco-Sistêmico, tomando como perspectiva de construção e análise de dados a Entrevista Compreensiva, baseada em uma “escuta sensível” direcionada ao reconhecimento de unidades de sentido. Como instrumentos de construção de dados, além das pesquisas bibliográfica e documental, planejamos a aplicação do TALP e de questionários de identificação socioeconômica, a realização de entrevistas semiestruturadas e de círculos de cultura e os registros audiovisuais dos encontros periódicos com os sujeitos colaboradores da pesquisa. A proposta de intervenção contém encontros formativos para produção coletiva de materiais digitais informativos e de um documentário. Como resultados apontamos que a atuação da EFAJ relaciona-se com o Paradigma Eco-Sistêmico, influenciando direta e positivamente a identidade rural - dentre as múltiplas, processuais e fluidas identidades observadas - e a responsabilidade afetiva e social dos jovens que forma, além de contribuir com questões como a promoção da igualdade de gênero no campo e a sucessão familiar rural, a partir de uma educação que não prepara apenas para a lida sustentável e para a diversidade produtiva e a lucratividade no campo, mas para a vida em sociedade, ao exercitar a importância da busca pelo conhecimento enquanto caminho para o sucesso, a autonomia, a cooperação e a criticidade.
- ItemSou marginal, e daí? O potencial formativo do Graffiti: das ruas à sala de aula(UNEB, 2018-07-30) Brito, Wechila Andrade de; Oliveira, Valter Gomes Santos de; Gomes, Antenor Rita; Gondim, Janedalva PontesO trabalho apresenta uma investigação acerca do potencial formativo do graffiti a partir de processos artísticos desenvolvidos com estudantes da rede pública do ensino médio no contexto da cidade de Paulistana-PI no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Propôs trabalhar com o suporte narrativo de alguns artistas no intuito de construir uma análise empírica e conceitual no tocante ao objeto de estudo, partindo das considerações dos sujeitos produtores para, posteriormente, resultar na experimentação do processo formativo de um workshop de graffiti com o público estudantil. Para tanto, foi utilizado como principal arquétipo o exemplo mais próximo à Paulistana, a produção significativa do graffiti nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Assim, a pesquisa além de dar visibilidade aos/a artista(s) parceiro(s)/a e à produção dessas localidades, conjecturou experimentar o potencial formativo da referida linguagem partindo da proposição do fazer e pensar sobre a arte e sua criação abordadas de forma contextualizada e significativa, e fundadas na ótica do diverso. Instigou a prática do graffiti em um contexto carente de ações educativas e manifestações artísticas dessa natureza, resultando em produtos diversos. E propõe também uma ação posterior de culminância, uma obra final impressa que se apropria da ideia já conhecida do "Catálogo de Arte" e do "Caderno de Artista, Sketchbook ou Black Book" para compor uma ferramenta de conhecimento sobre o graffiti e um meio de experimentação artística para estudantes da educação básica em uma versão denominada aqui de "Catálogo Criativo". Metodologicamente, a pesquisa partiu de categorias base e algumas subcategorias essenciais na problematização do objeto e das proposições levantadas e foi norteada pelo pensamento teórico de referência Pós-estruturalista/ Pós-critico. Compreendeu uma investigação de caráter qualitativo orientada pelo método narrativo e momentos colaborativos sob a perspectiva da pesquisa-intervenção na materialização do processo formativo. Apresenta duas categorias base com discussões sobre Graffiti e o Potencial Formativo da Arte dialogando com subcategorias que tratam de: cidade; pós-modernidade; relações e representações de poder; educação e diversidade; diferença e marginalização. Tem como referências as ideias dos autores: Néstor Canclini, Vera Pallamin, Gilberto Velho, Milton Santos, Henri Lefebvre, Mario Sergio Cortella, Tomás Tadeu Silva, Herbert Read e Fernando Hernández. Dessa forma, o estudo mostrou no trabalho em campo, tratar-se de uma ação pontual em uma realidade subscrita nas discussões alçadas; comprovou a prática como um meio potente na ação pedagógica, reforçada mediante a proposição da educação estética crítica no tocante à formação pela arte, que neste caso, foi intensificada pelo uso do graffiti enquanto manifestação artística que rompe com um padrão produtivo dominante nas artes por configurar-se uma produção diversa, e no ato educativo, mostrar-se uma abordagem contextualizada e capaz de viabilizar aprendizagem significativa. Apresentou-se ao final, um caminho potencialmente formativo e eficaz no desenvolvimento de uma aprendizagem elucidativa, autônoma e fundada na emancipação do sujeito por considerar o diverso nas artes, na cultura e na estrutura sociopolítica.