Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha
URI Permanente desta comunidade
O Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, originou-se da Faculdade Estadual de Serrinha (FES), criada no ano de 1988, e, posteriormente, integrada à Universidade do Estado da Bahia. A partir da reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, em 1997, a FES passou a ser denominado Departamento de Educação (DEDC).
O Campus XI está localizado na Rua Álvaro Augusto, s/n, próximo à Rodoviária de Serrinha. Foi o décimo primeiro a ser implantado pela instituição para o cumprimento da missão de produzir, difundir, socializar e construir conhecimentos nas diversas áreas do saber.
Atualmente, o DEDC oferta os cursos de Bacharelado em Administração, licenciaturas em Geografia e Pedagogia e Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social – MPIES e Especialização em Análise Ambiental e Gestão Sustentável do Território – PPAGT.
Navegar
Navegando Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha por Orientador "Casas, João Luiz da Silva"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA gestão do 4p’s do marketing em produtos da agricultura familiar: um estudo de caso na comunidade de Camiranga, Serrinha-Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 0018-12-24) Santos, Carine Marques; Casas, João Luiz da Silva; Casas, João Luiz da Silva; Couto, Cleber de Souza; Santos, Morjane ArmstrongO presente artigo analisa a aplicação da técnica mercadológica dos 4P’s do marketing na gestão e comercialização de produtos da agricultura familiar, baseado em um estudo de caso realizado na comunidade de Camiranga em Serrinha-Bahia, assim busca-se investigar aspectos da gestão mercadológica por produtores rurais, para seu alcance têm-se os seguintes objetivos específicos buscar caracterizar a gestão de produção dos produtos agrícolas, identificar a utilização dos 4P’s na agricultura familiar, analisar e verificar a viabilidade de aplicação da teoria nos produtos agrícolas. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa de cunho exploratório, um estudo de caso descritivo tendo como característica analise não probabilística, os resultados encontrados demonstram a importância da técnica para o desenvolvimento, competividade e valorização dos produtos, assim este artigo destaca a sua relevância para o fortalecimento da agricultura familiar.
- ItemTrabalho de conclusão de curso(Universidade do estado da Bahia, ) Rodrigues, Daíle da Silva; Casas, João Luiz da Silva; Couto, Cléber de Souza; Silva, Adriana Carneiro daEste relatório tem como finalidade descrever as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado realizado no Instituto Nacional do Seguro Social –INSS, especificamente no setor de administração geral, com ênfase no atendimento ao público. A experiência prática foi conduzida em dois momentos distintos: o primeiro, correspondente à disciplina de Estágio Supervisionado I, ocorreu no período de 06 de março a 29 de abril de 2024; o segundo, referente à disciplina de Estágio Supervisionado II, foi realizado entre os dias 12 de agosto e 02 de outubro de 2024. Desse modo, o estágio foi realizado com carga horária diária de 4 (quatro) horas, sob a supervisão do Sr. Pedro Henrique Pimentel Nunes. Os objetivos do estágio estão alinhados às metas acadêmicas e profissionais do estagiário, proporcionando uma experiência prática enriquecedora e fundamental para sua formação. A estrutura deste relatório abrange uma introdução ao conceito e à importância do estágio supervisionado, seguida pela apresentação da organização, na qual são fornecidas informações sobre a empresa e o setor onde o estágio foi realizado. Além disso, detalham-se as atividades desenvolvidas durante o estágio, realiza-se uma análise comparativa entre as ações planejadas e as efetivamente implementadas pelo estagiário, e são apresentadas sugestões à empresa, elaboradas a partir da experiência adquirida no período.
- ItemTrabalho de conclusão de curso: relatório de estágio(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2025-12-16) Carneiro, Elyssandra Araujo; Casas, João Luiz da Silva; Couto, Cleber de Souza; Lopes, Keilla Petronilia SantosO presente relatório tem como objetivo descrever e analisar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado realizado na Creche Mãe Dalva, com atuação específica no setor de secretaria. A experiência ocorreu em dois momentos distintos: o primeiro, correspondente à disciplina Estágio Supervisionado I, desenvolvido no período de 07 de março a 12 de abril de 2024; e o segundo, referente à disciplina Estágio Supervisionado II, realizado entre 12 de agosto e 13 de setembro de 2024. O estágio foi cumprido com carga horária diária de seis horas, sob a supervisão da Diretora Jucilene Almeida. A partir dessa vivência, este relatório apresenta, de forma clara e objetiva, as experiências adquiridas enquanto estagiária, marcadas pelo primeiro contato com o ambiente profissional e pela aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. A estrutura do relatório está organizada da seguinte forma: inicialmente, aborda-se o conceito e a importância do estágio supervisionado no processo de formação profissional; em seguida, apresenta-se a caracterização da instituição concedente, com informações sobre sua história e funcionamento. Posteriormente, são descritas as atividades desenvolvidas durante o estágio, seguidas de uma análise comparativa entre as ações planejadas e as efetivamente executadas. Por fim, são apresentadas sugestões de melhoria à instituição, elaboradas a partir das observações e experiências vivenciadas no período de estágio.
- ItemTrabalho de conclusão de curso: relatório de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Santos Júnior, Cristiano das Mercês; Casas, João Luiz da Silva; Couto, Cleber de Souza; Silva, Adriana Carneiro daEntre os dias 04 de Março de 2024 e 8 de Abril de 2024 com Estágio Curricular I e entre os dias 12 de agosto de 2024 a 16 de setembro de 2024 com Estágio Curricular II, durante minha participação em um estágio no Laboratório Central de Serrinha-Ba, tive o privilégio de aprimorar meu repertório de habilidades e conhecimentos sob a orientação da respeitável mentora Andréa Santana Lima de Oliveira, Farmacêutica registrada sob o número CRF-BA 5561. O Laboratório Central de Serrinha-Ba, com sua estrutura organizacional bem definida, proporcionou-me uma oportunidade única para mergulhar nos processos e nas rotinas pertinentes, sob a orientação dessa profissional altamente qualificada. Durante esse período, participei ativamente de atividades relacionadas ao almoxarifado, como: Envio e recebimento de materiais, controle da entrada e saída dos produtos, materiais e insumos, solicitação de reposição de materiais, distribuição de EPIs aos colaboradores, cuidar da limpeza e organização do almoxarifado, organizar mercadorias.
- ItemTrabalho de conclusão de curso: relatório de estágio.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Rufino, Wesley Silva Gomes; Casas, João Luiz da Silva; Couto, Cléber de Souza; Casas, João Luiz da Silva; Miranda, Morjane Armstrong Santos deNeste relatório de estágio supervisionado, eu compartilho minhas experiências e aprendizados durante o estágio na empresa Nerges Construções, onde trabalhei em funções administrativas na área de recursos humanos. O estágio me ajudou a entender melhor como funciona uma empresa e me possibilitou a aplicação prática de teorias adquiridas na graduação. Esse estágio foi muito importante para o meu crescimento profissional e pessoal, e me ajudou a me tornar um administrador mais preparado. Ele mostra os desafios e as oportunidades que encontramos ao administrar uma empresa de verdade. Também analisa em detalhes as atividades que realizei e reflete como é o ambiente de uma empresa, algo essencial para quem quer ser um administrador no futuro.