Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro por Orientador "Carvalho, Luzineide Dourado"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção de saberes contextualizados com o Semiàrido e os diálogos com a educação cientifica(UNEB, 2019-03-01) Chaves, Vanessa Carine; Carvalho, Luzineide Dourado; Barros, Edonilce da Rocha; Souza, Cristiane SantosA educação é, permanentemente, um processo de emergência de novos paradigmas na tentativa de se conseguir sanar algumas lacunas históricas que se apresentam como entraves na construção de um conhecimento de fato significativo. Nesse sentido, os paradigmas da Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro e o da Educação Científica surgem como possibilitadores de novas construções, criação de novos itinerários no sentido de se fomentar a tessitura de conhecimentos, tendo como princípio norteador os saberes historicamente constituídos pelos sujeitos e sua relação de pertencimento e identificação com o Território Semiárido. Nesse trabalho, a busca por pontos de interseção entre a Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro e a Educação Científica é realizada numa pesquisa qualitativa, tendo como abordagem a observação participante, baseada no método da Complexidade, cujo objetivo principal é compreender os princípios comuns entre a Educação Científica e a Educação Contextualizada, analisando o processo de construção de conhecimento contextualizado com o Semiárido Brasileiro, e como seus desdobramentos se dão por meio da investigação das bases epistemológicas dos dois paradigmas. Deseja se apreender esse processo de construção de novos saberes pelo Programa Ciência na Escola partir dos preexistentes, e como essa construção tem significação na realidade dos sujeitos e no auxílio ao debate da convivência com o Semiárido nas escolas e para além das mesmas.
- ItemA contextualização do ensino de geografia em face da reorganização e uso do território de Itaitu, Jacobina-BA(UNEB, 2021-05-13) Matos, Agda Arilma dos Santos Rios; Carvalho, Luzineide Dourado; Reis, Edmerson dos Santos; Pacheco, Clécia Simone Gonçalves RosaEsta pesquisa teve como objetivo principal investigar os processos dinâmicos decorrentes dos loteamentos rurais e do ecoturismo, os quais transformam o território de Itaitu, Jacobina-Bahia, e como o Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires percebeu essas transformações. Para atingir nosso objetivo, foi utilizado o método materialismo histórico-dialético; um método fundamental para analisar o contexto espacial/ territorial, dinâmico e em transformação; no qual o colégio está localizado. Esse Colégio encontra-se no centro de discussões contraditórias em torno do estabelecimento de uma unidade de conservação também na Cachoeira Véu de Noiva, visto que, outra cachoeira, a cachoeira Arapongas, já faz parte da área de conservação do Parque Estadual das Sete Passagens. A pesquisa bibliográfica possibilitou a caracterização da área física, necessária para a compreensão do entorno do colégio; já a análise de documentos permitiu entender e apresentar as normas que regulamentam e norteiam o ensino escolar de Geografia, para isso, as fontes utilizadas foram: a Base Nacional Comum Curricular, e outros documentos que vão do nacional ao local. Em relação à base, houve a necessidade de levantar alguns questionamentos no tocante a esta considerar apenas as competências e habilidades, desconsiderando outras possibilidades para a formação integral do discente. As entrevistas evidenciaram posicionamentos contraditórios, no que concerne a entender o contexto da Vila. Os resultados evidenciaram que a venda de imóveis, pelos próprios nativos causa maior impacto social, visto que gera o êxodo rural. Os loteamentos rurais, por sua vez, levam a impactos ambientais maiores, visto que vão além do desmatamento, agravando a problemática da falta de água. As entrevistas com os nativos evidenciaram que o Colégio Crescenciano fica invisível diante das dinâmicas apresentadas, e isso ocorre por causa de um currículo desatualizado e descontextualizado, o qual não insere as questões locais. Por fim, ficou evidenciado que o ensino de geografia no Colégio Crescenciano reflete as questões apresentadas timidamente, pois segue um plano de aula direcionado para o uso do livro didático (principal ferramenta pedagógica de ensino), e esse não é produzido para a realidade do discente que vive no campo do Semiárido Brasileiro. O ensino contextualizado, voltado para a educação no/do campo é trazido como uma perspectiva possível e mais condizente para realidade da escola pesquisada.
- ItemA contextualização dos saberes locais com o semiárido brasileiro na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Sobradinho-Ba(UNEB, 2025-01-13) Almeida, Francisco Hernandes Gonçalves de; Carvalho, Luzineide Dourado; Guedes, Neuma de Sá; Sá, Francisca de AssisEste trabalho tem como objetivo investigar a contextualização dos saberes locais do Semiárido Brasileiro na prática educativa da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA (EFAS). A pesquisa destaca como a integração entre os conhecimentos tradicionais e científicos contribui para a formação de jovens comprometidos com a convivência socioambiental de suas comunidades. Utilizando abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, e utilizando as técnicas de semi estruturada, análise documental e análise de conteúdo para analisar as práticas pedagógicas na Alternância e suas correlações com a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) dentro da referida escola, os impactos da valorização dos saberes locais na convivência com a realidade das comunidades rurais dos municípios do Território do Sertão do São Francisco que são atendidos na EFAS. Os resultados apontam que a Pedagogia da Alternância, ao alternar momentos de formação escolar e vivência prática na comunidade, potencializa o aprendizado significativo e fortalece a identidade cultural dos estudantes, promovendo o desenvolvimento local e territorial. Apesar dos desafios estruturais e de gestão, a experiência da EFA de Sobradinho evidencia a relevância da educação contextualizada como ferramenta de transformação social e construção de uma convivência sustentável com o Semiárido.
- ItemA identidade territorial do semiárido brasileiro pela educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2025-08-05) Pimentel, Mona Raiani Perelli; Carvalho, Luzineide Dourado; Santos, Aline Ramalho dos; Rocha, Ádma HermenegildoEste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, teve como objetivo a produção de um artigo científico pautado numa experiência de Educação Contextualizado para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB no processo de ensino-aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professora Maria Franca Pires, da rede pública do município de Juazeiro-BA. Teve como objetivos específicos identificar e apresentar conteúdos contextualizados com uso de materiais didáticos e recursos paradidáticos de forma interdisciplinar; apresentar o meio ambiente do Semiárido Brasileiro - SAB por meio da água, fauna e flora. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo com viés participante, utilizando análise documental, pesquisa de campo e com entrevista semiestruturada. O estudo abarcou a análise de documentos institucionais normativos como Projeto Político-Pedagógico – PPP, Documento Curricular Referencial de Juazeiro – DCRJ identificando se neles havia propostas para ECSAB. Na pesquisa de campo buscou-se identificar conteúdos contextualizados e interdisciplinares nos planejamentos de aula, materiais e recursos didáticos/paradidáticos da turma do 5° ano vespertino, composta de 26 estudantes. Quanto à entrevista, investigou-se junto a docente dessa turma quais práticas de ensino-aprendizagem, materiais didáticos e projetos escolares contextualizados se realizava para trabalhar a realidade do SAB. A pesquisa visou responder se esses recursos contribuem para uma aprendizagem mais significativa com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e contribuir para um ensino aprendizagem por meio dos princípios da ECSAB. Esta pesquisa contribuiu de forma significativa para o campo educacional, fomentando a aprendizagem dos estudantes por meio do sentimento e sentido de pertencimento através da valorização cultural regional e do desenvolvimento de uma consciência ambiental voltada ao Bioma Caatinga, despertando nos alunos(as) cuidado e afeto pela convivência com Semiárido Brasileiro.
- ItemCatálogo de materiais e recursos contextualizados: o meio ambiente do semiárido brasileiro para os anos iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2025-01-13) Neves, Ana Carolina Ferreira; Carvalho, Luzineide Dourado; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Almeida, LindembergEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo a criação de um Catálogo Digital de materiais e recursos pedagógicos contextualizados sobre o meio ambiente do Semiárido Brasileiro, voltado para a educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através disso, buscou-se com objetivos específicos, compreender os princípios da Educação Contextualizada ; catalogar os materiais produzidos identificados. A proposta visa proporcionar aos docentes ferramentas didáticas que atendam à construção, e/ou ampliação de saberes docentes sobre as especificidades do território Semiárido; também contribua para a promoção de uma educação que valorize os aspectos ambientais, a fauna e a flora, ao mesmo tempo, contribua para o despertar de uma consciência crítica sobre a sustentabilidade ambiental da Caatinga. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa com análise documental, utilizando pesquisa de campo e entrevistas. A pesquisa documental compreendeu a análise de bibliografia especializada, incluindo livros, artigos acadêmicos, e documentos oficiais que tratam do Semiárido Brasileiro, educação ambiental e metodologias de ensino contextualizadas. Já a pesquisa de campo buscou identificar recursos que estivessem dentro dos princípios da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. Já nas entrevistas semiestruturadas, ouviu- se alguns autores de materiais contextualizados para apreender quais desafios os mesmos apontam sobre a criação de materiais pedagógicos e estratégias de ensino contextualizados para o público infantil e adolescente. Com base nos materiais identificados, selecionados e analisados, foram organizados ao todo 34 materiais, agregando livros infantis impressos ou digitais, recursos multimídias e outras ferramentas pedagógicas, todas atendendo os princípios da ECSAB, e direcionadas para os Anos Iniciais ou formação docente. Essa pesquisa contribuiu no campo da educação, para a formação das crianças, fortalecendo seu pertencimento identitário, a valorização da cultura regional e a consciência ambiental para a conservação da Caatinga, amando e protegendo-a, como futuros adultos conscientes.
- ItemEducação contextualizada e BNCC diante da pluralidade de saberes curriculares da ilha do massangano, Petrolina- PE(2022-08-23) Barros, Nayrla Vieira Leopoldo de; Carvalho, Luzineide Dourado; Vieira, Josenilton Nunes; Oliveira Filho, João César Abreu deA presente pesquisa de mestrado, apresentada ao programa de Pós – Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), teve como questão norteadora: Como a Base Nacional Comum Curricular vem afetando a construção e firmamento da Educação Contextualizada, através das culturas e identidades presentes dentro da Escola Municipal José Fernandes Coelho, localizada próxima a Ilha do Massangano, levando em consideração que esse lugar é fortemente cultural e está diretamente ligado ao Semiárido Brasileiro? Com isso, a pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a adequação à BNCC da Escola Municipal José Fernandes Coelho, do entorno da Ilha de Massangano, e sua interface com os princípios da Educação Contextualizada para preservação dos saberes locais. Para responder aos objetivos propostos, esta pasquisa trilhou por uma revisão de literatura a partir de teóricos que fazem o estudo dos conceitos de cultura, identidade, currículo, currículo contextualizado, sendo eles Apple (2013), Aquino (2011), Carvalho (2013), HALL(2019), Giroux e Simon (2013), Silva (2011), Silva (2011 e 2016). Assim, utilizou-se como método filosófico a fenomenologia, entendendo que o precesso educacional trata-se de um fenômeno a ser tratado, observando a que finalidades ideológicas ele se manifesta, bem como tratando esse fenômeno como uma manifestação das ideias. Nas análises, utilizou-se da triangulação dos dados, que se deu por meio da análise da Base Nacional Comum Curricular, bem como do PPP da instituição, e através das entrevistas realizada com os agentes educacionais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caracter exploratório, propondo estudar não apenas os documentos que norteiam o fazer pedagógico, mas através também das realizações de entrevistas, para mehor entender o fenômeno da E.C com base na BNCC, dentro do espaço escolar e nas práticas pedagógicas do professorado. Para isso foi realizada entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 1 coordenadora, bem como a análise do PPP da escola. Foram usandos como instrumento o diário de bordo, para realização dos registros dos entrevistados. Relacionou-se o que foi analisado nos documentos com as entrevistas concedidas. Nos resultados da pesquisa, foi perceptível o quanto a instituição tem se preocupado com um um fazer pedagógico que toque no sentido que propõe a E.C, porém, em muitas falas, foi perceptível uma determinada inquietude quando começavam a refletir acerca da práxis em detrimento a BNCC.
- ItemJuventudes em defesa e anunciação da convivência com o semiárido a partir do IRPAA/Centro de formação Dom José Rodrigues(2022-07-21) Santos, Lealda Maria dos; Carvalho, Luzineide Dourado; Assis, Francisco de; Sá, Francisca deTendo em vista a necessidade de debater e visibilizar a trajetória dos jovens das comunidades após passar pela experiência de educação contextualizada em espaço educativo não formal, como eles chegam em suas comunidades e de que forma esse jovem torna- se emancipador e protagonista a ponto de contribuir com as relações existentes, capaz de protagonizar ações em suas comunidades ou espaços em que ocupam, a partir das relações pré-existentes entre comunidade, jovem e espaço. Além de compreender a contribuição da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECCSAB) para formação de jovens/ juventudes que foram inseridos no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) por meio do Centro de Formação Dom José Rodrigues (CFDJR), a pesquisa trata sobre essas Juventudes em Defesa e Anunciação da Convivência com o Semiárido a partir desse lugar formativo. Tem como objetivo compreender o processo de inserção das juventudes no espaço educativo CFDRJ, e as contribuições para a formação desses jovens como defensores e anunciadores de um novo lugar e voz para a região semiárida. Como objetivos específicos buscou-se compreender o projeto de convivência com Semiárido como um projeto de identidade regional e o IRPAA como um de seus protagonistas; apresentar a proposta da educação contextualizada e suas ações em rede e compreender o lugar do IRPAA nessa rede educativa; apresentar e descrever as ações desenvolvidas no CFDJR sobre a Convivência com o Semiárido; analisar de que forma o CFDJR contribui na formação emancipadora para os jovens que vivenciaram esta experiência e apreender a formação das juventudes do CFDJR para que as mesmas sejam anunciadoras dessas proposições identitárias. A pesquisa tem a abordagem Etnometodológica de cunho Quali-Quantitava. Ao longo desse estudo, verificou-se que os espaços educativos não formais também produzem conhecimentos que contribuem de forma direta na emancipação das juventudes. O papel desempenhado pelas ONGs como o IRPAA, atuam na promoção do ensino a partir das práticas cotidianas e do processo de interação de diferentes grupos étnicos. Também se verificou que o itinerário pedagógico pela Educação Contextualiza para a Convivência com o Semiárido é um diferencial na formação das juventudes, qualificando-as como protagonista da defesa e da anunciação da proposta da convivência, possibilitando que tais jovens sejam propulsores de um novo projeto de apercepção e de ação sustentável com a região semiárida.
- ItemMeio ambiente e sustentabilidade: educação para além do espaço escolar(UNEB, 2020-03-02) Carvalho, Waltenice David de Sena; Carvalho, Luzineide Dourado; Martins, Josemar da Silva; Ramos, Paulo RobertoO presente trabalho apresenta um estudo sobre meio ambiente como um conceito complexo, em se tratando dos recursos naturais e do espaço das relações sociais, tendo o homem como um ser capaz de significar e/ou ressignificá-lo. Incluso a esse debate, apresenta-se a sustentabilidade nos aspectos ambiental e territorial, considerando a necessidade de uma maior racionalidade frente às demandas ambientais. Para tanto o estudo objetiva analisar as ações desenvolvidas no Curso Técnico em Meio Ambiente do CETEP Sertão do São Francisco que estimulam os alunos à prática da sustentabilidade ambiental e territorial, com vistas à qualidade de vida das pessoas das comunidades do entorno dessa escola e onde os mesmos estão inseridos. A metodologia da pesquisa é pelo Estudo de Caso, de cunho qualitativa, e desenvolvida com base no paradigma da complexidade, tendo o filósofo Edgar Morin como um dos principais teóricos. De acordo com esse autor, o meio ambiente é único e diverso. Único, porque se trata de sistema; e, diverso, porque é composto de múltiplas partes, as quais estão em constante transformação. Por isso, considera-se que tal método é o que melhor se aplica no desenvolvimento e alcance dos objetivos. Para coleta dos dados, buscou-se trabalhar com entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, documentos institucionais e observações no espaço escolar; e, para análise, a triangulação de dados, à aproximação das noções dos sujeitos, nos temas apresentados, aos princípios da complexidade, conforme Morin (1999), (2001) e (2011) e da interdisciplinaridade, apoiada na visão de Leff (2001). Nessa correlação dos resultados, aproximando-os aos princípios da complexidade, concluiu-se que o curso traz um pensamento complexo, porém mais centrado nos princípios sistêmico, dialógico, hologramático. Com isso, entende-se que o curso Técnico em Meio Ambiente contempla o todo (município) nas atividades interventivas e de conscientização, mas não considera, de modo substancial, as partes nele contidas (o bairro, a escola), especialmente por não considerar a qualidade de vida das populações diversas. Verificou-se também a importância do referido curso para a continuidade da implementação de ações mais efetivas que visem à preservação do meio ambiente e uma maior atuação do profissional técnico em Meio Ambiente nos diversos setores da sociedade.
- ItemO desafio das instituições não escolares na atuação pedagógica com pessoas em situação de rua(UNEB, 2023-12-14) Souza, Sheila Patrícia da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Guedes, Neuma de Sá; Benevides, José RennerAs pessoas em situação de rua é um tema complexo, urgente e desafiador, e por ser uma realidade presente na sociedade brasileira é preciso que representantes políticos tenham atenção para essa realidade e desenvolvem políticas públicas por meio da educação libertadora e transformadora que é uma ferramenta importante para a reintegração social e a conquista de melhores condições de vida. Este trabalho tem como objetivo geral: Investigar a EJA nas instituições não escolares e como atuam com pessoas em situação de rua e desenvolvem ações ou projetos pedagógicos. Orientando-se pelos objetivos específicos: (1) Revisar literaturas acerca das pessoas em processo de desfiliamento social (2) Identificar instituições nacionais ou regionais/locais que atuam com pessoas em situação de rua e (3) Refletir sobre as possibilidades de intervenção através da pedagogia. Além disso, utilizou-se para a construção dos resultados a análise de reportagem, via web que apresenta a iniciativa inovadora de alfabetização de moradores de rua, localizado na Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça das Mãos, em Salvador- BA e a reportagem sobre O Projeto Arte Pop, o qual promove ações com oficinas de artes e artesanato em Mogi das Cruzes- SP e a visita de campo ao Centro Pop em Juazeiro- BA, para identificar por meio de entrevista, as ações pedagógicas como resultados dessa pesquisa, pode se considerar que, a iniciativa de levar a escola até os locais frequentados pelos moradores de rua, demostra que a educação pode ocorrer em qualquer ambiente, desde que haja vontade e comprometimento para transformar a realidade.
- ItemO ensino de geografia na perspectiva da convivência com o semiárido nas escolas municipais de Serrinha/BA(UNEB, 2019-06-25) Silva, Mariluze de Carvalho Campos; Carvalho, Luzineide Dourado; Reis, Edmerson dos Santos; Pacheco, Clécia Simone Gonçalves RosaA pesquisa traz as discussões voltadas ao ambiente escolar no Semiárido Brasileiro com foco para as aulas de Geografia, analisando como os professores podem propiciar outros discursos e novas práticas capazes de enfatizar a importância da Contextualização e da Convivência com esse território. Ancorada na Fenomenologia e na vertente da Geografia Cultural-Humanística, a pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: O Ensino de Geografia das escolas municipais de Serrinha/BA tem produzido conhecimentos sobre o Semiárido na perspectiva da Convivência? Para respondê-lo foi necessário analisar a valorização cultural no Ensino de Geografia das escolas municipais de Serrinha/BA e sua produção de conhecimentos sobre o Semiárido na perspectiva da Convivência. Para o alcance deste objetivo, foi necessário contextualizar a Epistemologia da Ciência Geográfica destacando a trajetória da Geografia Escolar no Brasil e no Semiárido. Também identificar os pressupostos da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e suas contribuições para o Ensino de Geografia. Na pesquisa de campo foram analisados os documentos propostos para essa disciplina no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Serrinha visando diagnosticar como a disciplina criada, Estudos do Semiárido, tem sido tematizada e aplicada nas aulas de Geografia a partir das práticas docentes, analisando sua contextualização na perspectiva da Convivência. A partir da pesquisa bibliográfica e de campo em três escolas municipais de Serrinha, contamos com os professores de Geografia, representantes de instituições da Secretaria de Educação em Serrinha e do Movimento de Organização Comunitária (MOC), no fornecimento de informações relevantes e nas suas participações na construção da referida proposta. Através da pesquisa qualitativa e das técnicas de observação e realização de entrevistas como instrumentos de coleta de dados, as informações foram organizadas, descritas e analisadas. Ao se analisar as aulas da disciplina Estudos do Semiárido, pôde-se refletir e identificar certos meios didático-metodológicos propostos por alguns professores para desconstruir as concepções simplistas e preconceituosas sobre o Semiárido. Os resultados da pesquisa revelaram que o Semiárido foi pouco tematizado nas aulas e, de um modo geral, o ensino de Geografia não tem produzido conhecimentos sobre o Semiárido na perspectiva da Convivência. Mas, apesar disso, foram constatadas iniciativas voltadas a um novo olhar sobre o mesmo. Por fim, foi colocado em evidência um conhecimento mais aprofundado desse território, apresentando suas características e potencialidades, trazendo à tona a valorização da identidade cultural, o sentimento de pertencimento, a importância da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. A pesquisa visou contribuir para a Educação, ao trazer elementos que demonstram como o Ensino de Geografia pode potencializar a construção de conhecimentos contextualizados sobre Semiárido.
- ItemSer-tão mulher: encontros, narrativas e convivência com o semiárido(UNEB, 2018-03-01) Gomes, Esther Borges Martins; Carvalho, Luzineide Dourado; Vascocelos, Vânia Nara Pereira; Mendes, Geisa FloresO trabalho consiste na discussão sobre o lugar do feminino na compreensão do Sertão Semiárido, perpassando as construções de discursos dominantes – e possíveis alternativas de olhares e relações – associados a esse território. Tendo em vista que o feminino é percebido enquanto um ocultamento dentro desse imaginário, o presente trabalho investiga de que maneira se expressa esse feminino a partir das narrativas de mulheres envolvidas em ações de Convivência com o Semiárido no locus do Sertão do São Francisco. A pesquisa parte das discussões teóricas a respeito do Sertão Semiárido em suas dimensões espacial e existencial, relacionando suas imagens limitantes à uma proposta colonial de discurso que negativa as alteridades; também aborda questões de gênero e sobretudo elementos relativos ao feminino, uma vez que este é profundamente atingido pelas dicotomias do discurso dominante, com maior ênfase na realidade semiárida, contexto no qual é percebido em seu ocultamento e masculinização. Mais à frente, seguem as discussões teóricas a respeito da Convivência com o Semiárido, aproximando-a de epistemologias emergentes e novas propostas e olhares para a realidade estudada. Para encontrar as percepções e os significados aqui presentes foram realizadas visitas de campo que resultaram num levantamento dos grupos e ações de Convivência com o Semiárido que perpassam a realidade das mulheres no território. Após esse panorama, foram desenvolvidos quatro Ateliês Narrativos – momentos de vivência conjunta e aprofundamento nas experiências pessoais de quatro colaboradoras da pesquisa – por meio de suas narrativas sobre o Sertão, as mulheres e a Convivência. Através das narrativas colhidas foi possível perceber como os sentidos atribuídos aos temas apresentam compreensões sobre a experiência feminina neste território e, ainda, a relação entre as ações de Convivência e a vida das mulheres.
- ItemTerritório tradicional de fundo de pasto de bruteiro e traíra: territorialidades contemporâneas e as lutas pela reapropriação social da natureza(UNEB, 2017) Silva, Adriana Olívia da; Carvalho, Luzineide Dourado; Santos, Juracy Marques dos; Germani, Guiomar InezO objeto de estudo desta pesquisa é a percepção das territorialidades dimensionadas nas lutas pela reapropriação social da natureza, dos povos tradicionais de Fundo de Pasto de Bruteiro, Ipueira dos Brandões, Traíra, Ipueira Grande, Mocó e povoado de Riacho do Mocó, Jaguarari, Bahia, Semiárido Brasileiro. O contexto deste estudo é marcado por conflitos, inseguranças, temores diante da possibilidade de desterritorialização, que se torna iminente diante das atuais mudanças legais e da especulação do grande capital expresso nas mineradoras, no agronegócio e nas investidas de grilagem de grandes fazendeiros. A pertinência deste estudo reside em dar visibilidade às lutas e demandas do povo tradicional de Fundo de Pasto e também por se tratar de um assunto de grande relevância para o Semiárido brasileiro enquanto conhecimento acadêmico sobre comunidades de fundo de pasto. Nesta trajetória investigativa a pesquisa tem por base o método fenomenológico com inspiração nos instrumentos da etnometodologia. Deste modo foram realizadas entrevistas semiestruturadas, roda de conversa em grupo de discussão, turnê guiada com auxílio de filmadora e diário de campo, oficina de construção de mapas mentais, participação nas vivencias das comunidades e das ONGs implicadas com o lócus. Este estudo traz por evidência que o território, vivencia um clima de invisibilidade e instabilidade diante das atuais mudanças legais, que põem em risco os aspectos materiais e imateriais do Território de Fundo de Pasto. Em suma, pode-se afirmar que o movimento de reapropriação social da natureza visa proteger o território e as territorialidades contra os perigos de desterritorialização e este movimento acontece em forma de rede sinalizando a esperança de um território de autonomia aos povos tradicionais.