Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro por Orientador "Carvalho, Luzineide Dourado"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA contextualização dos saberes locais com o semiárido brasileiro na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Sobradinho-Ba(UNEB, 2025-01-13) Almeida, Francisco Hernandes Gonçalves de; Carvalho, Luzineide Dourado; Guedes, Neuma de Sá; Sá, Francisca de AssisEste trabalho tem como objetivo investigar a contextualização dos saberes locais do Semiárido Brasileiro na prática educativa da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA (EFAS). A pesquisa destaca como a integração entre os conhecimentos tradicionais e científicos contribui para a formação de jovens comprometidos com a convivência socioambiental de suas comunidades. Utilizando abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, e utilizando as técnicas de semi estruturada, análise documental e análise de conteúdo para analisar as práticas pedagógicas na Alternância e suas correlações com a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) dentro da referida escola, os impactos da valorização dos saberes locais na convivência com a realidade das comunidades rurais dos municípios do Território do Sertão do São Francisco que são atendidos na EFAS. Os resultados apontam que a Pedagogia da Alternância, ao alternar momentos de formação escolar e vivência prática na comunidade, potencializa o aprendizado significativo e fortalece a identidade cultural dos estudantes, promovendo o desenvolvimento local e territorial. Apesar dos desafios estruturais e de gestão, a experiência da EFA de Sobradinho evidencia a relevância da educação contextualizada como ferramenta de transformação social e construção de uma convivência sustentável com o Semiárido.
- ItemCatálogo de materiais e recursos contextualizados: o meio ambiente do semiárido brasileiro para os anos iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2025-01-13) Neves, Ana Carolina Ferreira; Carvalho, Luzineide Dourado; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Almeida, LindembergEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo a criação de um Catálogo Digital de materiais e recursos pedagógicos contextualizados sobre o meio ambiente do Semiárido Brasileiro, voltado para a educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através disso, buscou-se com objetivos específicos, compreender os princípios da Educação Contextualizada ; catalogar os materiais produzidos identificados. A proposta visa proporcionar aos docentes ferramentas didáticas que atendam à construção, e/ou ampliação de saberes docentes sobre as especificidades do território Semiárido; também contribua para a promoção de uma educação que valorize os aspectos ambientais, a fauna e a flora, ao mesmo tempo, contribua para o despertar de uma consciência crítica sobre a sustentabilidade ambiental da Caatinga. A metodologia da pesquisa foi de natureza qualitativa com análise documental, utilizando pesquisa de campo e entrevistas. A pesquisa documental compreendeu a análise de bibliografia especializada, incluindo livros, artigos acadêmicos, e documentos oficiais que tratam do Semiárido Brasileiro, educação ambiental e metodologias de ensino contextualizadas. Já a pesquisa de campo buscou identificar recursos que estivessem dentro dos princípios da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. Já nas entrevistas semiestruturadas, ouviu- se alguns autores de materiais contextualizados para apreender quais desafios os mesmos apontam sobre a criação de materiais pedagógicos e estratégias de ensino contextualizados para o público infantil e adolescente. Com base nos materiais identificados, selecionados e analisados, foram organizados ao todo 34 materiais, agregando livros infantis impressos ou digitais, recursos multimídias e outras ferramentas pedagógicas, todas atendendo os princípios da ECSAB, e direcionadas para os Anos Iniciais ou formação docente. Essa pesquisa contribuiu no campo da educação, para a formação das crianças, fortalecendo seu pertencimento identitário, a valorização da cultura regional e a consciência ambiental para a conservação da Caatinga, amando e protegendo-a, como futuros adultos conscientes.
- ItemEducação contextualizada e BNCC diante da pluralidade de saberes curriculares da ilha do massangano, Petrolina- PE(2022-08-23) Barros, Nayrla Vieira Leopoldo de; Carvalho, Luzineide Dourado; Vieira, Josenilton Nunes; Oliveira Filho, João César Abreu deA presente pesquisa de mestrado, apresentada ao programa de Pós – Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), teve como questão norteadora: Como a Base Nacional Comum Curricular vem afetando a construção e firmamento da Educação Contextualizada, através das culturas e identidades presentes dentro da Escola Municipal José Fernandes Coelho, localizada próxima a Ilha do Massangano, levando em consideração que esse lugar é fortemente cultural e está diretamente ligado ao Semiárido Brasileiro? Com isso, a pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a adequação à BNCC da Escola Municipal José Fernandes Coelho, do entorno da Ilha de Massangano, e sua interface com os princípios da Educação Contextualizada para preservação dos saberes locais. Para responder aos objetivos propostos, esta pasquisa trilhou por uma revisão de literatura a partir de teóricos que fazem o estudo dos conceitos de cultura, identidade, currículo, currículo contextualizado, sendo eles Apple (2013), Aquino (2011), Carvalho (2013), HALL(2019), Giroux e Simon (2013), Silva (2011), Silva (2011 e 2016). Assim, utilizou-se como método filosófico a fenomenologia, entendendo que o precesso educacional trata-se de um fenômeno a ser tratado, observando a que finalidades ideológicas ele se manifesta, bem como tratando esse fenômeno como uma manifestação das ideias. Nas análises, utilizou-se da triangulação dos dados, que se deu por meio da análise da Base Nacional Comum Curricular, bem como do PPP da instituição, e através das entrevistas realizada com os agentes educacionais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caracter exploratório, propondo estudar não apenas os documentos que norteiam o fazer pedagógico, mas através também das realizações de entrevistas, para mehor entender o fenômeno da E.C com base na BNCC, dentro do espaço escolar e nas práticas pedagógicas do professorado. Para isso foi realizada entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 1 coordenadora, bem como a análise do PPP da escola. Foram usandos como instrumento o diário de bordo, para realização dos registros dos entrevistados. Relacionou-se o que foi analisado nos documentos com as entrevistas concedidas. Nos resultados da pesquisa, foi perceptível o quanto a instituição tem se preocupado com um um fazer pedagógico que toque no sentido que propõe a E.C, porém, em muitas falas, foi perceptível uma determinada inquietude quando começavam a refletir acerca da práxis em detrimento a BNCC.
- ItemJuventudes em defesa e anunciação da convivência com o semiárido a partir do IRPAA/Centro de formação Dom José Rodrigues(2022-07-21) Santos, Lealda Maria dos; Carvalho, Luzineide Dourado; Assis, Francisco de; Sá, Francisca deTendo em vista a necessidade de debater e visibilizar a trajetória dos jovens das comunidades após passar pela experiência de educação contextualizada em espaço educativo não formal, como eles chegam em suas comunidades e de que forma esse jovem torna- se emancipador e protagonista a ponto de contribuir com as relações existentes, capaz de protagonizar ações em suas comunidades ou espaços em que ocupam, a partir das relações pré-existentes entre comunidade, jovem e espaço. Além de compreender a contribuição da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECCSAB) para formação de jovens/ juventudes que foram inseridos no Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) por meio do Centro de Formação Dom José Rodrigues (CFDJR), a pesquisa trata sobre essas Juventudes em Defesa e Anunciação da Convivência com o Semiárido a partir desse lugar formativo. Tem como objetivo compreender o processo de inserção das juventudes no espaço educativo CFDRJ, e as contribuições para a formação desses jovens como defensores e anunciadores de um novo lugar e voz para a região semiárida. Como objetivos específicos buscou-se compreender o projeto de convivência com Semiárido como um projeto de identidade regional e o IRPAA como um de seus protagonistas; apresentar a proposta da educação contextualizada e suas ações em rede e compreender o lugar do IRPAA nessa rede educativa; apresentar e descrever as ações desenvolvidas no CFDJR sobre a Convivência com o Semiárido; analisar de que forma o CFDJR contribui na formação emancipadora para os jovens que vivenciaram esta experiência e apreender a formação das juventudes do CFDJR para que as mesmas sejam anunciadoras dessas proposições identitárias. A pesquisa tem a abordagem Etnometodológica de cunho Quali-Quantitava. Ao longo desse estudo, verificou-se que os espaços educativos não formais também produzem conhecimentos que contribuem de forma direta na emancipação das juventudes. O papel desempenhado pelas ONGs como o IRPAA, atuam na promoção do ensino a partir das práticas cotidianas e do processo de interação de diferentes grupos étnicos. Também se verificou que o itinerário pedagógico pela Educação Contextualiza para a Convivência com o Semiárido é um diferencial na formação das juventudes, qualificando-as como protagonista da defesa e da anunciação da proposta da convivência, possibilitando que tais jovens sejam propulsores de um novo projeto de apercepção e de ação sustentável com a região semiárida.
- ItemO desafio das instituições não escolares na atuação pedagógica com pessoas em situação de rua(UNEB, 2023-12-14) Souza, Sheila Patrícia da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Guedes, Neuma de Sá; Benevides, José RennerAs pessoas em situação de rua é um tema complexo, urgente e desafiador, e por ser uma realidade presente na sociedade brasileira é preciso que representantes políticos tenham atenção para essa realidade e desenvolvem políticas públicas por meio da educação libertadora e transformadora que é uma ferramenta importante para a reintegração social e a conquista de melhores condições de vida. Este trabalho tem como objetivo geral: Investigar a EJA nas instituições não escolares e como atuam com pessoas em situação de rua e desenvolvem ações ou projetos pedagógicos. Orientando-se pelos objetivos específicos: (1) Revisar literaturas acerca das pessoas em processo de desfiliamento social (2) Identificar instituições nacionais ou regionais/locais que atuam com pessoas em situação de rua e (3) Refletir sobre as possibilidades de intervenção através da pedagogia. Além disso, utilizou-se para a construção dos resultados a análise de reportagem, via web que apresenta a iniciativa inovadora de alfabetização de moradores de rua, localizado na Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça das Mãos, em Salvador- BA e a reportagem sobre O Projeto Arte Pop, o qual promove ações com oficinas de artes e artesanato em Mogi das Cruzes- SP e a visita de campo ao Centro Pop em Juazeiro- BA, para identificar por meio de entrevista, as ações pedagógicas como resultados dessa pesquisa, pode se considerar que, a iniciativa de levar a escola até os locais frequentados pelos moradores de rua, demostra que a educação pode ocorrer em qualquer ambiente, desde que haja vontade e comprometimento para transformar a realidade.