Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro
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Navegando Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro por Orientador "Borges, João José de Santana"
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- ItemAnálise de discursos sobre gêneros e sexualidades na narrativa de professores(as) em uma escola pública do ensino médio de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-04-10) Wrublewski, Gabriella dos Santos; Borges, João José de Santana; Silva, Fabio Ronaldo da; Paiva, Carla Conceição da Silva; Silva, Roseane Amorim daA produção de novos discursos sobre as diversidades de gêneros e sexualidades tem repercutido na sociedade contemporânea e, por conseguinte, dentro da sala de aula como um processo reflexivo de reproduções de violência de gênero de uma forma estrutural. A pesquisa de cunho quanti-qualitativo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da UNEB (DCH III) tem como o objetivo principal analisar os discursos de gêneros e sexualidades no contexto escolar a partir da narrativa dos(as) professores(as) de uma escola pública do ensino médio do município de Juazeiro-BA. Definimos como discursos de gêneros e sexualidades qualquer tentativa de debate que contenha algum tipo de demarcação de papéis sociais, regulação de comportamentos e práticas sexuais. A escola é um importante espaço de socialização quando refletimos sobre regulação de comportamentos e construção de identidades de gêneros em conjunto com outros marcadores sociais, tais como raça, cor, etnia e classe social. Como base para as discussões trouxemos autores que debatem sobre uma construção de identidade mais plural e política problematizando questões como gêneros e sexualidades, em sua interface com os direitos humanos. A existência de uma disputa política educacional com a presença de discursos ultraconservadores de base ideológica proibicionista embasados na defesa de uma escola neutra e do não debate sobre gênero e sexualidade nas escolas. Para analisar os dados da pesquisa utilizamos a metodologia da análise do discurso de Foucault (1996) e como instrumentos para a construção das narrativas do grupo focal utilizando os filmes “Luiza Homem” (1988), “Parahyba Mulher Macho” (1983), “Baile Perfumado” (1997) e “Céu de Suely” (2006). Como resultados encontrados a pesquisa apontou a necessidade de priorizar o enfrentamento à homofobia, lesbofobia, transfobia em sala de aula, bem como, a promoção de políticas públicas educacionais para a inclusão desse debate na proposta curricular de ensino para a promoção do respeito às identidades de gêneros e diversidades sexuais na escola.
- ItemOs círculos e as pontes: perspectivas teórico-epistemológicas de uma educação para a cultura de paz no case Petrolina(2022-07-12) Bories, Raoni Macedo; Borges, João José de Santana; Andrian, Nicola; Cabral, Barbara Eleonora BezerraEsta dissertação estabelece as bases teórico-epistemológicas para desenvolver a compreensão do que vem a ser uma educação para a Cultura de Paz no percurso de trocas intersubjetivas em círculos dialógicos realizados com jovens em privação de liberdade, internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Petrolina. Esses círculos são inspirados em metodologias participativas da abordagem conhecida como Justiça Restaurativa, já implementadas no lócus de pesquisa e adaptada como objeto/projeto de intervenção dentro dos conceitos da Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica (PAIS), de André Morin, como intervenção realizada pelo pesquisador. Por seu potencial transdisciplinar, optou-se por uma articulação dentro dos paradigmas de corporeidade, trazendo referenciais teóricos como o conhecimento pelo corpo de Pierre Bourdieu, antropologia das emoções e sociologia do corpo de David Le Breton, e os modos somáticos de atenção de Thomas Csordas. Também apresenta contribuições da perspectiva freiriana e um olhar sobre as instituições totalitárias tendo como base os conceitos de Goffman e Foucault. Busca situar a educação para Cultura de Paz na perspectiva dos direitos humanos multiculturais de Boaventura de Sousa Santos. O yoga será tratado como uma metodologia que, ao trabalhar com o corpo e a mente, insere o indivíduo em um contexto dialógico onde valores como a empatia, a solidariedade, a compaixão e o afeto podem ser trabalhados junto aos participantes, tendo como objetivo a construção de uma sociedade inclinada para a paz, para o diálogo e para o respeito ao que o outro tem a dizer.
- ItemCorpo em redemoinho - performances decoloniais no semiárido pela poética da Cia Biruta de Teatro(2022-06-20) Bezerra, Cristiane Crispim; Borges, João José de Santana; Santos, Márcia Guena dos; Rabelo, Elson de AssisEsta pesquisa analisa os processos artístico-pedagógicos da Cia Biruta, um grupo de teatro que atua nas margens do Rio São Francisco, desenvolvendo nos últimos anos processos criativos em teatro a partir dos estudos sobre performances e rituais, em diálogo com as práticas culturais populares de resistência, sobretudo as que se assentam na microrregião do Sertão do São Francisco, e das suas ações culturais e de formação junto à juventude periférica da cidade de Petrolina-PE. A pesquisa aqui apresentada intenta identificar os aspectos da decolonialidade nas poéticas de criação e elaboração de procedimentos pedagógicos do grupo através de análises sociológicas e antropológicas da corporeidade de diversos autores que cruzam seus conceitos com o pensamento decolonial de Nelson Maldonado-Torres (2021), Boaventura de Souza Santos (2004) e Walter Mignolo (2008). Utilizando-se também de claves metodológicas oferecidas pelos conceitos de encruzilhada e tempo espiralar, de Leda Maria Martins (2021), esta última relacionada aqui à imagem do redemoinho. A práxis artístico-pedagógica em questão também permite atravessamentos com métodos de inspiração etnográfica, que promovem a interlocução entre Arte e Antropologia.