Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Lins, Claudia Maisa Antunes"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistórias De Maria(2022-12-26) Bernardino, Alexia Laíse Santos; Lins, Claudia Maisa Antunes; Silva, Francineide Santana; Soares, Paulo RibeiroO presente memorial traz o tema Histórias de Maria com o objetivo de conhecer a trajetória de vida de uma mulher nordestina que enfrentou muitos desafios ao longo de sua caminhada em busca da felicidade. Uma história repleta de obstáculos e bagagens que despertam sentimentos positivos e negativos a respeito da infância, vida adulta e sonhos que foram importantes na construção de uma identidade de coragem e autoconhecimento de si mesma e do mundo. Essa é uma daquelas histórias singulares, pelo fato de trazer uma perspectiva intimista com a própria vida. Assim, a pesquisa ocorreu por meio de entrevistas abertas com Maria, que proporcionaram confissões significativas e a partir dessas confissões surgem retratos que traçam diferentes momentos e diferentes aspectos para serem contemplados; também foram realizadas entrevistas com as filhas de Maria, cada uma colocando Maria em uma moldura diferente. O resultado foi a elaboração de um livro como produto pedagógico do trabalho de conclusão de curso (TCC), usado para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia. Para alinharmos o caminho na construção das confissões realizadas, encontramos força na literatura através do Projeto de Extensão Literatura e Vida, onde ocorreram oficinas literárias de contos e poesias de histórias pertinentes a trajetórias de vida, bem como foi possível costurar a história de Maria às histórias de outras mulheres reais, através de filmes, documentários e livros. Nesse trabalho foi possível construir um diálogo aberto e singelo sobre os acontecimentos que a vida ofereceu a Maria e o destino que seu coração escolheu, e que sua memória guarda até os dias de hoje.
- ItemImaginar para existir: vozes infantis do Instituto Dona Raimunda(UNEB, 2025-08-06) Nascimento, Camila Carolina; Rocha, Claralidia dos Santos; Ramos, Vera Camila Santos; Lins, Claudia Maisa Antunes; Martins, Adeilda Ana da Silva; Guedes, Neuma de SáEste memorial de Conclusão de Curso apresenta o Produto Pedagógico em formato de E-book, intitulado “Imaginar para Existir: Vozes Infantis do Instituto Dona Raimunda”, que tem seu nascedouro a partir de experiências das discentes em projetos de contação de histórias e na disciplina Literatura Infanto Juvenil. Este trabalho objetivou refletir sobre o imaginário infantil e a infância, através da Literatura, no contexto de uma instituição que trabalha com crianças em situação de vulnerabilidade social. Os objetivos específicos foram: exercitar a Literatura, através das oficinas com as crianças, vendo a ficção como forma de recriar-se e de perceber o mundo; vivenciar a Literatura, como um movimento de recriação da realidade; conhecer o Instituto Dona Raimunda e as crianças através de exercícios com a linguagem literária; registrar as paisagens da pesquisa a partir da construção de um e-book; estimular a expressão das crianças através das oficinas literárias e entrevistas infantis e dialogar com o Projeto de Extensão Literatura, Infâncias e Juventudes no Semiárido Brasileiro. A pesquisa foi realizada no Instituto Dona Raimunda, em Juazeiro-BA, com crianças de sete a dez anos, por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa participante. O percurso metodológico incluiu a realização de seis oficinas literárias, entrevistas com as crianças e com educadoras da instituição, além do uso de diários de bordo, gravações e registros fotográficos. O E-book construído reúne as oficinas realizadas, os relatos das crianças, suas produções artísticas e os perfis poéticos de cada criança realizados a partir das nossas vivências e escuta. A discussão teórica parte do diálogo com os seguintes autores: Lins (2020); Zambrano (2000); Huizinga (2003); Brum (2012); Santos (2022) e Abramovich (1997). As ações realizadas buscaram valorizar as vozes infantis e suas narrativas simbólicas, tratando a imaginação não como fuga, mas como afirmação sensível de existência. Os resultados revelaram impactos educacionais significativos em espaços não escolares. Para o curso de Pedagogia, o trabalho contribuiu com uma prática formativa que valoriza a escuta e a linguagem artística como fundamentos pedagógicos.
- ItemA influência das mídias sobre o processo de aprendizagem: Uma análise do uso de telas pelas Crianças(2022-12-27) Muniz, Kaíla Dias; Pereira, Karine França; Costa, Wendiliam Barros da; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente memorial apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos do 5° ano B, da Fundação Lar Feliz. Devido à crescente e constante evolução das tecnologias atuais, as crianças estão sendo inseridas de forma precoce e excessiva aos aparelhos tecnológicos, desta forma, a pesquisa buscou analisar as influências que o uso das mídias pode causar no processo de aprendizagem, sondando como a família e a escola buscam lidar com o uso excessivo das telas digitais pelas crianças do 5 ano B. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, para a coleta de dados realizamos oficina de desenhos, oficina literária, questionários com as professoras, também entrevistas gravadas e transcritas com alunos, pais, e coordenadora da Instituição. Com os resultados da pesquisa conseguimos analisar como o uso desenfreado das telas tem afetado as crianças no processo da aprendizagem e no aproveitamento da infância. Desse modo, como produto de pesquisa construímos um e-book que contém detalhes de como se deu cada etapa das oficias e também sugestões de recursos que podem ser usados pelas crianças em seu tempo livre, foi selecionado alguns contos, brincadeiras, e apresentamos também variados links de vídeos disponíveis no YouTube com conteúdos pedagógicos, com o intuito de que essas alternativas possam mediar o tempo de exposição às telas digitais.
- ItemNos gritamos escreviventes: A literatura, a poesia e a escrita literária como aliadas na construção do ser político(2022-12-26) Matias, Emanuelle Santos; Lino, Lícia Raniele Ribeiro Martins; Lins, Claudia Maisa Antunes; Silva, Francineide Santana; Soares, Paulo RibeiroO Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "Nos gritamos escreviventes: a literatura, a poesia e a escrita literária como aliadas na construção do ser político", é resultado das experiências vividas por Emanuelle Santos Matias e Lícia Raniele Ribeiro Martins Lino enquanto mulheres negras, condição que, sozinha, tenta determinar seus lugares em uma sociedade capitalista, essencialmente racista. Diante disso, a vida exigiu formas de resistirem ao jugo dessa estrutura violenta. É neste sentido que as estudantes encontraram na literatura, na poesia e na escrita literária essa rede de obstinação, ao expressarem pensamentos e vivências, ao se enxergarem em outras mulheres negras, mesmo as literárias, e poder sê-las na outridade. Partindo disso, o trabalho propôs responder como a literatura, a poesia e a escrita literária podem ser aliadas na construção de seres políticos, uma vez que esses três elementos agem pela real força transformadora, a força coletiva ― mesmo quando a leitura e a escrita partem de necessidades individuais. Tendo em mente este objetivo principal, o trabalho buscou construir uma memória coletiva através do documentário “Escrever- ler-ser-escrever: um movimento em quatro partes” (MATIA; LINO, 2022) a partir das experiências dentro do Projeto de Extensão Literatura e Vida nos anos de 2020 e 2021, de oficinas literárias baseadas nas obras de Conceição Evaristo e entrevistas com professores, poetas e estudantes dos cursos de pedagogia e jornalismo, sempre relacionando essas experiências aos conceitos fundantes deste trabalho: coautoria (LINS, 2020), outridade (PESSOA, 1973, apud RAMALHO, 2008), alteridade (RIBEIRO, 2005; RAMALHO, 2008; LINS, 2020) e Escrevivência (EVARISTO, 2020). Os participantes do documentário, ao abrirem suas percepções sobre o ato de ler, de escrever e de compartilhar, demonstraram um caminho que a linguagem poética e literária pode trilhar, o da descrição da realidade, que atinge a consciência e excita transformações. Esta é a força impulsionadora deste trabalho, mesmo quando as palavras lidas vieram do poeta fingidor, do inventador de memórias, do criador de mentiras. A força de perceber o mundo pela janela da arte, que falando de um, fala de muitos.
- ItemO potencial comunicativo da literatura e do poema no contexto Escolar(2022-07-22) Silva, Rafael De Santana; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Soares Neto, Paulo RibeiroO presente memorial é resultado da pesquisa intitulada O Potencial Comunicativo da Literatura e do Poema no Contexto Escolar, realizada na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada em um bairro periférico da cidade de Juazeiro-BA. Teve, como um dos objetivos centrais, observar e vivenciar o potencial comunicador da literatura e do poema e a presença desta linguagem no ambiente escolar de forma sensível, crítica e reflexiva. A experiência desta pesquisa deu-se com a realização de oficinas literárias e poéticas com crianças do 5º (quinto) ano do ensino fundamental, onde foi apresentado e experienciado o produto autoral desta pesquisa, qual seja, um livro infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: viagens e aventuras (2021), além de contos de outros autores como Manoel de Barros e Clarice Lispector. Ainda, como produto resultante desta pesquisa, foi produzido um segundo livro (volume 2) infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: ressignificando o mundo (2022), que traz um conjunto de reflexões advindas de todas as vivências durante o desenvolvimento desta pesquisa na escola e da relação com as crianças. Numa abordagem sensível, “comunicadora de beleza” (Lins, 2020: 212) e crítica, a linguagem literária/poética foi apresentada às crianças e com elas vivida. Dessa forma, a perspectiva e abordagem discursiva que esta pesquisa traz, bem como os produtos resultantes dela, que poderão ser utilizados e experimentados pelas escolas, pelas próprias crianças, abrem espaço para muitas outras pesquisas nesse sentido.