Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Orientador "Crusoé, Nilma Margarida de Castro"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA literatura infantil afro-brasileira nas práticas pedagógicas de professoras para educação das relações étnico-raciais na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-15) Reis , Nilzete Vicente; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva , Maria de Fátima Gomes daA prática pedagógica de professores(as) é importante para transgredir barreiras e fazer da escola espaço de aprendizagens significativas para todas as crianças e os espaços formativos são fundamentais para aperfeiçoar a prática. Desse modo, esta dissertação de mestrado objetiva elaborar uma proposta de formação continuada para os professores da educação infantil, no município de Matina-BA e tem como objetivos específicos Verificar como a proposta pedagógica do município de Matina-BA tem enfatizado o estudo da literatura infantil negra na educação infantil, Investigar como a formação continuada de professores(as) do município de Matina-BA tem fomentado o estudo de teóricos e a análise de documentos que evidenciem a importância do estudo da literatura infantil negra na educação infantil e Propor ações de formação continuada sobre literatura infantil negra para os(as) professores(as) da educação infantil com base nos resultados da investigação. Diante disso, para a realização da pesquisa o percurso metodológico teve como foco a abordagem qualitativa da pesquisa, de modo que a pesquisa foi utilizada com contribuição teórico metodológica da pesquisa-ação. Existem horizontes de possibilidades para se trabalhar as questões étnico raciais no ambiente escolar e por meio da literatura infantil negra podemos experienciar no cotidiano vivências e aprendizagens com as crianças de forma lúdica e participativa desde a primeira infância. Assim, os resultados estão apresentados nesta pesquisa, organizada em formato multipaper dividida em três estudos: Propomo-nos a dialogar sobre a importância de se iniciar desde a educação infantil o trabalho com as questões étnico-raciais, No segundo, procuramos analisar como as discussões pertinente as questões étnico-raciais e a literatura infantil negra estão presente nos documentos que embasam e respaldam a educação básica do município de Matina-BA. No terceiro, buscamos evidenciar a importância da formação de professores na qualidade educacional brasileira e apresentamos uma proposta de formação de professores(as). Sendo assim, percebemos o quanto a formação dos docentes da educação infantil ainda perpassa por um processo de constantes desafios, desse modo, é necessário pensar em práticas formativas na perspectiva de construção da educação antirracista desde a educação infantil.
- Item“Essa ciranda é de todas nós”: A formação continuada em educação ambiental na prática de coordenadoras pedagógicas no município de Guanambi-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Silva , Maria de Fátima Gomes da; Cruz , Elizeu Pinheiro daEste trabalho de pesquisa se insere no âmbito das discussões sobre a importância da formação para os (as) profissionais que atuam na educação básica, teve por objetivo geral: Analisar as contribuições da formação continuada em Educação Ambiental na prática de coordenadores pedagógicos (as) que atuam na rede municipal de ensino de Guanambi/BA com a formação continuada de professores (as). Especificamente, objetivou-se: Discutir sobre a educação ambiental numa perspectiva crítica, a partir dos apontamentos da Política Nacional e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental, explicitando o lugar que ela ocupa no currículo da educação básica e a sua relevância na formação dos sujeitos; desenvolver uma proposta de formação continuada em educação ambiental com coordenadores (as) pedagógicos (as) da rede municipal de ensino de Guanambi-BA e refletir sobre a importância dessa formação na prática da coordenação pedagógica do referido município. Optou-se metodologicamente pela pesquisa-ação e pela análise de conteúdo dos dados produzidos pelas 07 (sete) coordenadoras pedagógicas que participaram da formação continuada em educação ambiental. Essa formação junto ao Caderno Pedagógico, intitulado: “Ciranda das práticas formativas em educação ambiental”, constituíram o Produto Educacional (PE), fruto dessa dissertação. A partir disso, evidenciou-se que o papel da formação continuada em educação ambiental na prática da coordenação pedagógica é propiciar diálogos e reflexões acerca dessa temática, para que os sujeitos que atuam na escola possam compreender as relações ecológicas, sociais, culturais, históricas, políticas e econômicas que atravessam as práticas de educação ambiental e tencionam a transformação social. Desse modo, concluímos que a formação continuada desenvolvida no âmbito da coordenação pedagógica foi um caminho significativo, na construção e ressignificação de saberes. A partir da ação-reflexão-ação do fazer pedagógico, das relações dialógicas construídas na pesquisa-ação com as coordenadoras pedagógicas, o processo formativo contribuiu para o diálogo sobre a educação ambiental, e, além disso, a “Ciranda de diálogos” desenvolvida durante a formação trouxe possibilidades teórico-metodológicas para a construção de práticas formativas que irão subsidiar o trabalho da coordenação pedagógica com a educação ambiental numa perspectiva crítica.
- ItemPrática formativa na educação de jovens e adultos no município de Brumado - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-23) Santos , Jaciara de Oliveira Sant´Anna; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Barreto, Denise Aparecida Brito; Moreira, Núbia ReginaEsta pesquisa, intitulada “Prática Formativa na Educação de Jovens e Adultos no município Brumado – BA” tem como problema a seguinte questão: a prática formativa dos professores da EJA tem atendido as características e especificidades dessa modalidade de ensino? Para responder a essa questão, a pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma proposta de formação continuada, junto aos professores da EJA, no município de Brumado – Bahia. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa-ação, cujos aportes teóricos metodológicos baseiam-se nas investigações bibliográfica e documental. Os instrumentos de coletas de dados foram a análise documental e o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados em 10 professores da rede municipal de ensino que colaboraram nesta etapa. Para melhor compreensão da temática, buscamos subsídios do “estado da arte” em dissertações (de mestrado) do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos, de 2015 a 2020, e no referencial teórico de autores que discutem formação de professores. A pesquisa fundamentou-se em princípios, como tomada de consciência, emancipação humana, autonomia e colaboração para a valorização e a visibilidade dos professores da EJA. Os resultados desta pesquisa indicaram a necessidade de uma formação docente continuada, voltada para as especificidades da EJA. Como resultado, apresentamos uma proposta de formação continuada e esperamos assim contribuir com a melhoria da qualidade das práticas formativas e construção identitária dos professores que atuam na EJA.