Campus XIX - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Camaçari
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XIX - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Camaçari por Orientador "Dias, Renata da Cruz"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA influência do planejamento tributário na obtenção de incentivos fiscais: um estudo sobre as empresas de energia solar na Bahia(UNEB, 0012-07-24) Santos, Quéren Hapuque dos Santos Dimas dos Santos; Dias, Renata da Cruz; Nascimento, Ana Paula Santana ; Moreira, Nayara BatistaEste trabalho tem como objetivo analisar o impacto do planejamento tributário na obtenção de incentivos fiscais no setor de energia solar, com ênfase nas empresas localizadas no Estado da Bahia. O estudo explora como o planejamento fiscal pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e ecoeficiente na região, considerando fatores como a elevada incidência solar e a vasta extensão geográfica, além da longevidade econômica das empresas. O trabalho também examina a importância de combinar incentivos fiscais com um planejamento tributário eficaz para garantir a competitividade e a sustentabilidade das empresas de energia solar na Bahia. Através de uma pesquisa realizada com empresas do setor na Bahia, o estudo busca avaliar a relevância do planejamento tributário na obtenção de incentivos fiscais que promovam o crescimento econômico, a sustentabilidade energética e o uso de fontes de energia renováveis, como a energia solar. Em sua abordagem, o trabalho descreve objetivos específicos de pesquisa centrados na legislação vigente, nas estratégias de planejamento tributário e nos benefícios fiscais para o setor de energia solar, com o intuito de aprimorar a compreensão acerca das repercussões do planejamento tributário para essa temática.
- ItemA reforma tributária e a extinção dos benefícios fiscais: uma análise quali - quantitativa sobre o possível impacto da extinção dos incentivos nas empresas do polo petroquímico de Camaçari(2024-07-15) Santos, Roberta Miranda dos; Dias, Renata da Cruz; Santos, Leandro do Nascimento; Santos, André Luís Barbosa dosA reforma tributária Brasileira, concretizada com a sanção da Emenda Constitucional 132 em dezembro de 2023, almeja a modernização do sistema tributário atual, propõe simplificar a legislação vigente e aliviar a carga fiscal do País. Antecipa-se que tais alterações estimulem o crescimento econômico, bem como promovam a criação de empregos e o aumento da renda. No entanto, mudanças dessa magnitude suscitam debates e análises críticas, e este trabalho acadêmico foca em um desses aspectos controversos. O objetivo principal da pesquisa foi analisar os possíveis impactos da extinção de incentivos fiscais sobre a sustentabilidade das empresas situadas no Polo Industrial de Camaçari. Para tanto, foi conduzida uma revisão bibliográfica sobre os incentivos fiscais e seu papel no desenvolvimento econômico e social. Além disso, foi feito um estudo sobre a região beneficiada, região Nordeste e, especificamente, a cidade de Camaçari. O levantamento de dados, foi executado em empresas que operam no Polo Petroquímico de Camaçari, listadas na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) e que são beneficiárias de políticas fiscais. A análise de dados se deu em pesquisa documental nas demonstrações financeiras para medir o impacto dos incentivos fiscais no resultado operacional dessas empresas, para determinar se a remoção desses benefícios afetará significativamente suas operações. Por fim, esperou-se estimar as consequências que a reforma tributária pode impor às grandes empresas e se tais consequências podem resultar em danos econômicos e sociais. Como estudos futuros sugeriu-se, examinar os efeitos a longo prazo das mudanças efetuadas pela reforma e analisar a efetividade destes novos métodos adotados. A pesquisa tem o potencial de contribuir para o debate acadêmico sobre reforma tributária e desenvolvimento regional, fornecendo insights valiosos para formuladores de políticas, empresários e a comunidade acadêmica.
- ItemContabilidade digital e tecnologia na otimização da geração das informações contábeis: uma análise da percepção dos estudantes de ciências contábeis, do Campus XIX, da Universidade do Estado da Bahia(2024) Silva, Alice Schramm; Dias, Renata da Cruz; Moreira, Nayara Batista; Oliveira Júnior, João PereiraDesde sua origem, a contabilidade tem se adaptado às demandas e inovações de cada época. A era digital representa uma importante transformação na área, impulsionada pela evolução tecnológica e seus efeitos na maneira como as empresas operam e geram informações. O objetivo do presente trabalho é explorar a percepção dos estudantes de contabilidade da UNEB, campus XIX, sobre o papel da contabilidade digital na otimização da geração de informações contábeis. Com isso, foi realizada uma pesquisa de cunho quantitativo, realizado através de formulário, elaborado pelo google forms e compartilhando nos grupos de WhatsApp formados por estudantes de contabilidade da UNEB campus XIX via link, tendo obtido o total de 71 respostas no período de 31 dias. Os resultados obtidos, mostram uma percepção altamente positiva dos estudantes referente a contabilidade digital e o uso de tecnologia na área contábil. A grande maioria dos estudantes reconhece a importância das ferramentas tecnológicas para melhorar diversos aspectos da área contábil. Este estudo amplia a possibilidade de futuras pesquisas, como a ampliação do escopo.
- ItemExpectativa das mulheres contabilistas: um estudo sobre a percepção das estudantes de ciências contábeis da Universidade do Estado da Bahia Campus XIX(2024-07-10) Rios, Jéssica Santana; Dias, Renata da Cruz; Moreira, Nayara Batista; Júnior, João Pereira OliveiraO objetivo deste é artigo investigar a expectativa das estudantes de bacharelado de ciências contábeis da Uneb do Campus XIX, ao se tornarem futuras contadoras. Com esse intuito foi realizado uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo e quantitativo, com levantamentos de dados e um questionário adaptado de Nonato et al (2020) com 14 perguntas, através da plataforma digital, Google Forms, e compartilhado por via WhatsApp, sendo respondido por 60 estudantes. Após a análise, com os resultados obtidos, conclui-se que as estudantes escolheram o curso por afinidade na área e que elas têm dificuldade durante a sua formação. Porém, mesmo essas estudantes com dificuldades elas não desistem, lutam para alcançar seus objetivos profissionais. Assim, sugere-se para pesquisas futuras um estudo aprofundado sobre como a tecnologia pode contribuir na formação da mulher contábil diante de tantos desafios, outra sugestão é identificar como as estudantes conciliam sua vida familiar com a vida acadêmica durante o curso, e também um estudo sobre novas políticas com uma reflexão maior sobre as mulheres na profissão contábil.
- ItemTributação de criptomoedas: Uma análise descritiva sobre os aspectos contábeis e os desafios na busca por uma definição tributária no Brasil(2024-07-12) Santos, Tailana Souza; Dias, Renata da Cruz; Moreira, Nayara Batista; Nascimento, Ana Paula S. doO presente trabalho aborda a complexidade da tributação de criptomoedas no Brasil devido à falta de regulamentação contábil e tributária de maneira clara. Evidenciando a ausência de diretrizes específicas para a tributação desses ativos digitais, o que gera imprecisões e dificuldades tanto para investidores quanto para empresas. As características únicas das criptomoedas, como descentralização e transações globais, desafiam os sistemas fiscais e contábeis tradicionais, o que pode contribuir para a evasão fiscal. O estudo propôs aprofundar a compreensão dos aspectos contábeis e os desafios fiscais das criptomoedas no Brasil, visando contribuir para uma definição tributária mais clara. Destacando-se a expansão global das criptomoedas, inclusive no Brasil, onde a popularidade desses ativos cresce. A falta de regulamentação específica cria um vácuo legal, gerando insegurança jurídica para contribuintes e desafios para as autoridades fiscais. A metodologia adotada envolveu revisão bibliográfica e espera-se que os resultados contribuam para a compreensão do tratamento contábil e tributário das criptomoedas, gerando impactos nas esferas científicas, econômicas e sociais. Os impactos incluem uma compreensão aprofundada das práticas no Brasil, contribuições para o conhecimento acadêmico e informações práticas para profissionais das áreas contábil, tributária e empresarial. Este estudo amplia as possibilidades para futuras pesquisas ao destacar a necessidade de comparações internacionais, investigações empíricas sobre a percepção dos contribuintes e análises do impacto econômico da regulamentação das criptomoedas. Assim, contribui para o desenvolvimento de políticas fiscais mais eficazes e adaptações tecnológicas na contabilidade desses ativos.