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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Cruz, Elizeu Pinheiro da"
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- ItemA implantação da mineração de ferro e do parque eólico na comunidade Cachoeira de Baixo, Guirapá – Pindaí-BA: relações de pertencimento representadas na escola(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-24) Couto, Cleiton Teixeira; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Sposito, Renata Correia Assunção; Amorim, Juliane dos SantosA Educação Ambiental (EA) assume um papel crucial nos diversos contextos educacionais, pois seu principal propósito é conscientizar os indivíduos sobre os desafios socioambientais prementes. Sua origem remonta à crescente preocupação do ser humano com o ambiente em que vive, tendo ganhado destaque após os movimentos ambientalistas que surgiram no rastro da revolução industrial. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo : Analisar os modos como estudantes/criança da Escola Vicente Pizzon, localizada na comunidade de Cachoeira de Baixo – Pindaí-BA, compreendem os impactos ambientais da política de extração e tratamento de minérios em sua comunidade. Trata-se de uma pesquisa etnográfica que aconteceu na Escola Municipal Vicent Pizzon – Localizada na Comunidade de Cachoeira de Baixo - Pindaí – BA. Sendo realizada entre novembro de 2002 à outubro de 2023 , Por meio do problema proposto na pesquisa, coletar dados dos sujeitos envolvidos e do local, com instrumentos de produção dos dados que culminou com a análise e apresentação dos resultados. É uma pesquisa que teve por interesse entender como os discentes da Escola vivenciam os impactos da implantação e extração do minério de ferro em sua comunidade.
- ItemAs atividades prático-experimentais no cotidiano escolar: um olhar para o PIBID de biologia de uma escola de Caetité, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-10) Burgos, Cristina Maria de Jesus de; Cruz, Elizeu Pinheiro da ; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Silva, Gabriele Marisco daEsta investigação problematiza a maneira como o PIBID atuou na configuração dos modos de ensinar Biologia no CETEP do Sertão Produtivo no período de julho de 2011 a fevereiro de 2014. Tendo em vista a natureza do problema a ser desvelado, realizou-se uma pesquisa qualitativa, e, para a produção dos dados da pesquisa, o estudo se inspirou na etnografia. O instrumento utilizado na coletada dos dados foi o Questionário online. Para fins de organização, análise e interpretação dos dados coletados sobre as experiências e as ações desenvolvidas no contexto do projeto do PIBID em tela, a abordagem metodológica fundamentou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A ancoragem teórica da pesquisa é a perspectiva de educação como uma prática de atenção, e não de transmissão, como um prolongamento, alongamento, continuidade da vida de Tim Ingold (2010, 2015, 2015a, 2020). O referencial teórico-metodológico utilizado dá sustentação à temática da pesquisa, a saber, às “Práticas docentes”. Os resultados sugerem indícios de que o projeto do PIBID em estudo tem permitido incorporar a prática docente na formação inicial, a partir do contexto escolar e, desse modo, tem favorecido a formação de professores reflexivos sobre sua prática pedagógica. O estudo revela, ainda, que o projeto do PIBID em análise conduziu suas atividades no CETEP do Sertão Produtivo por meio de um ensino diferenciado, pautado, principalmente, na inserção de atividades prático-experimentais, impactando positivamente o ensino e o aprendizado da Biologia naquela ocasião. O Produto Educacional desta pesquisa é um Guia de Atividades Prático-Experimentais em Citologia que objetiva subsidiar os professores de Biologia do Ensino Médio no desenvolvimento de atividades prático-experimentais sobre células durante as aulas.
- ItemConflitos ambientais em uma sequência didática: o caso da Linha Ferroviária de Integração Oeste -Leste (FIOL) na comunidade de Curral Velho, Caetité - Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-15) Souza, Maria Lúcia Pereira da Silva; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Jezler, Caroline NeryO presente texto dissertativo busca apresentar a proposta de pesquisa: Conflitos Ambientais em uma Sequência Didática: O caso da Linha Ferroviária de Integração Oeste-Leste (FIOL), desenvolvida na comunidade de Curral Velho, em Brejinho das Ametistas, município de Caetité/Ba, com o objetivo de identificar os conflitos socioambientais e socioculturais decorrentes do processo de implementação da ferrovia na região, que culminou na elaboração de um produto educacional de educação ambiental, através de uma sequência didática ancorada na abordagem multiespécie de Anna Tsing e Donna Haraway e do Bem-Viver de Alberto Acosta. Desenvolvida de forma interdisciplinar com respaldo teórico metodológico na BNCC, DCRB e Teorias sócio-interacionistas de Vygotsky. De inspiração etnográfica, a pesquisa envolveu a escola, comunidade e empresa, questões importantes foram pontuadas no escopo do texto: como desapropriação de terrenos, poluição, devastação de áreas verdes, erosão, alteração de mananciais de água doce, interrupção de abastecimento de água, perdas da horticultura e da criação de animais, dentre outros. De cunho interdisciplinar, a educação ambiental foi desenvolvida na escola, de maneira integrada, pautada nas vivências e práticas cotidianas com as questões da comunidade, no qual os educandos, através da investigação, observação, percepção e atenção, realizaram atividades direcionadas a aquisição e compreensão de conteúdos essenciais para vida. As atividades foram distribuídas em temáticas, divididas em duas etapas e vários momentos, em que os discentes puderam problematizar e discutir conteúdos envolvendo as questões ambientais com metodologias diversificadas e lúdicas, que deu origem a sequência didática como Produto Educacional.
- ItemDesapropriações e reconquistas: apontamentos para pensar a educação ambiental em sertões da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Alves, Zilma Pereira Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Shaw, Gisele Soares Lemos; Crusoé, Nilma Margarida de CastroOs estudos que envolvem temas relacionados à implantação de barragens têm sido relevantes, especialmente por investigar as transformações socioambientais que ocorrem em virtude da construção de empreendimentos de grande repercussão ambiental. Dentre as várias possibilidades de investigação, os assuntos ligados ao processo de desapropriações e reconquistas dos moradores atingidos pela barragem da Lagoa da Torta, se tornam importantes mecanismos de averiguação das mudanças ambientais do território onde é implantada a obra. Nesse viés, contribui com o ensino da instituição educativa da localidade, estimulando o aluno a conhecer as questões locais, instigando-o a se perceber como sujeito participante das relações existentes e vivenciadas no seu cotidiano, de forma que articulem com outras leituras de mundo e a partir dessas vivências incorporadas nas práticas do ensino, cooperar com o seu desenvolvimento como sujeitos responsáveis com a prática social onde vive, com as questões regionais e globais. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo compreender como os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, entendem o processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa Torta, situada no município de Igaporã-Bahia e a consequente reconquista deste espaço. Trata-se de uma pesquisa que faz uma abordagem metodológica com inspiração etnográfica de natureza interpretativa e observação participante, expondo reflexões acerca das questões relacionadas ao processo de desapropriações e reconquistas do espaço no entorno da barragem por meio de relatos, entrevistas com moradores expropriados, questionários com alunos e docentes e figuras ilustrativas, confirmando com resultados explícitos as mudanças ambientais no território de locação da obra. Nesse desígnio, buscou como proposta de Produto Educacional uma Sequência Didática do Processo de Desapropriação e Reconquista do Espaço no Entorno da Barragem, relacionada a questão de pesquisa-intervenção que partiu do princípio que: De que forma os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, situado na zona rural do município de Igaporã-BA, abordam/entendem as questões do processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa da Torta no âmbito escolar e a consequente reconquista deste espaço. Para tanto, é importante considerar a escola como um local de cooperação com ações de sensibilização e compreensão da educação ambiental dos cidadãos, de forma que possa promover a ascensão e mitigação desses atos entre alunos, comunidades desapropriadas e sociedade em geral.
- ItemGestão da Educação Básica: apontamentos sobre um processo de reforma institucional em Caetité, Bahia: o caso da implantação do Campus Integrado de Educação Anisio Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-26) Gomes, Ana Magaly de Oliveira Ladeia; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sales, Marcea Andrade; Miranda, Dayse Lago de; Borja, Maria Eunice Limoeiro; Crosue, Nilma Margarida de CastroEsta dissertação apresenta um estudo de caso sobre a implantação do Campus Integrado de Educação Anísio Teixeira em Caetité, Bahia. Cinco instituições de ensino foram convocadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC a fazerem parte do Complexo Integrado de Educação por estarem situadas em um espaço geográfico privilegiado, localizadas em um único quarteirão, propício para a integração. Por meio de uma pesquisa interativa e de inspiração etnográfica, especificamente pela construção de um diário de campo no qual foram registrados relatos, reuniões, entrevistas e cartas, sintetizam-se os acontecimentos, conflitos e imbricações em torno da extinção das escolas convocadas a fazerem parte deste Complexo Integrado de Educação. A intenção é descrever o que se propõe com a fusão/transformação destas escolas públicas estaduais já consolidadas. Este texto está dividido em dois capítulos seguidos da proposta de um produto técnico tecnológico e das considerações finais. O primeiro capitulo detalha como foi anunciado o projeto para implantação do Complexo Integrado desde quando a ideia foi apresentada. No segundo é apresentado a realização do trabalho de campo em meio à agência de escuta através de entrevistas, o que permitiu delimitar caminhos sobre movimentos que emergiram desde a anunciação do projeto. No terceiro, por sua vez, apresentamos um dos produtos desta pesquisa, que é um Roteiro para tomadas de decisões entre instituições de ensino, que emerge como instrumento para colaborar com a construção de uma gestão democrática desse arranjo educacional composto pelas cinco escolas e de outras instituições escolares.
- ItemManuscritos de Alfredo José da Silva: reflexões sociais, políticas e identitárias sobre o Brasil – edição crítica e cartilha de brasilidades(2020-11-30) Santos, Danielly Pereira dos; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Barbosa, Elisabete da Silva; Almeida, Isabela Santos de; Machado, Isadora Lima; Silva, Sidnay Fernandes dos SantosAlfredo José da Silva nasceu em 1887. Nesse período, eram poucas as expectativas colocadas sobre ele por ser negro e pobre. Ocupando espaços privilegiados por meio da educação, esse cidadão santoamarense fez seu nome em Caetité, pequena cidade do Semiárido baiano, e deixa dois manuscritos que, juntos, compõem um vasto ensaio de crítica literária. O presente estudo se propôs a entender temporalidades e deslocamentos por meio dos dois manuscritos, fornecendo ao segundo deles, inclusive, edição crítica. Por meio dessas materialidades discursivas, observou-se aspectos sociais, educacionais e políticos que circularam na época de escrita do material em questão, a fim de observar como colaboraram para a formação de um imaginário social que se perpetua, em muitos aspectos, até os dias de hoje. Para isso, fez-se uso de uma necessária bibliografia, que transita entre os estudos sociais, raciais, educacionais, culturais e discursivos, por meio da produção teórica de intelectuais como Sílvio Romero (1888), José Veríssimo (1916), Nina Rodrigues (2008), Eni Orlandi (2000; 2007), Antonio Candido (2000), Giralda Seyferth (2002), entre tantos outros que colaboram com a discussão científica em humanidades. Além da discussão teórica oriunda do legado imaterial de Alfredo José da Silva e do tratamento filológico do segundo volume do manuscrito intitulado Gramática, esta pesquisa apresenta um produto educacional: uma cartilha, a ser aplicada no ensino básico, sobre elementos nacionais que ajudam a construir uma identidade brasileira através da discussão levantada por Alfredo José da Silva nos documentos supracitados.
- ItemQuando a experiência de germinação de sementes de feijão abre um campo de prática: apontamentos sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2022-05-26) Cruz, Alexandro Sousa; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Costa, Priscila Caroza Frasson; Cunha, Ana Luiza Salgado; Brito, Talamira Taita RodriguesO ensino das Ciências na Educação Básica contribui para que os estudantes consigam compreender o mundo (natural, social e tecnológico) e tomem decisões em suas vidas concretas, consolidando condições de possibilidade de transformação dos diferentes contextos histórico-culturais em favor das diversidades e de conexões interespecíficas diversas. Dentre as várias possibilidades de ensinar Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as atividades experimentais e investigativas têm sido discutidas e aplicadas na sala de aula como práticas inovadoras que estimulam a aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo compreender como as professoras de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do município de Tanque Novo, Bahia, planejam e executam o experimento de germinação de sementes de feijão a partir do livro didático e de materiais complementares. Trata-se de uma pesquisa engajada, em uma combinação entre estudo de caso e análise documental. Teve a participação das dez professoras do segundo ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública do município de Tanque Novo, Bahia, sendo realizada entre março de 2020 a março de 2022, a partir da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas do tipo semiestruturada. Por meio do problema proposto na pesquisa, e com os resultados alcançados, pode-se conhecer sobre a prática das professoras em relação ao experimento. As professoras relataram que antes da aplicação em sala de aula, houve um momento de planejamento coletivo e de elaboração de uma sequência didática. De forma simples, prática e divertida, a partir do experimento, as crianças vivenciaram situações de seu dia a dia, ao mesmo tempo em que investigaram o fenômeno de germinação de sementes. Consequentemente, desenvolveram os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, almejados pela alfabetização científica. No processo avaliativo, as professoras têm utilizado de diferentes instrumentos que não se encontram isolados, e sim relacionados entre si, como os registros feitos pelos estudantes, os testes padronizados, a oralidade e as observações. Enfim, com o uso de matérias simples e descartáveis, as professoras têm demonstrado que é possível fazer Ciências com as crianças, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como sugestão, destacamos a importância de uma formação contínua em Ciências tendo como base o ensino de Ciências por investigação, na perspectiva da alfabetização científica.
- ItemQuando o ensino de ciências amplia o olhar para a atividade carvoeira: um estudo etnográfico sobre a relação humano natureza em comunidades rurais de Matina-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-27) Reis, Queles Teixeira de Souza; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Dias, Márcia Adelino da SilvaEste estudo, inscrito na esfera das pesquisas sobre os conflitos socioambientais associados à atividade carvoeira em suas repercussões no ensino de Ciências, explora a seguinte questão: como os modos de vida dos carvoeiros de comunidades rurais do município de Matina-BA podem ser articulados ao ensino de Ciências, especificamente na análise dos conflitos socioambientais? O objetivo principal desta pesquisa busca entender como os modos de vida dos carvoeiros, em comunidades rurais do município de Matina-BA, podem ser articulados a análise dos conflitos socioambientais no ensino de Ciências. Tal objetivo se desenvolve por meio de objetivos específicos que incluem: descrever os modos de vida dos carvoeiros do município de Matina-BA em suas relações com a natureza; identificar os desafios e potencialidades de construir práticas educativas integradas ao ensino de Ciências a partir dos conflitos socioambientais em torno das carvoarias de Matina-BA, e a construção de um Guia para trabalhar nas aulas de Ciências a carvoaria a partir da perspectiva dos carvoeiros. A dissertação segue o formato Multipaper, composta por três artigos interligados, que abordam diferentes dimensões da carvoaria em Matina-BA. O primeiro artigo apresenta relatos etnográficos, os quais proporcionam uma visão ampla e sensível da prática carvoeira e suas conexões como elementos simbólicos e ecológicos, ao incluir humanos, fauna, flora e ecossistemas. O segundo artigo discute questões legais e institucionais, analisa as tensões entre subsistência econômica, regulamentações ambientais e práticas de fiscalização, ao evidenciar como os pequenos produtores negociam essas pressões. O terceiro artigo examina as interfaces entre a realidade carvoeira e o ensino de Ciências, bem como identifica lacunas e oportunidades para uma Educação Ambiental transformadora e contextualizada. A metodologia adotada assenta-se em uma abordagem qualitativa de caráter etnográfico, de orientação antropológica, inclui técnicas como a observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental, estratégias essenciais para a triangulação de dados em pesquisas etnográficas. Foram entrevistados vinte interlocutores, entre carvoeiros e agricultores familiares, para a coleta de dados significativos. A fundamentação teórica apoia-se em contribuições de diversos autores, entre eles, Cruz (2019), Geertz (2008), Haraway (2023), Latour (2020) e Tsing (2019). Como resultado, foi elaborado um Guia Didático a partir da perspectiva dos carvoeiros, conectando o campo dos saberes ambientais, com propostas teóricas e práticas de atividades.
- ItemO que dizem os escolares da Serra Geral dos Montes Altos: apontamentos para uma educação ambiental no ensino médio(2022-05-27) Rodrigues, Ana Paula Melo Fernandes; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Costa, Priscila Caroza FrassonEsta dissertação tem como escopo compreender a valorização do patrimônio natural do Parque Estadual da Serra Geral dos Montes Altos (PESMA), que emergiu como Produto Educacional quando os alunos de uma escola do Ensino Médio, situada na fronteira caatinga-Cerrado, em Candiba-BA, foram convidados a propor roteiros de aula. Ancora-se em elaborações do antropólogo britânico Tim Ingold (2012, 2015, 2020), para propor uma Educação Ambiental que acolhe humanos, não humanos e mais que humanos, mas não somente animais e plantas, como também as pedras, céu, ventos, seguindo seus fluxos, suas histórias e seus agenciamentos desenvolvidos com aqueles que compartilham a mesma atmosfera, habitando no mesmo mundo-ambiente. Nesse direcionamento, a pesquisa enredou-se num movimento de discussão de uma Educação Ambiental enraizada nas vivências e práticas, para fazer aparecer a aprendizagem integrada na vida, nas experiências do caminhar pelo mundo ambiental. A jornada pelo mundo-ambiente, ancorada nos processos de observação, atenção e investigação juntos. Assim, o conhecimento vai sendo forjado, sempre se expandindo. A pesquisa foi realizada com 58 alunos, do 3° ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Antônio Batista (CEAB) em Candiba-BA, por meio do dispositivo do grupo focal, para promover o entendimento deles sobre a unidade de conservação integral, o PESMA. Localizado no interior baiano, comtempla uma área de mais 18 mil de hectares de UC integral, com políticas mais restritivas aos modos de atividades humanas no território demarcado. Os resultados apontam a relação entre os conteúdos escolares, na área de Educação Ambiental, e o PESMA. Os interlocutores puderam construir, por meio de uma oficina, roteiros de visitação que contemplassem seus saberes, conhecimentos e conteúdos escolares relacionados ao PESMA. Nesse ensejo, emergiu o Produto Educacional, um Roteiro de Visitação ao PESMA, como apontamentos para realizar aulas de campo como instrumentos de ensino e aprendizagem.
- ItemRelatos de experiências narrativas de beleza e encantamento no ensino de ciências(2021-07-19) Martins, Eloísa Cecília Dias; Cruz, Elizeu Pinheiro daO presente trabalho analisa os clubes de ciências como uma proposta de dinamização do ensino de ciências nas aulas de biologia no Colégio Estadual do Rio do Antônio, em Rio do Antônio, Bahia. A experiência vivida entre os anos de 2014 e 2018, com a implantação do clube de ciências Biologia em Foco no Colégio Estadual, subsidiou os argumentos centrais apresentados ao longo desse texto. O objetivo geral da pesquisa foi propor atividades de um clube como alternativa para o fortalecimento e dinamização do ensino de ciências em escolas do município de Rio do Antônio-BA. A pesquisa está fundamentada nas abordagens qualitativas, configurando-se como uma pesquisa interativa inspirada na etnografia e na autobiografia. Este texto tem a seguinte estrutura: uma carta para Anísio Teixeira; uma breve introdução, reflexões sobre a caatinga, no capítulo III (intitulado O lampião da Caatinga e o meu umbuzeiro); o percurso metodológico é apresentado no capítulo IV; um relato de experiência sobre o surgimento do Clube de Ciências Biologia em Foco é apresentado no capítulo V; um relato de experiência sobre o projeto Filhos do Deserto é apresentado no capítulo VI; e, por fim, as considerações finais. As discussões, análises, experiências e debates aqui descritos subsidiaram a elaboração de um guia para implementação de um clube de ciências com três roteiros de atividades.