Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Cardoso, Jaqueline dos Santos"
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- ItemContribuições do PIBID e da Residência Pedagógica de Biologia na promoção de práticas de saúde nas escolas estaduais de Caetité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Silva, Rita de Cássia Ferreira da; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva, Gabriele Marisco daA escola é considerada na literatura como um local propício para o desenvolvimento de ações de promoção à Saúde, tornando viável que propostas educacionais sob esta temática sejam implementadas por meio de iniciativas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP). Neste contexto, esta pesquisa buscou analisar as contribuições dos programas PIBID e PRP na promoção de práticas de Saúde em escolas de educação básica do município de Caetité-BA. Os capítulos deste trabalho foram organizados em artigos e buscaram identificar o lugar da Saúde na escola; investigar como documentos norteadores e programas governamentais tratam o tema Saúde; conhecer as percepções que os professores participantes dos programas têm acerca das contribuições do PIBID e PRP na promoção de práticas de Saúde na escola; E, por fim, construir uma cartilha pedagógica com base em metodologias ativas. Para tanto, foi desenvolvido o estudo em três escolas públicas estaduais, onde a promoção da Saúde se deu como tema norteador. Nas ações dos programas, participaram cinco professoras da educação básica que atuaram como supervisoras e/ou preceptoras nos programas citados. Em termos metodológicos, esta pesquisa teve abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos centrados em análise documental e bibliográfica. Para obtenção de dados, foi realizada a aplicação de questionários semiestruturados que passaram por análise estatística e de conteúdo. Inicialmente, foi feita uma análise documental sobre os documentos norteadores PCN’s, BNCC, PPP de escolas e sobre o PSE que versam sobre a Saúde na escola. Em seguida, foi feita revisão bibliográfica e a análise dos questionários semiestruturados. Como resultado, foi observado que as professoras participantes citaram diversas atividades realizadas durante o período de atuação dos programas e enfatizaram o quanto é essencial desenvolver atividades de promoção à Saúde nas escolas. Ao mesmo tempo, documentos como PCN’s, BNCC, PPP e o programa PSE destacam a relevância de se inserir cada vez mais a temática Saúde nos espaços escolares, tendo em vista que os alunos são propagadores das informações onde vivem e têm grande potencial para mudanças de hábitos/atitudes futuras. Com base nesses achados, foi produzida a Cartilha “Oficinas Pedagógicas Saúde em Ação: Saberes e práticas relacionadas ao autoconhecimento e autocuidado”, como Produto Educacional desta dissertação. A cartilha propõe oficinas construídas a partir da metodologia ativa da problematização do arco de Maguerez. Por fim, conclui-se que as ações desenvolvidas no PIBID e PRP são enriquecedoras e têm potencial para o processo de ensino e aprendizagem no momento que contribuem com a docência e com a implementação de diferentes práticas de promoção à Saúde na Educação Básica.
- ItemEducação empreendedora: uma proposta de ensino para o fortalecimento dos jovens e adolescentes no semiárido baiano(2020-12-14) Carvalho, Gabriele Santos; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Costa, Glauber Barros AlvesBuscou-se, neste estudo, entender o potencial da Educação Empreendedora comoumaferramenta criativa de ensino para fortalecer os jovens e adolescentes na regiãosemiáridabaiana. O estudo aconteceu com um grupo amostral de 30 (trinta) estudantes daEscolaMunicipal Castro Alves, em Botuporã-Ba. A Educação Empreendedora, apesar dehistoricamente ter sua origem relacionada aos interesses empresariais, neste estudo, elaéproposta como uma ferramenta de ensino para Educação Básica que possa possibilitaraimersão por caminhos de uma educação transformadora. Nesse sentido, investigar a existênciade perfil empreendedor, conhecer o currículo da referida escola, assimcomo propor umaoficina que pudesse despertar características empreendedoras forampassos importantesparaentender o potencial da Educação Empreendedora proposto neste estudo. Aobservaçãoparticipante e a aplicação de questionários compuseram a metodologia utilizada na pesquisa.Escolha que permitiu uma melhor coleta e análise dos dados, posto que emdiversosmomentos a pesquisadora adentra a convivência do grupo pesquisado encontrandorespostaspara perguntas que não foram feitas. Dessa forma, torna-se possível concluir que opotencialda Educação Empreendedora parece ser significativo, podendo fortalecer os jovenseadolescentes, bem como os professores envolvidos nesse processo, visto que o interessedosestudantes pesquisados pelas aulas aumentou durante o desenvolvimento da pesquisa.