Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Orientador "Araújo, Ginaldo Cardoso de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemIniciação científica como fonte de saber para estudantes da educação básica: a experiência do Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro no distrito de Ibitira - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Batista , Marcos Alves; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Fernandes, Marinalva Nunes; Silva, Catarina Malheiros daEste estudo parte da premissa de que a pesquisa é uma forma de ressignificação da educação escolar, especialmente na perspectiva da Iniciação Científica. Desse modo, teve como objetivo principal analisar as implicações do ensino de iniciação científica para a formação e o protagonismo juvenil de estudantes do Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro, localizado no Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio-BA. A metodologia utilizada ancora-se em uma abordagem qualitativa e aplicada de pesquisa para explorar a inserção da Iniciação Científica na formação de estudantes da Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, por meio da Feira de Ciências. Dessa forma, fez-se o uso de revisão bibliográfica e de procedimentos de intervenção no campo de investigação, qual seja o Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro (CEPLPC), além do registro escrito das impressões de estudantes sobre a participação na Feira de Ciências do referido Colégio. De modo geral, a dissertação discute a importância da Iniciação Científica na educação básica, evidenciando desafios e perspectivas contemporâneas, bem como contextualiza a pesquisa científica como historicamente restrita a elites, destacando a necessidade de democratização do conhecimento. Posteriormente, explora os desafios enfrentados na implementação da Iniciação Científica na escola pública, ressaltando avanços e iniciativas na Bahia e destaca uma revisão sistemática da literatura, na qual são analisados artigos publicados sobre educação científica nos últimos anos, em um periódico de referência na área. Os resultados deste estudo apontam que a pesquisa, especialmente na perspectiva da iniciação científica, desempenha um papel essencial na ressignificação da educação escolar. Ao promover uma aprendizagem contextualizada, significativa e protagonizada pelos estudantes, a Iniciação Científica se torna uma ferramenta pedagógica que ultrapassa os limites da transmissão de conhecimento, incentivando a construção ativa do saber. A valorização do pensamento crítico, da criatividade e da autonomia se mostra fundamental para a formação de cidadãos conscientes, capazes de refletir sobre a realidade em que vivem e de intervir de maneira transformadora no mundo.