Licenciatura em Geografia - DCH5

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    Diversas linguagens e outras geografias: práticas pedagógicas na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães – SAJ/BA.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-30) Jesus, Luciano dos Santos de; Souza, Hanilton Ribeiro de; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos
    Esta pesquisa propõe discussões a respeito das diferentes linguagens no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública. Ela tem como objetivo principal analisar o uso das diferentes linguagens nas aulas de Geografia da Escola Municipal Luís Eduardo Maron Magalhães (ELEMM) – SAJ/BA, e suas implicações na produção do saber geográfico e na leitura de mundo pelos alunos. Destaca-se que o uso de “métodos tradicionais”, na maioria das vezes, mostra-se ineficaz na sala de aula, uma vez que pode dificultar a interação entre o aluno e professor, resultando em aulas chatas e cansativas, tanto para os discentes quanto para os docentes. Assim, diante disso surge o nosso questionamento: Quais as linguagens trabalhadas nas aulas de Geografia pelos professores, na ELEMM/SAJ/BA, podem despertar novas leituras de mundo? É perceptível que existem buscas por meios que potencializem o ensino e a aprendizagem, de forma que a Geografia seja concebida e entendia pelos discentes com a reflexão de sua real importância. Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para a compreensão de alguns problemas enfrentados em sala de aula, dando enfoque às possibilidades de tornar as aulas de Geografia mais atrativas. Para atingir aos objetivos propostos, foram adotados como procedimentos: levantamento bibliográfico a respeito do ensino, das diversas linguagens e da trajetória da Geografia, com os autores: KAERCHER (2003), CHIOFI (2014), MELO; VLACH; SAMPAIO (2012), FREITAS (2014), CORREA (1997) e CASTROGIOVANNI (2011), dentre outros. Para conhecer a realidade proposta e aprofundar discussões, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de entrevista aos professores e grupo focal com os alunos da referida escola, que demonstraram algumas decepções, angústias, insatisfações com a realidade vivida ao longo da caminhada, bem como, indicações de como gostariam que fosse o ensino de Geografia, a fim de possibilitar seu reencanto e revelar sua relevância socioespacial.
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    Aqui passa um rio? memórias dos moradores do bairro Santa Madalena sobre o rio Sururu –Santo Antônio de Jesus/BA.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Lorena Sena dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira de sousa
    O respectivo trabalho consiste na análise sobre a importância que o Rio Sururu tinha/tem na vida dos moradores do bairro Santa Madalena, em Santo Antônio de Jesus/BA, que, na atualidade, passa por um processo de poluição e assoreamento. O objetivo central deste trabalho é analisar, através das narrativas dos moradores do referido bairro, as memórias, percepções e relações mantidas com o Rio Sururu ao longo dos anos. No mais, ressalta-se que o problema visa discutir como os moradores do bairro Santa Madalena, se inter-relacionam com o Rio Sururu para a construção do sentimento de identidade e a noção de lugar? Metodologicamente, o trabalho tem cunho qualitativo, fundamentado na Geografia Humanística e na abordagem (auto)biográfica. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se das narrativas (auto)biográficas, possibilitando a compreensão de como se deu essa importância ao Rio Sururu e como as famílias do Bairro Santa Madalena construíram suas vidas – e sua identidade -, às “margens” dessa riqueza natural. Por fim, ao se analisar a relação dos moradores do bairro Santa Madalena com o Rio Sururu, nota-se certo sentimento de perda por parte dos mesmos, pois, atualmente, o Rio Sururu tem as suas águas muitas vezes confundidas com o córrego de esgoto.
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    Ilhas de calor em cidades médias: um estudo de caso de Santo Antônio de Jesus-BA.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-05) Santos, Laécio De Jesus; Estevam, André Luiz Dantas; Gois, Djalma Villa; Silva, Luís Cláudio Requião da
    A presente pesquisa busca apresentar uma correlação entre as coberturas do solo e seu comportamento térmico, através do estudo da dinâmica climática local, analisando os impactos do clima local no meio urbano para avaliar o conforto térmico de sua população. A ação antrópica no meio natural através do modelamento do solo vem causando impactos negativos, gerando alterações nas características climáticas locais, de modo que agrave problemas como o desconforto térmico e provoque problemas relacionado à saúde dos indivíduos do local. Essa pesquisa tem natureza quantitativa, com abordagem descritiva, e como procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico de monografias, teses, livros, revistas, Leis, artigos científicos e pesquisa de campo para coleta de dados no município Santo Antônio de Jesus/BA especificamente nos bairros Andaiá e Cajueiro. Essa pesquisa levou a compreensão de que as transformações antrópicas desprovidas de um planejamento urbano unido a um planejamento ecológico afetam o conforto térmico nos perímetros urbanos.
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    Geografia e literatura: uma análise geográfica do livro essa terra, de Antônio Torres
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-07) Conceição, Leinane Santos da; Souza, Hanilton Ribeiro; Souza, Luciana Cristina Teixeira; Souza, Patrícia Pires Queiroz
    O presente trabalho monográfico tem como tema Geografia e Literatura: Uma análise geográfica do livro Essa Terra, de Antônio Torres, e possui como principal meta a análise da obra literária Essa Terra, de Antônio Torres, buscando refletir sobre as possibilidades e articulações entre a Geografia e a Literatura para o ensino e aprendizagem dos conceitos e conteúdos geográficos na educação básica. Para tanto, é necessário identificar as possibilidades do ensino de Geografia no referido livro e discutir como a linguagem literária, especialmente o livro Essa Terra, pode contribuir para o ensino e aprendizagem da Geografia. Para tanto, realizou-se, então, uma pesquisa de análise bibliográfica da referida obra. Diante disso, verifica-se que as contribuições deste livro são as reflexões e a análise da realidade descritas por Torres, e que podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para uma maior compreensão e estudo do espaço, das paisagens e das relações do homem com a sociedade e, sobretudo, com sua terra/lugar. Salienta-se que as principais características deste são os aspectos regionais, com temas, como: sertão, seca, identidade, migração, política, progresso e êxodo rural, que podem ser utilizados em sala de aula como um recurso didático para articulações entre a Geografia e a Literatura, contribuindo para a renovação do ensinar e aprender os conteúdos geográficos ministrados em sala de aula, bem como vivenciados pelos alunos no seu cotidiano.
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    Templos pentecostais e neopentecostais na paisagem urbana da cidade de Santo Antonio De Jesus
    (Universidade do Estrado da Bahia, 2023) Santos, Antonia Calista; Kustner, Rocío Castro; Requião, Luís Claudio; Castro, Janio Roque
    Esta pesquisa objetiva analisar as mudanças causadas pelos templos pentecostais e neopentecostais na paisagem urbana da cidade de Santo Antonio de Jesus. Esses templos chamam atenção da sociedade por se encontrarem próximas uns dos outros, ocupando um grande espaço no território e modificando a paisagem urbana. Como procedimentos metodológicos, foram realizados levantamento bibliográfico, analise de mapas do município e, no trabalho de campo, nos servimos do google maps para catalogar os números de templos presentes na cidade e, seguidamente do registro fotográfico de seus principais templos. Verificamos que estão espalhados por todo o território, tanto no centro quanto na periferia, onde proliferam os templos em imóveis alugados, de porte menor, com outdoors e slogans que combinam coma imagem comercial da cidade. Ao analisar a presença dos templos desses movimentos ficou nítido o impacto que eles causam dentro da paisagem urbana de Santo Antonio de Jesus, modificada pelos processos do capitalismo global.